Home Mídia Corporativa Escola Bahiana de Medicina Investe em Renovação da Rede de Internet Wi-Fi

Escola Bahiana de Medicina Investe em Renovação da Rede de Internet Wi-Fi

por Agência Canal Veiculação

Com equipamentos da Ruckus Wireless, instituição de ensino oferece conectividade gratuita a alunos, professores e visitantes

 

Para propiciar conectividade gratuita à internet e o desenvolvimento acadêmico por meio da tecnologia, a Escola Bahiana de Medicina investiu na renovação de sua infraestrutura de rede sem fio com a adoção de equipamentos das Ruckus Wireless.

O projeto da instituição de ensino baiana, sediada em Salvador, envolveu a implementação de dez pontos de acesso da Ruckus Wireless, seis modelos ZoneFlex 7363 e quatro ZoneFlex 7372, que garantem a abrangência do sinal de internet, a facilidade de conexão e o alto desempenho durante a navegação por alunos, professores e técnicos, bem como de visitantes com autenticação EDUROAM. Além desses equipamentos, foram instalados dois controladores ZoneDirector 1106, em redundância, responsáveis pelo monitoramento e gerenciamento da rede sem fio.

A adoção dessas tecnologias nas duas unidades acadêmicas e nos ambulatórios da instituição permite, hoje, que usuários tenham acesso rápido, eficaz e seguro ao serviço de internet sem fio EDUROAM, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa e ao qual a Escola Bahiana de Medicina é associada. A iniciativa permite que estudantes, pesquisadores e equipes das instituições participantes obtenham conectividade à internet sem fio no âmbito de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço. Lançada no Brasil em 2012, a iniciativa internacional já reúne instituições de aproximadamente 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento.

“Agora, conseguimos prover um serviço de internet sem fio de qualidade, confiável e que atende às necessidades de nossa área acadêmica”, afirma Cláudio Santos, gestor de Tecnologia da Informação. “Mediante a implementação dessas novas tecnologias, o número de reclamações sobre a disponibilidade do serviço Wi-Fi caiu consideravelmente adquirindo maior credibilidade entre nossos usuários”, completa.

De acordo com o gestor, um dos fatores que levou a instituição a escolher as tecnologias da Ruckus foi o fato de se mostrarem adequadas para a conectividade ao serviço EDUROAM. “Além disso, percebemos a boa qualidade dos equipamentos e tivemos segurança de que eles garantiriam alta disponibilidade para a conexão à internet sem fio, bem como a possibilidade de monitoramento do desempenho da rede”, ressalta Santos.

“A Ruckus oferece funcionalidades fundamentais para BYOD, como o serviço EDUROAM. Alavancamos os recursos de rede existentes, integrando com a segmentação de rede do cliente, protocolos de autenticação e serviços de diretório. Além disso, a Ruckus oferece estabilidade, escalabilidade e capacidade de rede Wi-Fi necessárias para suportar o serviço EDUROAM”, conclui Andre Queiroz, diretor regional Enterprise para América Latina da Ruckus Wireless.

SOBRE A ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA

Fundada em 1952, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública tem sua história vinculada às raízes da medicina na cidade de Salvador. Comprometida com a qualidade do ensino superior oferecido e dos serviços assistenciais prestados à população, a escola forma profissionais críticos, éticos e capacitados, tanto do ponto de vista técnico-científico quanto humano, a construir seu saber e encaminhamento profissional, bem como a enfrentar os desafios e exigências da sociedade contemporânea. Ao longo de seis décadas, a Bahiana – como é carinhosamente conhecida – já formou mais de 10 mil profissionais de saúde nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Biomedicina. Na área de pós-graduação, pesquisa e extensão, a escola oferece amplo programa com o objetivo de melhorar a qualificação profissional, aprofundando conhecimentos e abrindo novas perspectivas de inserção no mercado de trabalho, além de preparar profissionais para a docência e a pesquisa em seus cursos de mestrado e doutorado. Atualmente, o corpo docente é formado por mais de 500 professores, envolvendo mestres, doutores e especialistas que garantem o alto padrão de qualidade de ensino, marca registrada da Bahiana.

SOBRE A RUCKUS WIRELESS

Sediada em Sunnyvale, Califórnia, a Ruckus Wireless (NYSE: RKUS) é um fornecedor mundial de sistemas sem fio avançados para o mercado de infraestrutura de Internet móvel, em rápido crescimento. A empresa oferece uma ampla gama de produtos “Smart Wi-Fi” para ambientes internos e externos para operadoras de telefonia móvel, provedores de serviços de banda larga, e empresas, contando com mais de 40.000 clientes em todo o mundo. A tecnologia da Ruckus responde aos desafios de cobertura e capacidade de Wi-Fi resultantes do volume cada vez maior de tráfego nas redes sem fio devido à adoção acelerada de dispositivos móveis como smartphones e tablets. A Ruckus inventou e patenteou produtos sem fio inovadores e com tecnologia de ponta para voz, vídeo e dados, como antenas adaptativas que ampliam o alcance do sinal, aumentam as taxas de dados dos clientes e evitam interferências, garantindo a distribuição uniforme e confiável de conteúdo multimídia sensível a atrasos e serviços Wi-Fi no padrão 802.11.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações