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Autodesk revela novos avanços no Gameware durante a GDC 2013

por Agência Canal Veiculação

Soluções para desenvolvimento de jogos impulsionam ferramentas de
projeto de IU, inteligência artificial, iluminação e animação

A Autodesk, Inc.[1] (NASDAQ:ADSK) divulgou as novas versões de seu amplamente adotado middleware de desenvolvimento de jogos[2] da linha
de produtos Autodesk Gameware[3], que possibilita aos desenvolvedores criar experiências de jogos mais envolventes

As atualizações do Autodesk Scaleform[4], Autodesk Navigation[5], Autodesk Beast[6] e Autodesk HumanIK[7]_ _dão aos desenvolvedores uma melhor compatibilidade com várias plataformas e motores de jogos, mais funções e novas ferramentas potentes. O Autodesk Gameware está otimizado para os consoles da geração atual e alguns da próxima geração.

“Estamos comprometidos em ajudar os desenvolvedores, de todos os portes, a concretizar suas visões criativas. Nossos produtos Gameware permitem que os artistas trabalhem quase imperceptivelmente em várias plataformas e motores, removendo os empecilhos tradicionais e acelerando a produção”, diz Chris Bradshaw, Vice-Presidente Sênior de Mídia e Entretenimento da Autodesk. “Nossos lançamentos de 2014 oferecem avanços para a comunidade de desenvolvimento, já que ela cria novos títulos para a geração atual e para a próxima geração de hardware. Estamos ansiosos para ver o que os desenvolvedores apresentarão a seguir.”

O AUTODESK SCALEFORM 4.3 HABILITA POTENTES RECURSOS DE IU NOS
DISPOSITIVOS

O Autodesk Scaleform 4.3 aproveita o poder do conjunto de ferramentas do Adobe Flash para ajudar os desenvolvedores a criar ambientes imersivos de interface de usuário (IU), simplificando fluxos de trabalho e acelerando o ciclo de desenvolvimento. Usado em projetos que vão de títulos de sucesso para PCs e consoles a jogos sociais, casuais e móveis, ele oferece um fluxo de trabalho de projeto artístico para criar menus de jogos 3D com aceleração de hardware, HUDs (heads-up displays), texturas animadas, vídeos no jogo e minijogos. Com um conjunto de ferramentas versáteis e já aprovadas, o Autodesk Scaleform é compatível com algumas plataformas móveis e se integra facilmente a alguns motores de jogos de terceiros ou in-house.

Os novos recursos do Scaleform 4.3 servem de suporte para classes de interfaces de programação de aplicativos (API) ActionScript 3 adicionais, a fim de ajudar a aumentar a compatibilidade das plataformas e extensões nativas do Adobe AIR, que permite aos desenvolvedores aproveitar uma série de extensões de terceiros e desenvolvidas pela comunidade diretamente no Scaleform. A versão mais recente também permite que os projetistas de interfaces do usuário usem uma gama mais ampla de transformações de cor e forma, com uma mescla melhor no Adobe Flash e com arquivos que demonstram a interação de toques e gestos na IU. O Scaleform 4.3 é compatível com o motor Unity 4, e também aceita o Microsoft Windows 8. Outras melhorias são os aprimoramentos à compatibilidade de dispositivos móveis, para ajudar a facilitar a implantação de recursos de interface do usuário, potentes em uma gama mais ampla de dispositivos.

O AUTODESK GAMEWARE NAVIGATION 2014 AJUDA A MELHORAR A INTELIGêNCIA
ARTIFICIAL

Com o middleware Autodesk Gameware Navigation 2014, os desenvolvedores podem aproveitar o acesso ao código fonte completo, uma API acessível e novas ferramentas visuais de depuração remota – para criar inteligência artificial (IA) complexa e ambiciosa, proporcionando uma maior jogabilidade. Sucessor do Autodesk Kynapse, o Navigation conta com a geração automática NavMesh, e procura e acompanhamento de caminho em ambientes de jogos complexos. Evitar personagens e obstáculos, NavMesh dinâmico, setores permutáveis e Unreal Engine 3 são suportados de forma inovadora com o Gameware Navigation, melhorando muito a velocidade e a qualidade da iteração de AI. A API do Gameware Navigation é compatível com algumas das principais plataformas de jogos.

O AUTODESK BEAST 2014 SIMULA ILUMINAçãO EM JOGOS QUASE REALISTA

O middleware Autodesk Beast 2014 permite que os criadores de jogos simulem efeitos de iluminação naturais e fisicamente quase precisos.
Usando o Beast, os artistas podem projetar e testar efeitos de iluminação em ambientes de jogo com mais rapidez e eficiência – resultando em experiências de jogo mais envolventes. Ele pode ser integrado em editores de nível e permite que os artistas manipulem a iluminação de nível de forma interativa, mostrando uma visualização da renderização final de alta precisão – quase em tempo real. A mais recente versão do Beast acrescenta a renderização com base na física para uma iluminação mais natural, suporte a Open Shading Language – para ajudar a aumentar a flexibilidade na criação de propriedades de materiais – e possibilita renderizações com visualização mais próxima da precisão. A API do Autodesk Beast é projetada para se integrar com vários motores de jogo simples e intuitivos.

AUTODESK HUMANIK 2014 AUMENTA A ANIMAçãO DE PERSONAGENS

O middleware de animação Autodesk HumanIK 2014 ajuda a reduzir a necessidade de os desenvolvedores produzirem grandes bibliotecas de animações de personagens, poupando mais tempo para a criação. Com a tecnologia de cinemática inversa de corpo inteiro e redimensionamento em tempo real, a mais recente versão do HumanIK permite que os personagens interajam e se adaptem processualmente a ambientes de jogo em tempo de execução. Otimizado para ajudar a facilitar a animação simultânea de grandes grupos de personagens, o HumanIK 2014 também conta com o acréscimo de um suporte melhor para plataformas móveis, um controle mais fácil para deformações do pescoço e da coluna vertebral – por esmagamento e alongamento – e aprimora o suporte à animação de quadrúpedes. Como uma biblioteca C++, o HumanIK suporta as principais plataformas de jogos e ajuda os artistas a dar vida aos jogos, com mais experiências de animação de personagens quase realistas e imersivas.

DISPONIBILIDADE

O Scaleform 4.3, o Gameware Navigation 2014, o Beast 2014 e o HumanIK 2014 devem estar disponíveis no outono de 2013. Para saber mais sobre as ferramentas de desenvolvimento de jogos da Autodesk, ou acessar as versões de avaliação dos produtos, visite: http://gameware.autodesk.com

SOBRE A AUTODESK

A Autodesk, Inc. é líder em software 3D de projeto[8], engenharia e
entretenimento. Clientes nos setores de manufatura, arquitetura,
construção, mídia e entretenimento ¾ incluindo os 18 últimos
ganhadores do Oscar de efeitos especiais ¾ usam o software da
Autodesk para projetar, visualizar e simular suas ideias. Desde o
lançamento do software AutoCAD, em 1982, a Autodesk vem desenvolvendo
o maior portfólio de programas de software de última geração para
mercados globais.
/Autodesk, Beast, HumanIK, Kynapse, MotionBuilder e Scaleform são
marcas registradas ou marcas comerciais da Autodesk, Inc. e/ou suas
subsidiárias e/ou afiliadas nos EUA e/ou em outros países.
Oscar/Academy Award é marca registrada da Academia de Artes e
Ciências Cinematográficas. Todos os outros nomes de marcas, nomes de
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