Home Mídia Corporativa Cisco e Universidade Federal de Sergipe avançam em parceria estratégica

Cisco e Universidade Federal de Sergipe avançam em parceria estratégica

por Agência Canal Veiculação

A Cisco e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) anunciam o avanço de parceria estratégica, iniciada com a implantação do projeto-piloto de Telemedicina naquele Estado em 2014. A Cisco e a UFS firmaram um convênio de cooperação técnica visando promover ações conjuntas destinadas à inovação nas áreas de Saúde, Educação, Óleo & Gás. O acordo prevê atividades de ensino, pesquisa e extensão, com mensuração e divulgação comum dos resultados, aproveitando a infraestrutura de Colaboração do projeto-piloto de Telemedicina e a infraestrutura do Centro de Inovação IoE Cisco Rio de Janeiro (COI)

A iniciativa de Telemedicina combina ferramentas de Colaboração da Cisco, como Show and Share®, WebEx® e Jabber®, com os esforços da UFS no atendimento especializado à distância para crianças da zona rural de Sergipe – nas clínicas de Saúde da Família das cidades de Lagarto e Tobias Barreto -, e na educação continuada de profissionais. Recentemente, a Cisco divulgou os primeiros resultados do projeto, em um relatório que apontou que a telemedicina não só ajudou a melhorar a qualidade do atendimento, como também reduziu a necessidade de longos deslocamentos das famílias até médicos especialistas. O projeto-piloto foi concluído oficialmente no final de abril deste ano, quando a UFS ficou responsável por consolidar a produção e supervisionar o progresso do programa.

Agora, com o convênio de cooperação técnica firmado, a parceria estratégica entre a Cisco e a UFS avança para outra fase na qual, além de dar continuidade às atividades na área da Saúde, as duas entidades trabalharão em conjunto para escalar o impacto da colaboração e da infraestrutura já existente no fomento à inovação nas áreas de Educação e de Óleo & Gás. O convênio representa um importante canal aberto entre o setor de inovação e a academia, tanto para trabalho de referência e co-desenvolvimento com outras universidades e também hospitais, como no desenvolvimento de soluções específicas para os segmentos indicados.

Dentre as atividades previstas em Educação, por exemplo, estão programas de aprimoramento de professores da UFS no uso de Tecnologia no ambiente educacional, workshops para o planejamento e desenvolvimento de soluções alinhadas ao Plano Diretor de Tecnologia de Educação, além de assistência metodológica. Já na área de Óleo & Gás, os pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe terão acesso aos projetos pioneiros desenvolvidos pela Cisco no Centro de Inovação e a oportunidade de colaborar em projetos inovadores.

Na área da Saúde, as ações deverão ser intensificadas, com o objetivo de melhorar o entendimento das necessidades de Telemedicina numa perspectiva nacional, estimulando o diálogo, o financiamento e a adoção de novos processos. A cooperação técnica inclui ainda o intercâmbio de experiências, a fim de contribuir para a evolução do Centro de Práticas em Medicina da UFS, a participação remota de profissionais em eventos e um laboratório de testes na Universidade, com o ensino prático e simulações para estudantes (como cirurgias e procedimentos), contando com as soluções do Centro de Inovação.

A UFS, em parceria com a Cisco, irá colaborar com outras instituições, promovendo a recepção de visitas e agindo como uma referência das soluções da companhia.

Citações de Apoio

Mário Adriano dos Santos, diretor geral do campus da UFS no município de Lagarto/SE

“Com o encerramento do projeto piloto de Telemedicina nos municípios de Lagarto e de Tobias Barreto, a Cisco deixou um legado de infraestrutura muito grande para a UFS. Neste novo convênio, manteremos abertas as portas das duas instituições para que parcerias nas áreas da ciência e da tecnologia, educação, petróleo e gás possam ser espelhadas dentro dos laboratórios de práticas da nossa Universidade. Assim, se a Cisco desenvolver um novo equipamento, ele poderá ser utilizado em nossos espaços e servir de base de aprendizado para a formação de nossos alunos. É um novo momento que deve ser comemorado, pois estaremos acompanhando as mais modernas estratégias nas áreas de ciência e tecnologia. “

Angelo Roberto Antoniolli, reitor da Universidade Federal de Sergipe

“A nossa casa tem a intenção de construir um novo modelo de relacionamento entre universidade e sociedade. Temos insistido muito nisso com a crença de que através desta postura poderemos alcançar o equilíbrio em uma sociedade tão desigual como é a nossa. A tecnologia faz parte do desenvolvimento e temos consciência de que este país não vai avançar se mantivermos o saturado paradigma de educação atual. Com a ajuda da Cisco e da sua tecnologia poderemos ultrapassar esta barreira e fazer a apropriação de novas ferramentas educacionais. “

Nina Lualdi, Diretora Sênior de Estratégia e Planejamento da Cisco Brasil

“O convênio de cooperação entre a Cisco e a Universidade Federal de Sergipe reúne três aspectos importantes: primeiro, por ser uma referência real de soluções de TI aplicadas com sucesso na área da saúde – agora também difundido para outras áreas; em segundo lugar, por abrir uma porta de diálogo nacional sobre a adoção de novos processos organizacionais necessários à inovação; e, por fim, por consolidar uma ponte entre iniciativa privada e academia, estimulando o co-desenvolvimento de novas soluções relevantes e úteis para o mercado e para toda a sociedade”.

Sobre a Universidade Federal de Sergipe

Criada em 15 de maio de 1968, a Universidade Federal de Sergipe está presente em cinco campi de ensino presencial (São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto) e em 14 polos de Educação a Distância. Sua missão é contribuir para o progresso da sociedade por meio da geração de conhecimento e da formação de cidadãos críticos, éticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com.br. Para notícias sobre Brasil, acesse: http://newsroom.cisco.com/brasilnetwork. Siga a Cisco no Twitter.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações