A Internet das Coisas é a conexão e a comunicação entre máquinas. Todos os objetos passarão a “comunicar” entre si e a funcionar em rede, enviando e recebendo dados de informação. O mundo digital e o mundo físico passam a ficar intimamente conectados e a realizar uma influência mútua. A interoperação entre os objetos e sistemas de informação permite a criação de ambientes inteligentes e automatizados, gerando inúmeras possibilidades que podem melhorar a infraestrutura e meios de transporte de cidades inteiras. A Internet das Coisas representa a terceira geração da Internet – a primeira fase trazia a comunicação entre pessoas; a segunda, entre pessoas e processos; e a terceira representa uma revolução tecnológica, com pessoas, processos e objetos em rede.
Alguns dados revelam o potencial de crescimento desse mercado. Segundo um levantamento da Gartner, a Internet das Coisas incluirá 200 bilhões de dispositivos no mundo até 2020, movimentando um mercado de mais de 300 bilhões de dólares. Dados da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside) revelam que cerca de 300 mil residências em todo o país possuem automação, mas, segundo a entidade, a dimensão desse mercado é ainda maior. De acordo com um levantamento global da Motorola Mobility, 78% dos entrevistados brasileiros estavam interessados em automação residencial, acima da média mundial (66%). No entanto, 37% disseram que precisariam ser convencidos do bom custo/benefício de um serviço antes de pagar por ele. A pesquisa indicava ainda que a popularização desses serviços é necessária.
“Dentro de casa, a Internet das Coisas trará mais conforto, automação e segurança para os moradores. Será possível, por exemplo, que sua casa já saiba que você está se aproximando, por causa da movimentação do seu carro, e se prepare para sua chegada, regulando a temperatura e acendendo as luzes, entre outras coisas”, explica o fundador da Denox, Gustavo Travassos. Segundo ele, as tarefas diárias serão mais simples: o despertador avisará a cafeteira que já está na hora de preparar o café pouco antes de a pessoa acordar e a geladeira informará que está na hora de ir às compras. Os dispositivos não são apenas conectados, como também inteligentes: são capazes de compreender dados e atuar a partir de sua análise.
A Denox é a primeira empresa no Brasil a oferecer uma solução no campo da Internet das Coisas, compreendendo segurança, gestão de pessoas, automação de equipamentos e controle de imagens – todas conectadas e acessíveis online de qualquer lugar. Quem contrata o serviço agora, já se adianta em fazer parte dessa tendência mundial, que está cada vez mais próxima da realidade brasileira: a Internet das Coisas deve fazer parte do cotidiano de todas as pessoas até 2025, segundo pesquisa da PewResearch, que ouviu 1600 especialistas em tecnologia. O serviço adquirido é constantemente aprimorado e atualizado, com a adição de novas funcionalidades ao longo do tempo, da mesma forma que aplicativos novos são colocados em um smartphone ou tablet. “A solução da Denox contribui para aumentar a segurança de casas, bairros e comércios ao apostar no compartilhamento de dados em rede, unindo informação em tempo real, acessibilidade online e automação”, destaca.
Central Denox
Com a proposta pioneira de unir serviços de segurança, automação e colaboração em rede, a Denox integra vários serviços nas áreas de controle remoto de pessoas, imagens, eventos e energia elétrica – o objetivo é oferecer controle em tempo real e a partir de qualquer lugar. A Central Denox possibilita que uma rede de segurança – parentes, vizinhos, amigos, dentre outros – se conecte em prol da segurança do lar ou de pequenos negócios, através de serviços como o envio e recebimento de mensagens online no smartphone e por email. Assim, é viável compartilhar informações do que acontece em casa ou no trabalho, com a possibilidade de dar acesso ao vizinho para monitorar um local.
Por meio de um aparelho, a Central Denox funciona ligada a uma rede elétrica e se conecta a Internet por um cabo ou rede sem fio. A sincronização com os dispositivos móveis é feita por meio do aplicativo MyDenox, que pode ser baixado na AppStore ou Google Play. Os usuários da rede são cadastrados via biometria pelo próprio aparelho, que poderá desempenhar funções como: controle de entrada e saída de pessoas, alarme, mensagens de voz, dentre outras. A Central também pode ser sincronizada com sensores de presença, botões de pânico e as tomadas inteligentes, que permitem o controle via celular de qualquer aparelho eletrônico ou dispositivo de iluminação.
Principais benefícios:
Controle de acesso de pessoas
Alarme
Alertas em tempo real
Relatórios de entrada, saída e permanência de pessoas
Mensagens de voz
Sensor de presença
Câmeras*
Botão de pânico
Automação de luzes e aparelhos eletrônicos
Controle de gastos de energia (micromedição)*
*As funcionalidades marcadas com asterisco ainda não estão disponíveis para venda.