Segundo dados da E-bit, 30 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online no primeiro semestre de 2019 somente no Brasil. Estes compradores são conhecidos como e-consumidores. O e-commerce brasileiro registrou um aumento de 16,3% em seu faturamento em relação ao ano de 2018, ainda segundo e Nielsen.
As vendas pela internet representam uma grande oportunidade para as empresas de pequeno e médio porte, já que existem atualmente centenas de ferramentas de marketing digital que possibilitam a concorrência de igual para igual. Este é o principal motivo do crescimento das lojas virtuais no Brasil.
A Loja virtual basicamente são páginas publicadas na internet que possuem um gerenciador de conteúdos e controle de pedidos (carrinho de compras ou cesto de compras), na qual empresas e/ou pessoas comercializam produtos e/ou serviços. Os clientes acessam a loja virtual, definem os serviços e/ou produtos, informam o CEP e recebem estes produtos no endereço indicado. Para ser figurado como loja virtual ou e-commerce todo processo de compra deve ser realizado on-line, desde a escolha dos produtos até o pagamento.
Como montar uma loja virtual? O processo é basicamente o mesmo, definir o público-alvo, escolher um nicho do mercado e abrir uma empresa com CNPJ como em qualquer outro negócio, mas como uma grande diferença: redução de custos operacionais e expansão escalonada para todo mundo.
O e-commerce — ou loja virtual — deve disponibilizar todas as informações bem detalhadas sobre o produto e/ou serviços à venda, já que não possui vendedores. A loja virtual deve transmitir o máximo de confiança, através de transparência e honestidade diante das informações dos produtos comercializados.
O carrinho de compras ou cesto de compras presentes no momento da compra que confirma se tratar de uma verdadeira loja virtual. Essas funcionalidades possibilitam ao cliente inserir produtos a um carrinho de compras e finalizar o pedido num ambiente criptografado e seguro, onde seus dados confidenciais permanecerão completamente protegidos. É importante que a loja virtual seja segura e protegida pelo certificado SSL, que garante conexão segura para o visitante/cliente.
Algumas Vantagens das Lojas Virtuais:
- Muitas empresas estão migrando para as vendas online.
- Baixo investimento inicial: é possível montar uma loja virtual investindo muito pouco.
- Baixo custo de manutenção: Não é necessário pagar aluguel, água, luz, telefone, comissão de vendedores, ao contrário das lojas físicas.
- Viabilidade de comercializar produtos e serviços para qualquer parte do mundo: é possível vender em diferentes países e moedas, receber pagamentos por cartão de crédito internacional e enviar os produtos a qualquer lugar do mundo.
- Oferece comodidade sem sair de casa com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.
Como montar um e-commerce passo a passo:
Como montar uma loja virtual (e-commerce) e iniciar de vez o empreendimento no segmento que cresce cada vez mais?
O crescimento das lojas virtuais aumentou 16% em 2019 segundo dados da Webshoppers (41ª edição da pesquisa). Em reais esse aumento representa R$ 61,9 bilhões em vendas. O número de compras realizadas em lojas virtuais cresceu 20,1% em relação ao mesmo período em 2018.
Outro ponto forte que aumenta cada vez mais a busca por lojas virtuais é o crescimento cada vez maior de novos consumidores: 10,7 milhões de novos compradores em 2019, segundo a pesquisa. O acesso e baixo custo à internet é um dos principais motivos dessa mudança de comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais descobrindo nos e-commerces a praticidade, agilidade e facilidade nas compras.
A criação de lojas virtuais possibilitam a comercialização de qualquer produto e ou serviço, desde alimentos, perfumaria, roupas, calçados e centenas de outras possibilidades.
- O que é uma loja virtual / e-commerce?
Loja virtual, ou e-commerce como são conhecidos, são plataformas de venda online que possibilitam realizar vendas de produtos e/ou serviços pela internet para qualquer parte do mundo. Saber como ter um e-commerce de sucesso envolve planejamento estratégico de todas as etapas, desde a criação até a divulgação, processos que são de extrema importância para alcançar o sucesso esperado.
