Home Lançamentos Switche D-Link DXS-3610 para provedores e datacenters

Switche D-Link DXS-3610 para provedores e datacenters

por Paulo Fernandes Maciel

Switches para provedores e datacenters: conheça o switch D-Link DXS-3610-54S com MPLS

Para um provedor, um switch serve como um controlador, permitindo que os dispositivos em rede possam conversar uns com os outros de forma eficiente. Mas, para os datacenters, qual é a solução mais recomendada e eficiente hoje? a D-Link traz os Switches DXS-3610 para melhorar a eficiência nestas situações.


Contar com um switch de alta capacidade possibilita a sustentação de infraestruturas de redes complexas, como datacenters, aplicações empresariais e de campus. Em redes maiores, os switches costumam ser usados como uma forma de descarregar o tráfego para fins analíticos. Isso pode ser importante para a segurança e integridade. A razão pela qual o switch é tão poderoso, é devido a uma tecnologia chamada Packet Switching. Quando um dispositivo envia um pacote de dados ao switch, ele pode determinar onde está o destino pretendido do pacote e enviá-lo apenas para esse dispositivo. Em comparação, os hubs de rede enviam os pacotes indiscriminadamente para todos os dispositivos conectados.

Switches DXS-3610

O lançamento

Recentemente, a D-Link lançou a linha DXS-3610 Series cujos modelos de switches permitem o empilhamento físico de aparelhos da linha para criar uma estrutura mais robusta. Os Switches DXS-3610 são compatíveis com arquitetura de rede habilitada para SDN para implantação em datacenters de alto desempenho, aplicações empresariais e de áreas de estudo. Os módulos de PSU e ventilador com troca a quente com recursos de compartilhamento de carga reduzem significativamente o tempo de inatividade da rede e o consumo de energia. Ele também pode ser empilhável em até 12 unidades e suporta alta densidade.

Já tem no Brasil

Já disponível no Brasil, o modelo DXS-3610-54S possui capacidade de Switching de alto desempenho de até 2,16 Tbps com taxas de encaminhamento de até 1607 Mpps. Além disso, ele conta com um ventilador modular, que fornece redundância N + 1 para o sistema. Os módulos de energia dupla permitem que as cargas de energia sejam distribuídas perfeitamente entre os módulos, resultando em eficiência e durabilidade do produto.

Sobre os Switches DXS-3610

O DXS-3610-54S está equipado com 48 portas 10G SFP + fixas e 6 portas QSFP28 100G fixas. As portas 100G permitem configurações de uplink ou empilhamento, dependendo das necessidades do seu sistema, sendo um modelo útil e eficiente por ser altamente escalável, permitir a transferência veloz de dados, além de reduzir significativamente o tempo de inatividade da rede e o consumo de energia. A altura 1U e o fluxo de ar da frente para trás tornam o DXS-3610-54S adequado para ambientes de rede de agregação empresarial e de campus.

O DXS-3610-54S possui capacidade de comutação Ethernet 10G de alto desempenho de até 2,16 Tbps com taxas de encaminhamento de até 1607 Mpps.

Alimentação dos Switches DXS-3610

Este switch possui fontes de alimentação hot-swap e bandejas de ventiladores para fornecer uma arquitetura redundante e de alta disponibilidade. O design de energia modular permite que os administradores de rede usem fontes de energia AC ou DC para máxima flexibilidade de implantação. Ao usar dois módulos de energia, a carga de energia é distribuída, estendendo a vida útil dos módulos. O DXS-3610-54S também possui um design de reserva de ventilador modular, fornecendo redundância N + 1 para o sistema. Como proteção contra falha do ventilador ou aumento de temperatura, os ventiladores inteligentes ajustam automaticamente sua velocidade.

