A era da conectividade inteligente na indústria de telecomunicações
Quem participou do Mobile World Congress este ano, em Barcelona, certamente voltou para casa com importantes reflexões sobre conectividade inteligente.
O congresso foi cenário de um debate amplo sobre as forças que transformarão o ecossistema de telecomunicações ;
No futuro próximo e que serão responsáveis por gerar as maiores oportunidades e ameaças para essa promissora indústria.
Abordagem sobre temas como AI e indústria 4.0 na expansão do 5G
Alguns temas já estavam no radar do setor, como a quarta revolução industrial e o potencial do 5G.
Mas o centro das atenções deste ano, sem dúvida, foi a inteligência artificial – e as possibilidades que ela proporciona uma vez conectada às redes de telecomunicações.
A constatação geral é simples:
Agregar inteligência à montanha de dados gerados diariamente por uma operadora será um fator crucial para seu sucesso e para garantir o retorno dos grandes investimentos necessários para a expansão do 5G.
A Telecom em três momentos
- Desenvolvimento tecnológico
- Rentabilização de redes
- 5G e IoT
Nas últimas edições do MWC, foi possível observar três grandes ondas de evolução no diagnóstico sobre o que definirá o sucesso ou o fracasso do setor nos próximos anos.
Foram elas:
1 – Desenvolvimento tecnológico e velocidade de transmissão:
No início desta década, cerca de 70% da agenda do congresso era dedicada a apresentar os avanços em redes, transporte e acesso.
O lançamento e os primeiros anos da rede 3G marcaram esse estágio.
A convicção era de que o desenvolvimento da infraestrutura, com velocidades de transmissão cada vez maiores a custos reduzidos seriam os elementos-chave da indústria.
2 – Rentabilização de redes:
Em um segundo momento, com a queda das receitas de voz e a comoditização da oferta de dados, o caminho parecia ser o desenvolvimento de formas criativas e eficientes para rentabilizar as redes, com um esforço especial em conhecer e acompanhar a jornada e a experiência dos clientes.
Assim, os debates no Mobile World Congress eram divididos entre tecnologia de redes e aplicações, serviços e formas de monetização.
O Analytics também entrou em pauta como o caminho para o sucesso da indústria, em paralelo ao lançamento e consolidação do 4G;
3 – 5G e IoT
Com o 5G cada vez mais em alta, a estimativa é de que, até 2025, 1,2 bilhão de usuários tenham acesso a esse serviço.
Entre os assuntos relevantes para a indústria, apenas 30% dos temas tratam de tecnologias de rede.
O restante reúne discussões sobre geração de receita e serviços de valor agregado, tais como Internet das Coisas, realidade aumentada, carros autônomos, cidades inteligentes, entre outros.
Evidente que a inteligência analítica é o combustível para alimentar as decisões ligadas a todos esses temas.
O que esperar do futuro
Quem já atua desenvolvendo e aperfeiçoando técnicas de Inteligência Artificial em suas soluções, terá vantagem no desafio de tornar a conectividade das redes e dos serviços de telecom cada vez mais inteligentes.
A Inteligência Artificial e o Machine Learning são elementos evolutivos em relação à jornada de implementação de plataforma analítica que as operadoras brasileiras estão usando nos últimos cinco anos.
Quanto à Inteligência Artificial, boa parte da energia dedicada a ela está empregada na camada de interação com as máquinas.
E todos os dispositivos envolvidos nas redes de telecom tendem a ter as capacidades desse tipo de inteligência como tecnologia embarcada.
Para uma empresa de telecom, o verdadeiro valor da Inteligência Artificial se traduz em gerar receita para o negócio;
Além de ajudar na redução dos custos operacionais.
Isso é possível ao se aplicar os ciclos analíticos que permitem a uma operadora automatizar seus processos orientados a dados.
Os requisitos para o sucesso em Inteligência Artificial;
Ganho de escala e self-service analytics, por exemplo;
Serão uma realidade em pouco tempo, com custos cada vez menores.
Isso é o que chamamos de Advanced Analytics.
A terceira onda
Há muito trabalho a ser feito e a essência disso é a estruturação dos processos para automação do ciclo analítico.
Para as empresas já envolvidas com a chamada “terceira onda”;
Quanto antes elas adotarem a conectividade inteligente em sua oferta de serviços, maior será seu diferencial competitivo.
Créditos: Luiz Riscado
Luiz Riscado é diretor comercial do SAS Brasil
Sobre o SAS
O SAS é o líder de mercado em Analytics.
Por meio de soluções analíticas inovadoras, voltadas para a inteligência do negócio e gerenciamento de dados.
A companhia ajuda seus clientes em mais de 80.000 localidades a tomarem decisões de forma rápida e acurada.
Desde 1976, o SAS fornece aos clientes ao redor do mundo THE POWER TO KNOW® (O Poder do Conhecimento).
No Brasil desde 1996, a subsidiária brasileira conta com escritórios em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).
Atua em diferentes setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação.
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