Como funciona a loja virtual?
De maneira resumida e prática, os processos de comercialização em uma loja virtual/e-commerce funcionam assim:
- Disponibilização dos produtos e/ou serviços no e-commerce;
- O consumidor define o produto/serviço que deseja e o adiciona ao carrinho de compras;
- Após finalizar a escolha o comprador finaliza realizando o pagamento;
- O pagamento é realizado de forma virtual, por meio de boleto, depósito, transferência bancária, débito, crédito, carteira digital ou de acordo com a oferta proposta pelo vendedor;
- Após confirmação de pagamento os produtos/serviços são despachados e/ou disponibilizados ao comprador via correios(normalmente);
Criação da loja virtual
É preciso reunir informações para que o desenvolvimento da loja virtual seja assertivo e no menor tempo possível.
Administração da loja virtual
Após a finalização do desenvolvimento é hora de administrar a loja virtual. Na HGX Soluções Web, Mobile e Marketing Digital é criado um vídeo explicando passo a passo como editar, inserir, excluir conteúdo, gerenciar o estoque, entre outros.
Mais informações sobre como montar um e-commerce / loja virtual:
Administrar um negócio online não é fácil, é preciso planejar toda logística desde a venda do produto/serviço até a entrega. É importante a loja virtual conter as seguintes páginas:
- política de devolução de produtos;
- política de reembolso;
- criação de promoções e descontos;
- emissão de notas fiscais.
E por último, mas não menos importante é preciso lembrar que toda transação ocorre em ambiente on-line e por isso é essencial cuidar da segurança dos dados dos clientes. É fundamental que a loja virtual seja hospedada em um provedor de hospedagem seguro que ofereça suporte e alguns requisitos tais como certificado SSL e SSH para aumentar ainda mais a segurança dos dados.
O que é preciso para criar a loja virtual?
Diante dessas informações sobre os principais pontos de como criar uma loja virtual, é hora de saber o que é preciso para tirar esse projeto do papel e torná-lo realidade. Qualquer negócio que queira alcançar o sucesso também precisa planejar as estratégias de marketing digital elaborando a melhor estratégia de marketing possível.
Mas tudo isso só terá resultado se as pessoas souberem que o comércio eletrônico existe, certo? Por isso, a outra etapa que é necessário saber de como montar uma loja virtual é a criação de uma boa estratégia de marketing. Se tratando de vendas na internet, nada mais apropriado do que utilizar as próprias ferramentas disponíveis nesse meio:
- Facebook Ads: ferramenta de criação de anúncios pagos do Facebook. Permite segmentar o público-alvo e apresentar propagandas a quem realmente tem interesse no que está sendo comercializado.
- Redes sociais: criando um perfil do negócio nas principais redes sociais e fazendo postagens relevantes ao público-alvo;
- SEO: consiste em otimizar o site para que seja encontrado pelos motores de busca e, assim, indicado para o público.
- Qual o custo para abrir uma loja virtual?
Dito tudo isso, fica a dúvida: “Mas quanto custa abrir uma loja virtual?”. Acertamos? Ainda que não haja preocupação com locação de espaço, um e-commerce também demanda custos tanto para o início das atividades quanto para seu funcionamento ao longo dos meses. Em linhas gerais, um e-commerce gera menos custos do que uma loja física.
No entanto, um dos principais pontos que vai influenciar no valor para começar loja virtual tem a ver com o desenvolvimento do site. Por isso, não é possível dar um valor exato.
Mas para ter uma ideia, segundo a Agência Digital HGX Criação de Lojas Virtuais é possível investir a partir de R$ 999,000 com o desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce exclusivo.
https://www.henriqueguimaraes.com/criacao-de-lojas-virtuais/
Website: https://www.henriqueguimaraes.com/sobre-a-empresa/