381
Segmento de publicidade na Internet foi o que mais cresceu no primeiro semestre de 2011, com faturamento de R$ 12,86 bilhões. A previsão é de que o investimento em publicidade online no Brasil supere R$ 1,5 bilhão ainda este ano
São Paulo, outubro de 2011 – A visão do marketing mudou no decorrer dos anos. De acordo com pesquisa realizada pelo projeto Inter-Meios, a campanha online foi o meio publicitário que mais cresceu no primeiro semestre de 2011. No total, de acordo com o levantamento, a mídia brasileira faturou R$ 12,86 bilhões no primeiro semestre, 2,7% a mais que no mesmo período de 2010, marcado pela Copa do Mundo. A previsão é de que o investimento em publicidade online no Brasil supere R$ 1,5 bilhão ainda este ano. Por este motivo, a Ananke, empresa focada em hosting gerenciado de alta disponibilidade para campanhas de marketing online, aposta em agências de publicidade, produtoras e empresas de desenvolvimento, oferecendo recursos para campanhas.
Com a Internet, as campanhas online conquistaram seu espaço e são consideradas ações indispensáveis por parte das empresas e agências. Ainda, segundo a pesquisa, o crescimento da Internet nos seis primeiros meses do ano foi de 16%, superando todos os outros meios de comunicação. Uma das grandes vantagens de uma campanha na internet é a possibilidade de mensurar resultados e acompanhar retornos com precisão, além de permitir que a ação seja modificada, visando atingir melhores retornos de investimento (ROI).
Para Paulo Piccini, diretor executivo da Ananke, no decorrer dos últimos anos, a Internet se consolidou como uma plataforma poderosa que mudou a forma como são feitos os negócios e as comunicações. “A Internet, como nenhum outro canal de comunicação, deu uma dimensão globalizada para o mundo e se tornou a fonte universal de informação para milhões de pessoas, em casa, na escola e no trabalho”, completa o executivo.
Na pesquisa realizada foi constatado que a TV, por exemplo, cresceu 1,9% e a revista, 3,25%. Já a publicidade em jornal permaneceu praticamente inalterada (0,04%). “A Internet é a ferramenta mais democrática de todos os tempos. Com um investimento muito baixo, qualquer um pode ter uma página web. Desta forma, todo negócio pode atingir seu mercado de forma direta, rápida e econômica, não importando o tamanho ou a localização da empresa”, ressalta Piccini.
Um levantamento feito pela revista Época Negócios, em abril de 2011, revelou que o mercado digital no Brasil passaria dos R$ 50 bilhões. Esse dado salienta ainda mais as vantagens da propaganda online, como interatividade, baixo custo, segmentação, inovação e novas tendências. Hoje o consumidor é multifacetado, consome um pouco de cada mídia, umas com mais intensidades, outras com menos. “Atualmente, o investimento em marketing online é mandatório para quem visa atingir um grande número de expectadores. É praticamente impossível pensar em ações que não envolvam a internet. Seja qual for o negócio, com toda a certeza uma parcela significativa dos consumidores é representada por usuários frequentes da web que acessam a rede mais do que qualquer outra mídia”, finaliza o diretor.
Sobre a Ananke
A Ananke é líder em hosting gerenciado de alta disponibilidade para campanhas de marketing online. Fundada em 2000, têm em seu portfólio de clientes as 30 maiores agências e produtoras do mercado brasileiro como África, AlmapBBDO, DM9DDB, ID\TBWA, LOV, Maya, Ogilvy, Sinc, Sun/MRM, Y&R, WMcCann, Wundermann para a hospedagem de campanhas de empresas como Adidas, C&A, Caixa Econômica Federal, Casas Bahia, Fiat, ImovelWeb, Itaú, Magazine Luiza, Santander, SONY, VIVO, Votorantim, entre outros.