Home Mídia Corporativa ABRINT cobra participação de provedores regionais na infraestrutura definida pelo PGMU-4

ABRINT cobra participação de provedores regionais na infraestrutura definida pelo PGMU-4

por Agência Canal Veiculação
Na audiência pública do PGMU-4, em Brasília, ABRINT defende regulamentação do acesso de provedores regionais em backhaus de fibras ópticas

 

Para Erich Rodrigues, dirigente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), a revisão do Plano Geral de Metas de Unificação (PGMU), debatida hoje em Brasília, deve esclarecer as condições de acesso de prestadoras à infraestrutura em fibra óptica a ser instalada, de acordo com a revisão das obrigações das concessionárias.

“As políticas públicas de telecomunicações e internet devem considerar os provedores independentes, que têm capacidade de garantir a capilaridade da internet no país”, afirma o dirigente.

Durante a audiência, que aconteceu na sede da ANATEL, a ABRINT lembrou que metas estabelecidas anteriormente pelo PGMU não foram atendidas integralmente, principalmente no que diz respeito ao compartilhamento da infraestrutura instalada.

Erich sugeriu na audiência que o Tribunal de Contas da União acompanhe a implantação das metas que serão definidas no PGMU-4, atentos para que a infraestrutura seja compartilhada com as demais prestadoras. O dirigente lembra que o PGMU-4 rege metas definidas na concessão dos serviços e que, portanto, trata-se de patrimônio da sociedade.

 

No primeiro semestre deste ano, a ABRINT apresentou ao Ministério das Comunicações um planejamento de investimento em redes de fibra óptica. Os empresários deste setor reivindicam acesso a linhas de financiamento em condições equânimes às aplicadas para as grandes operadoras. Concluiu que são necessários R$ 9 bilhões para implantar redes de fibra óptica para atender 20 milhões de pessoas em todas as regiões do país.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações