Home Mídia Corporativa Cisco apresenta soluções em Smart Grid e destaca programa para parceiros no Distributech 2013

Cisco apresenta soluções em Smart Grid e destaca programa para parceiros no Distributech 2013

por Agência Canal Veiculação

Entre os planos da empresa está o incentivo a parceiros e startups brasileiros no desenvolvimento de soluções de energia baseadas em necessidades locais

Com a demanda cada vez maior por qualidade nos serviços em energia e adequação a requisitos regulatórios, a tecnologia tem desempenhado um papel central na evolução das redes de distribuição. E a Cisco avança neste sentido, trazendo soluções de seu portfólio para Smart Grid e Subestações Digitais que vão ao encontro das características brasileiras. A Cisco destaca ainda o Connected Grid Cisco Developer Network, um programa de apoio a desenvolvedores. Entre os planos da empresa, está o incentivo a parceiros e startups brasileiros no desenvolvimento de soluções de energia baseadas em necessidade locais.

Em conjunto com os parceiros Texas Instrument, ITRON, M2M, ECIL e WEG, a Cisco apresenta a Field Area Network (FAN), sua arquitetura de redes para medição eletrônica (Advanced Meter Infrastructure – AMI). A solução traz a primeira infraestrutura multisserviços de comunicações para Smart Grid, permitindo uma melhor capacidade de resposta e gestão do sistema, graças ao monitoramento e controle das redes em tempo real. Além da medição eletrônica, a solução ainda oferece Automação da Distribuição (DA), notificações de alerta em caso de emergência e apoio para recuperação de desastres. A demonstração da Cisco FAN acontece durante o Distributech 2013, que acontece em São Paulo até 26 de setembro.

A solução da Cisco é baseada em uma estrutura flexível de duas camadas que gera diversos serviços de rede IP. A arquitetura consiste em três componentes principais: o Cisco Connected Grid, um endpoint que permite que dispositivos diversos se comuniquem em uma malha IPv6 RF; o roteador modular robusto Cisco 1000 Series Connected Grid; e o Cisco Connected Grid System Network Management (CG-NMS), o sistema de gestão da Cisco FAN. A abordagem modular da estrutura também permite a expansão para aplicações futuras, atendendo exigências de segurança governamentais e confiabilidade em áreas geográficas muito amplas.

Já na área de subestações, a Cisco apresenta sua arquitetura conjunta com a ALSTOM Grid. A solução Alstom Grid and Cisco® Secure Digital Substation Automation oferece uma infraestrutura flexível que reduz as limitações de fim a fim e a fiação, permitindo status de dispositivo compartilhado e manutenção preditiva e preventiva de equipamentos da subestação.

Connected Grid Cisco Developer Network (CDN)

Seguindo esta tradição de trabalhar em conjunto com parceiros, a Cisco destaca ainda seu programa para desenvolvedores, o Connected Grid Cisco Developer Network (CDN). O programa ajuda parceiros a acelerar o desenvolvimento de soluções em energia, fornecendo ferramentas, recursos e benefícios que contribuem para um melhor posicionamento no mercado. O Cisco Developer Network também possibilita o acesso à profundidade da experiência Cisco em redes e a toda a cadeia de canais revendedores da companhia, gerando um aumento da confiança do cliente com base em co-branding.

A integração do membro do CDN com outros grupos desenvolvedores também é outro fator importante. Atualmente, existem no programa mais de uma dúzia de comunidades de tecnologia em várias áreas, com um total de mais de 700 membros-empresas cadastrados. Além da rica troca de conhecimento, o CDN oferece o selo Cisco Compatible, certificando a compatibilidade da tecnologia desenvolvida. Para Amri Tarsis, gerente de desenvolvimento de negócios para o setor de energia da Cisco do Brasil, “o mercado exige interoperabilidade e a rede da Cisco é compatível com medidores de diversos fornecedores. Um programa como este permite o acesso a todo um universo de soluções integradas”.

Também com o programa Cisco Developer Network, a Cisco pretende incentivar parceiros e startups brasileiros a desenvolverem soluções de energia com base em necessidades locais. Tendo inaugurado recentemente seu Centro de Inovação no Rio de Janeiro, a companhia espera estimular a participação no programa através de um treinamento intensivo de tecnologia no local até o fim do ano. A intenção é que os melhores colocados sejam premiados com uma filiação gratuita no Cisco Developer Network, trazendo os benefícios do programa para os desenvolvedores do país.

 

Serviço:

Além das demonstrações de tecnologia, a Cisco marca presença nas conferências do Distributech 2013. Veja programação:

– Dia 26 de setembro, às 9h30: “Os Elementos de Construção de uma Infraestrutura Avançada de Medição (AMI)”.

Participação de RJ Mahadev – Gerente de Desenvolvimento de Serviços da Cisco EUA.

– Dia 26 de setembro, às 11h15 – “Avanços mundiais do Smart Grid e como o Brasil está inserido nesse contexto”.

Participação de Michael Dulaney – Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Cisco EUA

 

Sobre a Cisco Systems

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas supreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com. Para notícias, acesse http://newsroom.cisco.com.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações