Saiba como aumentar o valuation de sua empresa
O valor de uma companhia é formado a partir da junção de diversas variáveis que influenciam na hora da negociação de uma empresa no mercado. Assim, foi criado o valuation – termo utilizado pela comunidade financeira para descrever o procedimento para avaliar uma companhia e saber seu real valor.
Saiba que há diferentes tipos de valuation. Esses métodos consideram vários aspectos que podem aumentar a avaliação de valor da sua empresa e facilitar o processo de sua negociação.
Confira, neste artigo, quais são esses fatores:
Lucratividade
O lucro é a alma do negócio. Desse modo, essa é também a estrela no momento de avaliar o valor da sua empresa. Sua projeção de lucro para o futuro é um dos principais itens que um possível investidor irá analisar, além do seu histórico. Por isso, uma dica importante para aumentar o valor da sua empresa é manter a sua contabilidade em ordem e escolher um ano com boas perspectivas de lucro para facilitar a venda da empresa.
Crescimento reforça o valuation
O segundo ponto mais importante é o potencial crescimento da sua empresa. Os interessados na compra procuram bons rendimentos futuros. Portanto, a diferença (de valor) entre a venda de empresas em crescimento, estáveis ou em queda, é quase tão relevante como a diferença entre a venda de empresas pequenas, médias ou grandes.
Independência dos ativos
Os ativos de uma companhia são o conjunto de bens ou direitos com valor econômico que podem ser convertidos em dinheiro. Por exemplo: toda a estrutura de uma fábrica. Os ativos são necessários para que o negócio funcione, porém, quando o valor da empresa está limitado a eles, significa que o seu negócio vai mal.
Uma empresa saudável é avaliada pelo que ela pode render no futuro e não unicamente pelo valor de venda de seus ativos. Por isso, quanto maior for o nível de independência da empresa em relação aos ativos, maior será o seu valuation.
Controle dos passivos
Um passivo é o saldo devedor que uma empresa tem. Podem ser dívidas trabalhistas, fiscais, tributárias, empréstimos, riscos ambientais etc. Tudo isso deve ser identificado e contabilizado corretamente na hora de avaliar uma empresa para a venda.
Variedade de clientes
Uma empresa com uma grande base de clientes indica uma maior atratividade de investimento. Isso porque essa capilarização do seu retorno financeiro torna-o mais seguro, já que se algo der errado com um cliente, você ainda tem vários para cobrir esse prejuízo. O mesmo vale também para a extensão territorial da influência, quanto mais expandida ela estiver entre regiões, maior valor terá.
Força da marca diretamente ligada ao valuation
A força da marca é uma das variáveis mais importantes na hora de calcular o valor da sua empresa, porém, uma das mais difíceis. O valor que uma marca depende da sua notoriedade, ou seja, não é nada que se consiga colher internamente, é uma informação que parte da relação dos seus clientes com sua marca.
Para descobrir de que maneira isso se dá em um contexto real é preciso fazer análises de mercado, descobrir a amplitude geográfica, a capacidade de alavancagem, entre outros fatores. Quanto mais ligada ao consumidor ela for, mais valorizada será.
Longevidade do negócio
Calcular a longevidade da empresa é essencial para verificar o nível de risco do investimento. Isso porque negócios de baixa longevidade vão necessitar de uma reciclagem contínua e rápida para se manterem na ativa. Então, mesmo que sejam muito lucrativos, acabam se tornando uma opção menos segura para investimento, o que desvaloriza o empreendimento.
O valuation é uma parte crucial do processo profissional de compra ou venda de empresas. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empresas nacionais e estrangeiras nas suas aquisições no Brasil para gerar maior valor com menor risco.