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Como aumentar o valuation de sua empresa?

por Paulo Fernandes Maciel

Saiba como aumentar o valuation de sua empresa

O valor de uma companhia é formado a partir da junção de diversas variáveis que influenciam na hora da negociação de uma empresa no mercado. Assim, foi criado o valuation – termo utilizado pela comunidade financeira para descrever o procedimento para avaliar uma companhia e saber seu real valor. 

Saiba que há diferentes tipos de valuation. Esses métodos consideram vários aspectos que podem aumentar a avaliação de valor da sua empresa e facilitar o processo de sua negociação.

Confira, neste artigo, quais são esses fatores:

Lucratividade

O lucro é a alma do negócio. Desse modo, essa é também a estrela no momento de avaliar o valor da sua empresa. Sua projeção de lucro para o futuro é um dos principais itens que um possível investidor irá analisar, além do seu histórico. Por isso, uma dica importante para aumentar o valor da sua empresa é manter a sua contabilidade em ordem e escolher um ano com boas perspectivas de lucro para facilitar a venda da empresa.

 valuation

Crescimento reforça o valuation

O segundo ponto mais importante é o potencial crescimento da sua empresa. Os interessados na compra procuram bons rendimentos futuros. Portanto, a diferença (de valor) entre a venda de empresas em crescimento, estáveis ou em queda, é quase tão relevante como a diferença entre a venda de empresas pequenas, médias ou grandes.

Independência dos ativos

Os ativos de uma companhia são o conjunto de bens ou direitos com valor econômico que podem ser convertidos em dinheiro. Por exemplo: toda a estrutura de uma fábrica. Os ativos são necessários para que o negócio funcione, porém, quando o valor da empresa está limitado a eles, significa que o seu negócio vai mal. 

Uma empresa saudável é avaliada pelo que ela pode render no futuro e não unicamente pelo valor de venda de seus ativos. Por isso, quanto maior for o nível de independência da empresa em relação aos ativos, maior será o seu valuation.

Controle dos passivos

Um passivo é o saldo devedor que uma empresa tem. Podem ser dívidas trabalhistas, fiscais, tributárias, empréstimos, riscos ambientais etc. Tudo isso deve ser identificado e contabilizado corretamente na hora de avaliar uma empresa para a venda.

Pessoas na rua clientes grtuidade da UBER

Variedade de clientes

Uma empresa com uma grande base de clientes indica uma maior atratividade de investimento. Isso porque essa capilarização do seu retorno financeiro torna-o mais seguro, já que se algo der errado com um cliente, você ainda tem vários para cobrir esse prejuízo. O mesmo vale também para a extensão territorial da influência, quanto mais expandida ela estiver entre regiões, maior valor terá.

Força da marca diretamente ligada ao valuation

A força da marca é uma das variáveis mais importantes na hora de calcular o valor da sua empresa, porém, uma das mais difíceis. O valor que uma marca depende da sua notoriedade, ou seja, não é nada que se consiga colher internamente, é uma informação que parte da relação dos seus clientes com sua marca. 

Para descobrir de que maneira isso se dá em um contexto real é preciso fazer análises de mercado, descobrir a amplitude geográfica, a capacidade de alavancagem, entre outros fatores. Quanto mais ligada ao consumidor ela for, mais valorizada será.

Longevidade do negócio

Calcular a longevidade da empresa é essencial para verificar o nível de risco do investimento. Isso porque negócios de baixa longevidade vão necessitar de uma reciclagem contínua e rápida para se manterem na ativa. Então, mesmo que sejam muito lucrativos, acabam se tornando uma opção menos segura para investimento, o que desvaloriza o empreendimento.
O valuation é uma parte crucial do processo profissional de compra ou venda de empresas. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empresas nacionais e estrangeiras nas suas aquisições no Brasil para gerar maior valor com menor risco.

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