489
Johnson & Johnson e Shell são duas das empresas que usam a ferramenta
para agilizar processos eletivos entre os funcionários
Para grandes empresas, pode ser difícil organizar uma eleição da Comissão de Prevenção a Acidentes do Trabalho (CIPA). Número alto de funcionários, plantas descentralizadas e candidatos desconhecidos se tornam problemas e impedem o sucesso do processo. Duas multinacionais, Shell e Johnson & Johnson, encontraram na CIPA Online a solução para este desafio.
Na Johnson & Johnson, a procura pela ferramenta aconteceu depois da eleição de 2011 na fábrica de São Paulo, quando o número mínimo de participantes (a maioria simples) não foi alcançado. “Percebemos que o pessoal não ia votar e às vezes nem sabiam que a eleição estava acontecendo”, conta a técnica de segurança do trabalho Solange Barros.
Na instalação de São Paulo, a empresa tem 1.850 funcionários. “Nos dois anos em que usamos a CIPA Online o resultado foi muito bom, fica mais fácil para todos participarem, sem ter que sair de suas estações de trabalho”, explica Solange. Segundo ela, as fotos que o sistema exibe dos candidatos ajudam os eleitores a identificá-los melhor. “Antes, muita gente não conseguia associar o nome à pessoa.”
A boa aceitação da solução também acontece na Shell, onde a CIPA Online é usada desde o ano passado. “É muito simples de usar e eficiente”, afirma Luciana Roldan, técnica de segurança do trabalho na empresa. Para ela, a ferramenta facilita o acesso à informação e é uma economia de tempo para os mais de 600 funcionários da multinacional. “Eles não precisam se deslocar, não precisam guardar comprovantes e nós não precisamos disponibilizar pessoal para fazer o registro das candidaturas”, conta Luciana.
Veja outras empresas que já utilizam a CIPA Online no site www.cipaonline.com.br
A CIPA Online é uma plataforma virtual que permite administrar todos os processos de uma eleição para a comissão pelo computador. Desde o registro de candidaturas aos dados de participação e votação, tudo é feito remotamente e pode ser supervisionado pelo setor responsável na empresa.
Lançada há quatro anos, a CIPA Online já foi utilizada em cerca de 700 processos eleitorais com a participação de mais de 600 mil votantes.