A WD, anunciou hoje o início da comercialização das primeiras unidades de disco do mundo com formato de 2,5’’ e apenas 5 mm de espessura bem como unidades híbridas no mesmo formato que conjugam tecnologia mecânica e SSD (Solid State Hybrid Drives ou SSHD). Esta nova família de unidades de discos UltraSlim destina-se a ser integrada em dispositivos ultra finos de nova geração bem como para utilização em espaços extremamente confinados e nos quais não seja possível usar qualquer outro tipo de disco.
Com capacidades de 500 GB bem como modelos que integram tecnologia híbrida SSHD de alto desempenho, esta nova linha de produtos ultra finos da WD vem ajudar a evitar os compromissos que normalmente os projetistas de sistemas têm de fazer em termos de equilibrar capacidade, tamanho físico e desempenho.
A WD projetou as novas unidades WD Blue e WD Black de 5 mm de forma a oferecer novos níveis de portabilidade nos dispositivos.
Os novos discos destinam-se a aumentar a capacidade de armazenamento interno ao mesmo tempo que podem ser integradas em espaços físicos muito mais reduzidos. Além disso, quanto mais fino e mais portátil é o dispositivo, mais vulnerável se torna o disco rígido ao stress induzido pelo usuário.
Disponível a partir de hoje para distribuidores industriais e clientes OEM com capacidades de 500 GB, o disco WD Blue de 2,5’’ e 5 mm de espessura, (modelo WD5000MPCK) tem um preço recomendado de 89 dólares e está coberto por uma garantia limitada de dois anos. Não fomos informados sobre a sua entrada no mercado brasileiro.