Ameaça BitCrypt combina ransomware e roubo de Bitcoin
A Trend Micro, líder mundial em soluções de segurança na era da nuvem, chama a atenção para duas novas variações de ataque da ameaça BitCrypt. Os novos golpes combinam a característica ransomware do BitCrypt com o roubo de fundos de várias carteiras de criptomoedas, como o Bitcoin.
A primeira variante, nomeada TROJ_CRIBIT.A, acrescenta a extensão “.bitcrypt” a quaisquer arquivos criptografados e utiliza bilhete de resgate somente em inglês. A segunda variante, TROJ_CRIBIT.B, anexa a extensão “.bitcrypt 2” e usa um bilhete de resgate multilíngue com 10 línguas inclusas que aparecem na seguinte ordem:
- Inglês
- Francês
- Alemão
- Russo
- Italiano
- Espanhol
- Português
- Japonês
- Chinês
- Árabe
O bilhete de resgate em inglês diz o seguinte:
Atenção!!!
Seu BitCrypt ID: [ID da transação]
Todos os arquivos necessários no seu PC (fotos, documentos, bases de dados e outros) foram codificados com uma chave única RSA- 1024.
A decodificação de seus arquivos só é possível através de um programa especial que é único para cada ID BitCrypt. Especialistas de serviços de reparação de computadores e laboratórios de antivírus não serão capazes de ajudá-lo. Para receber o programa decodificador, você precisa clicar neste link [site malicioso no1] e seguir as instruções.
Se o link atual não funcionar e você precisar restaurar os arquivos, siga estas instruções:
- Tente abrir este link [site malicioso no2]. Se você não conseguir, avance para o passo 2.
- Baixe e instale o navegador “TOR” [Website do Projeto Tor]
- Após a instalação, inicie o navegador “TOR” e coloque o seguinte endereço [site malicioso no 3]
Lembre-se, quanto mais rápido você agir, mais chances de recuperar seus arquivos sem danos.
O texto em outras línguas é bastante semelhante, embora pareçam ter sido traduzidos mecanicamente. Além de anexar a extensão “.bitcrypt 2” e apresentar o bilhete, o TROJ_CRIBIT.B muda o papel de parede para um fundo preto sólido, com o texto em branco notificando o usuário de seu atual problema.
Para tornar a análise mais difícil, este ransomware não deixa uma cópia de si mesmo no sistema, tornando difícil adquirir uma cópia para estudo de comportamento e identificação do vetor de infecção.
Ao investigar mais, a Trend Micro descobriu uma variante do FAREIT, malware que rouba informação – trata-se do TSPY_FAREIT.BB, que faz o download do TROJ_CRIBIT.B. Essa variação também possui a capacidade de roubar informações de várias carteiras Bitcoin por meio da tentativa de extrair informações a partir dos arquivos wallet.dat (Bitcoin), electrum.dat (Electrum) e .wallet (MultiBit).
Como com o CryptoLocker, os usuários são encaminhados para um site com aparência profissional com o objetivo de desbloquearem seus arquivos. O site é, na verdade, parte da Deep Web, uma vez que só é acessível se for utilizado o navegador Tor. No entanto, os criminosos têm cuidadosamente fornecido um link para o Tor2Web, um serviço que permite aos usuários visitar sites na Deep Web sem usar o Tor. Eles são requisitados a usar o ID BitCrypt encontrado no bilhete de resgate (vide Figura 2 abaixo).
Após fazer o login, o usuário é direcionado para a página inicial do BitCrypt, que se descreve como Bitcrypt Software Inc. e fornece ao usuário instruções sobre como recuperar seus dados.
Ao mesmo tempo, contudo, é apresentada uma demanda de pagamento de 0,4 BTC – isso, em valores atuais, pode ser convertido em cerca de 240 dólares. Os cibercriminosos até mesmo incluem uma página de FAQ em seu site, como pode ser vista na imagem abaixo.
O BitCrypt é apenas a última dentre muitas ameaças relacionadas ao Bitcoin identificadas em tempos recentes. Mesmo com a queda do valor do Bitcoin – o menor desde seus picos no final do ano passado – o montante ainda é grande o suficiente para que seja um alvo valioso para roubos.
Sobre a Trend Micro
Trend Micro Incorporated, líder global em segurança em nuvem, proporciona a empresas e consumidores um mundo seguro para a troca de informações digitais, por meio da segurança para conteúdo na internet e gerenciamento de ameaças. Com mais de 20 anos de experiência, a empresa é pioneira em segurança para servidor. Nós oferecemos segurança altamente conceituada, baseada em cliente, servidor e em nuvem, que atende às necessidades de nossos consumidores e parceiros, impede ameaças mais rápido e protege dados em ambientes físicos, virtualizados e em nuvem. Potencializados pela infraestrutura Trend Micro™ SmartProtection Network™, nossos produtos, serviços e segurança, líderes na indústria de cloud-computing, impedem a ação de ameaças de onde quer que elas surjam, na internet, com o apoio de mais de 1.200 especialistas em inteligência de ameaças em todo o mundo. Para informações adicionais, visite www.trendmicro.com.