O CSEM Brasil foi agraciado esta semana com o Prêmio Bom Exemplo 2014, na categoria inovação. A premiação é um reconhecimento às iniciativas de organizações que melhoram a qualidade de vida de Minas Gerais. Para esta categoria foi considerado o foco da empresa em transformar tecnologias de ponta em produtos que impactam na vida das pessoas e coloquem o Brasil em posição de competitividade mundial, funcionando como uma ponte entre a pesquisa e a indústria.
Com uma infraestrutura inédita na América Latina, o CSEM Brasil atua em duas linhas de prototipagem avançada e produção, sendo uma plataforma focada em Eletrônica Orgânica, sobretudo na tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV), que tem como principal produto a impressão de painéis solares leves, transparentes e flexíveis, para fácil integração em estruturas transparentes, fachadas, janelas, dispositivos eletrônicos e veículos. A segunda plataforma tem foco em sensores e sistemas miniaturizados que utilizam circuitos cerâmicos, chamado LTCC (Low Temperature Co-fired Ceramics).
A tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV) utiliza processos de produção de menor custo e materiais orgânicos, como o plástico, mais barato, leve e versátil que o silício adotado atualmente pela indústria, abrindo inúmeras aplicações e possibilidades de mercados. Ao contrário das células de silício, os dispositivos orgânicos, feitos com polímeros, são flexíveis, transparentes, de fácil transporte e instalação. Eles permitem utilização limpa e ampla da energia solar para geração de eletricidade.
Já os microssistemas cerâmicos em LTCC permitem atender setores onde a miniaturização, robustez e a confiabilidade dos circuitos e da eletrônica são fundamentais. A plataforma permirá a nacionalização de componentes de altíssimo valor agregado, possibilitando a redução de custos, e contribuindo para a inovação e competitividade na indústria. Especialmente setores como o aeroespacial, automotivo, de mineração, óleo, gás, água e saúde podem se beneficiar com as soluções em LTCC.
“O desafio do CSEM Brasil é justamente trazer esse conhecimento, que hoje se restringe à academia, para a indústria nacional. Este prêmio confirma a importância de trilharmos o caminho da ciência aplicada, que impacta a vida das pessoas e coloca o Brasil em posições de competição no cenário de tecnologia de ponta e mundial”, comentou o CEO do CSEM Brasil, Tiago Maranhão Alves. O Prêmio Bom Exemplo já está na sua quinta edição e é oferecido pela Rede Globo Minas e pela Fundação Dom Cabral, em parceria com o Jornal O Tempo e com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).