De acordo com Diego Contezini, sócio fundador da Informant, e-commerce por assinatura garante sucesso para empreendedores e satisfação para o cliente. Entenda como funciona.
Segundo estudos realizados, atualmente o número de lojas virtuais no Brasil cresceu 800%, entre 2005 e 2010.
Hoje, existem mais de 10.000 sites de vendas via web no país. Pensando nisso, foi desenvolvida a ferramenta do e-commerce por assinatura, no qual clientes tornam-se sócios de um clube, pagando mensalidades e usufruindo de produtos e serviços cada vez mais personalizados.
Isso é uma boa estratégia para empresas que tenham interesse em manter o cliente em contato permanente com o negócio, além de abrir possibilidades de pactuar com o comprador, combinar valores e gerar mais vendas, resultantes da sua aproximação com o público na web.
Um bom exemplo de sucesso é o caso da startup brasileira de vendas de sapatos Shoes4You, uma das pioneiras do modelo de e-commerce para assinantes no Brasil.
Na plataforma, o foco são as avaliações e opiniões dos compradores, além de testes no modelo quiz para sistemas de preferências – que visam compreender o gosto e estilo das consumidoras, para futuramente presenteá-la e apresentá-la somente com algo que ela queira ver. Por conta disso, é possível criar um fluxo contínuo de pedidos a preços favoráveis, o que possibilita gerar a margem de lucro normal e, além disso, ainda repassar produtos com preços mais em conta para os seus assinantes.
O ponto em comum entre páginas de compras por assinatura bem-sucedidas é o profundo conhecimento do perfil do cliente e o suporte total para atendimentos ágeis, nos procedimentos do site, escolha do produto,
e inclusive após a concretização da venda.
De acordo com Diego Contezini, sócio fundador da Informant e CEO do ASAAS, identificando-se detalhadamente o perfil do assinante, é possível buscar produtos e satisfações mais específicas e criar as melhores
opções possíveis para os membros do clube.
O grande segredo deste mercado é a criatividade e engenharia do negócio para fidelizar os clientes e ganhar a plena confiança deles. Outro desafio é focar igualmente no serviço oferecido, para que ele seja tão importante quanto o produto em
si.
A questão da recorrência dos pagamentos deve ser bem pensada e avaliada no modelo de e-commerce de assinaturas, porque se não houver um controle rígido de quem paga e quem não paga, os lucros estancam, destaca Diego.
A disponibilidade dos produtos também deve ser estruturada, com um minucioso planejamento de estoque, logística estruturada, custos de operação bem definidos, baixo investimento para aquisição de novos assinantes e um limite
programado da quantidade disponível, tudo isso pode ser essencial para o equilíbrio do negócio.
Sobre a Informant:
Especializada na prestação de serviços terceirizados em Pesquisa e Desenvolvimento de Software, a Informant se destaca no mercado de SaaS (Software como Serviço), auxiliando na criação de empresas (startups) e produtos personalizados para novos mercados. Hoje, considerada um “atelier de softwares”, a empresa foi a primeira a atuar no Brasil com este foco, por apresentar como principal diferencial softwares customizados de acordo com o mercado de cada cliente. Com metodologia própria para o desenvolvimento de produtos, somada a experiência na criação de produtos SaaS no Brasil, a equipe formada por profissionais altamente capacitados, atua em todas as fases da criação de um produto,
oferecendo além do desenvolvimento, consultoria de mercado e validação tecnológica.
A empresa é uma das poucas no segmento a crescer 100% ao ano, desde a sua fundação, em 2007.