Ter um site para um negócio, seja ele grande ou pequeno, é algo essencial atualmente. Com tanta tecnologia e com o avanço da internet, é possível dizer que o principal meio de contato entre uma marca, loja ou empresa com seus clientes e possíveis leads seria utilizando o meio digital com páginas em redes sociais e, especialmente, um site oficial que contenha várias funcionalidades e informações. Os sites para ecommerce, por exemplo, são uma grande maneira de investir em uma loja virtual com todos os preços, produtos a mostra e informações necessárias para um negócio crescer e prospectar cada vez mais.
Porém, algo de extrema importância que muitos não pensam ao fazer seus sites online, produzirem um ótimo design que vai de acordo com a aparência da loja ou marca e investirem em técnicas de Copywriting e SEO em cada um dos textos da página para que o site seja fácil de encontrar nos mecanismos de busca, é que nada disso pode ser importante se o site estiver com chances altas de ficar fora do ar. Quando isso ocorre, significa que as perdas podem ser grandes para o empreendedor.
O ecommerce é um tipo de investimento para todos os tipos de empreendedores atualmente, sendo uma forma ideal de começar a própria marca ou empresa vendendo produtos online. Mas o site do ecommerce deve ser extremamente bem cuidado e bem pensado com uma boa hospedagem, boa programação e um domínio sempre atualizado.
Uma situação extremamente inconveniente para muitas pessoas donas de ecommerce é perder horas de trabalho tentando resolver o caso de um site fora do ar. Saber como evitar isso é extremamente importante, já que um ecommerce depende de cliques e visitas para seu lucro e prospecção. Sem o acesso para o site, os clientes não podem fazer nenhum tipo de compra.
Por que um site está fora do ar?
Quem é dono de um site de ecommerce muitas vezes não reconhece por que o site está fora do ar. Não é preciso ser programador ou desenvolvedor para compreender por que um site está fora do ar, algumas situações específicas são causadoras comuns desse problema. Entre elas, é preciso citar:
- Problemas de programação do site;
- Domínio expirado;
- Configurações do servidor erradas;
- Ocorrência de loops de redirecionamentos.
Para entender se um site está de fato fora do ar, é possível usar ferramentas online e fazer alguns testes para conferir a situação.
Como saber se o site de ecommerce está de fato fora do ar?
Antes de julgar o site como fora do ar, é preciso que o dono do ecommerce não entre em pânico e compreenda que existem alguns casos específicos exteriores ao site que podem estar causando a falta de acesso para ele. Primeiro de tudo, a conexão com a internet deve estar em perfeito estado, sem ela, o dono não pode acessar o site e, portanto, avaliar a conexão e, possivelmente, desconectar o aparelho de roteador e então ligar ele novamente é uma solução.
Após isso, é preciso verificar se o pagamento do domínio do site se encontra em dia. Caso ele esteja em dia, o seguinte passo seria acessar o painel de hospedagem do site. Se a hospedagem estiver instável em geral, é comum que o hospedeiro mande um e-mail com notificação do ocorrido para o dono do site. Muitas vezes, o site fica fora do ar por conta de uma instabilidade por pouco tempo, como por 2 ou 10 minutos.
Dicas para evitar que o site de ecommerce fique fora do ar
Deixar um site de ecommerce fora do ar pode causar problemas sérios para o lucro de uma empresa, já que o ecommerce depende inteiramente da interação dos clientes com seu site. Portanto, saber como evitar que o site fique fora do ar também é uma forma de evitar grandes prejuízos no futuro.
Dar atenção à hospedagem do site de ecommerce
A hospedagem do site nunca deve ser feita em um local com baixa segurança, avaliações ruins e negativas e, em geral, serviços mal executados. Escolher um construtor de sites que já funcione como um hóspede de sites é ideal para evitar dores de cabeça com o domínio.
Contar com uma plataforma robusta
Ter uma plataforma robusta e confiável é extremamente necessário para evitar que um ecommerce fique fora do ar. Em geral, existem três tipos diferentes de plataforma: Saas, Proprietária e Open Source. Cada uma delas possui suas características e devem ser escolhidas com cuidado.
Levar em consideração a disponibilidade do servidor
A qualidade dos servidores é de extrema importância, portanto ter um dos melhores é ideal. O servidor em nuvem, por exemplo, fica no ar 99.9% do tempo, ou seja, por mais de 8 mil horas ao ano esses servidores não encontram instabilidade.
Invista em proteção
A proteção contra-ataques e a segurança do site visam manter o site no ar e também mostrar que o ecommerce investe na segurança de seus clientes. Além disso, uma boa proteção evita falhas em certificados, as quais costumam vir com o bloqueio dos navegadores.