Empresas parceiras participam da entrega do projeto de P&D e próxima etapa será instalação de eletropostos
A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, avança com seu Programa de Mobilidade Elétrica. A empresa recebe, neste mês, quatro novos veículos elétricos, modelo Renault Kangoo ZE (Emissão Zero), que se somam aos dois veículos já adquiridos anteriormente nos estudos que avaliam a viabilidade do uso deste tipo de veículo em frotas empresariais. Os testes durarão cinco anos e estão concentrados na região de Campinas.
Os veículos serão usados por empresas parceiras da CPFL, que possuem valores e objetivos alinhados aos do Programa de Mobilidade Elétrica: a distribuidora do Grupo, CPFL Paulista, a 3M e a Natura, que já participa do estudo. Os veículos serão inseridos na operação cotidiana das empresas, para demonstrar a aplicação real da tecnologia para frotas empresariais. No caso da CPFL Paulista, os veículos serão usados pelas equipes de campo da distribuidora para realização de serviços comerciais junto a clientes, como inspeções e novas ligações, enquanto os parceiros 3M e Natura utilizarão os veículos para a distribuição de seus produtos na região de Campinas.
A CPFL dará o suporte para as empresas parceiras, por meio da infraestrutura necessária para o carregamento (instalação de eletropostos) e também do treinamento dos profissionais que utilizarão os veículos. A rede de eletropostos, em instalação na região de Campinas, fornecerá dados importantes para o projeto e testará, na prática, os impactos da utilização deste tipo de automóvel na rede elétrica.
De acordo com Rafael Lazzaretti, gerente de Inovação da CPFL Energia, os estudos avançam, nesta fase do projeto, para avaliar os dados existentes até o momento e avançar com a pesquisa, buscando a automatização das informações do projeto. “Devemos em breve ser capazes de acompanhar em tempo real a performance e utilização dos eletropostos instalados na região de Campinas, para testar as tecnologias de carregamento de veículos disponíveis e os impactos para a rede elétrica”.
O projeto de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia é realizado no âmbito de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa prevê a instalação de até 100 pontos de recarga de automóveis elétricos. Em sua fase inicial, o programa recebeu R$ 6,5 milhões em investimentos, entre veículos e infraestrutura. A expectativa é direcionar, cerca de R$ 25 milhões em recursos até o final do programa.