Variedade de camadas

A imagem padrão (SI) apresenta uma ampla variedade de camada 2, VLAN, multicast, qualidade de serviço (QoS), segurança, data center e protocolos de roteamento estático, incluindo RIP, VRRP e OSPF. A Enhanced Image (EI) apresenta roteamento IPv4 / v6 abrangente, incluindo recursos de multicast BGP e L3, como IGMP, MLD, PIM-DM, SM, SDM, SSM e DVMRP. A Enhanced Image (EI) também oferece suporte a L2 / L3 MPLS VPN, que permite que o DXS-3610-54S seja implantado como o roteador central de um ambiente corporativo ou como um switch de agregação em um ambiente MPLS.

O recurso Switch Resource Management (SRM) permite que o tamanho da tabela de hardware seja ajustado dinamicamente, para que as funções do switch possam ser otimizadas com base no uso do switch. Existem 3 modos: Modo IP, Modo LAN e Modo VPN L2. Esses modos modificam o tamanho das tabelas das camadas 2 e 3 para otimizar a eficiência.

Suportação à redes

Ao suportar rede definida por software (SDN), o DXS-3610-54S oferece aos provedores de internet mais flexibilidade e controle, fornecendo novas maneiras de projetar, construir e gerenciar suas redes. Como uma abordagem simplificada para gerenciamento de rede, SDN separa o plano de controle do plano de dados, onde o plano de controle gerencia a infraestrutura utilizando protocolos abertos como o OpenFlow. O DXS-3610-54S com SDN pode ajudar a construir redes ágeis gerenciadas centralmente, abstrair recursos de nuvem e simplificar as operações de rede.

Tecnologias de redundância

Além do tradicional Spanning Tree Protocol (STP), Rapid Spanning Tree Protocol (RSTP) e Multiple Spanning Tree Protocol (MSTP), o DXS-3610-54S também suporta tecnologias avançadas de redundância de failover Ethernet, como Ethernet Ring Protection Switching (ERPS) e FlexLink. ERPS fornece failover de nível de milissegundo em uma topologia em anel, enquanto FlexLink oferece failover de link em portas de switch designadas, fornecendo redundância de link sem STP ou LBD.

O switch ainda oferece um conjunto completo de recursos de segurança; incluindo listas de controle de acesso (ACLs) multicamadas e autenticação de usuário 802.1X via TACACS + e RADIUS. O DXS-3610-54S também oferece amplo suporte VLAN; incluindo GVRP e 802.1Q VLAN para aumentar a segurança e o desempenho. Um conjunto robusto de recursos de QoS ajuda a garantir que serviços de rede críticos; tais como voz sobre IP e videoconferências, tenham alta prioridade na rede. O D-Link Safeguard Engine aumenta a confiabilidade, facilidade de manutenção e disponibilidade dos switches; evitando assim a inundação de tráfego causada por ataques maliciosos.

Os Switches DXS-3610-54S utilizam o utilitário D-Link Network Assistant (DNA); que é um CLI padrão da indústria com uma interface de gerenciamento intuitiva baseada na web que permite aos administradores; configurar e gerenciar remotamente suas redes. O suporte para SNMP permite o gerenciamento centralizado de um grande número de dispositivos; e ainda o gerenciamento fora de banda está disponível por meio de uma porta de console dedicada.

Gerenciação e autoconfiguração nos Switches DXS-3610

O DXS-3610-54S pode ser gerenciado através da porta de console RJ-45, sem nenhuma conexão adicional; isso enquanto a porta USB Tipo A pode se conectar a dispositivos de armazenamento para salvar Logs; além das definições de configuração e imagens de firmware.

Os recursos de autoconfiguração e imagem automática de DHCP permitem a implantação de vários switches automaticamente; assim economizando custos para implantação em massa. O DXS-3610-54S emprega recursos essenciais do OpenFlow 1.3; permitindo que o switch seja gerenciado por meio de um controlador OpenFlow.

Utilizar switches da linha DXS-3610 permite que o provedor alavanque a eficiência da rede; isso através de uma estrutura confiável, forte e que alcança a velocidade necessária em datacenters e empresas

Você também pode gostar

Deixe um Comentário