A Quasar Telemedicina foi uma das dez selecionadas para receberem aceleração durante 2014
A Quasar Telemedicina – empresa especializada em software para controle do diabetes – acaba de ser escolhida para receber um aporte do fundo GAG, especializado em investimentos em empresas de tecnologia de impacto social. A Quasar participa do processo de aceleração realizado pela Aceleradora Municipal de Campinas, primeira aceleradora de empresas municipal operada pela Prefeitura Municipal de Campinas em parceria com o Núcleo Softex Campinas.
A empresa oferece o Gliconline, um software online voltado ao controle da diabetes. Com a tecnologia desenvolvida é possível controlar o horário dos medicamentos, dietas, doses de insulina, glicemia, alimentação.
Já os médicos e profissionais de saúde podem prescrever e acompanhar seus pacientes diabéticos pela internet, inclusive por meio de tablets e smartphones, visualizando os dados em gráficos e tabelas especialmente desenhados para facilitar a análise clínica. Com isso, é possível oferecer um melhor acompanhamento da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Segundo Edvar Pera Jr., diretor executivo do Núcleo Softex Campinas, esse investimento é um dos resultados da participação do poder público na aceleração de empresas de cunho tecnológico e no fomento de setores estratégicos para o crescimento do município. “Em apenas três meses de atuação, a Aceleradora Municipal, já rendeu frutos para as empresas aceleradas e para o município. Ações como esta, realizada pela Prefeitura Municipal de Campinas, incentivam a criação de empresas de base tecnológica no município e ajudam a fortalecer o ecossistema de empresas da região, que já é forte, mas que pode gerar muito mais resultados e, consequentemente, crescimento para todos os envolvidos”, afirma.
O projeto também ganhou visibilidade pelo tipo de doença que o software ajuda a combater, a diabetes. Em 2013, a Federação Internacional de Diabetes apontou o Brasil como o quarto país com maior número de casos no mundo, cerca de 13,4 milhões de pessoas.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, ressalta a importância social do software no combate à doença. “A diabetes se tornou um problema epidêmico, não só no Brasil, mas no mundo, e ferramentas como essa visam o bem-estar do paciente, além de informar o sistema de saúde sobre o que está ocorrendo com os pacientes e também sobre o desenvolvimento da doença de uma maneira geral”, afirma. “A obtenção do investimento é uma conquista para a Quasar Telemedicina e também para a Aceleradora de Campinas, que tem o objetivo de fomentar tecnologias importantes para a comunidade”, completa.
Sobre o Núcleo Softex Campinas
O Núcleo Softex Campinas é uma entidade que reúne empresas de software de Campinas e do interior do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, atua como elemento centralizador de um ecossistema de mais de 400 empresas e entidades, além das 140 empresas associadas localizadas em Campinas e que atuam nacionalmente.
Com uma história de apoio às empresas de software, o Núcleo realiza ações de fomento ao desenvolvimento sustentado das empresas de TIC nas áreas de qualidade, exportação, capacitação e formação de capital humano, busca de recursos financeiros (reembolsáveis e não reembolsáveis) e incubação e aceleração de empresas nascentes.
O Núcleo Softex Campinas tem como fundadores a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp e a Associação das Empresas de Software de Campinas, e atua em prol do desenvolvimento do setor tecnológico.