Salto quântico: três em cada cinco empresas já exploram a IA quântica, segundo pesquisa do SAS divulgada no SAS INNOVATE
SAS INNOVATE, ORLANDO, Flórida (8 de maio de 2025) – A computação quântica e as tecnologias relacionadas a ela, como a IA quântica, são apontadas como a próxima grande onda depois da IA. Uma pesquisa global, com 500 líderes empresariais de todos os setores, constatou que o interesse por computação quântica é muito alto – mais de 60% dos entrevistados afirmam que estão ativamente investindo ou explorando oportunidades em IA quântica.
No entanto, esses executivos também citaram barreiras cruciais para a adoção da IA quântica. Entre as principais preocupações estão o alto custo (38%), a falta de compreensão ou conhecimento (35%) e a incerteza quanto aos usos práticos no mundo real (31%). Os resultados do estudo indicam que, embora haja um interesse crescente pela IA quântica, as organizações precisam de um roadmap e plano de ação claro para aproveitá-la ao máximo.

SAS está transformando a pesquisa quântica em um processo simples e intuitivo para organizações com desafios complexos de dados
É aí que o SAS, líder em dados e IA, pode ajudar. Por meio de projetos-piloto com clientes, pesquisa em IA quântica e colaboração com líderes em computação quântica, o SAS visa orientar as empresas na aplicação de tecnologias quânticas em suas organizações.
O objetivo do SAS é tornar a quântica compreensível e acessível para um público mais amplo, permitindo que obtenham valor de forma mais rápida sem a necessidade de entender o complexo mercado quântico ou a física por trás da tecnologia.
“Durante décadas, o SAS contribuiu para que organizações de diversos setores encontrassem as melhores respostas e aprimorassem decisões de negócios usando dados e IA. Com o surgimento das tecnologias quânticas, as empresas podem analisar um volume de dados sem precedentes e encontrar respostas extremamente rápidas para questões muito complexas que envolvem inúmeras variáveis”, afirma Bill Wisotsky, Arquiteto Quântico Principal do SAS. “Nosso objetivo é tornar a pesquisa quântica simples e intuitiva para os nossos clientes e ajudá-los a aplicá-la em seus negócios”.
Colaboração com as principais empresas do mercado
Uma renomada empresa de bens de consumo vem trabalhando junto com o SAS em uma prova de conceito relacionada à otimização híbrida quântica-clássica, usando quantum annealing e os métodos clássicos de otimização do SAS.
A empresa é uma das inúmeras organizações com as quais o SAS vem colaborando para aplicar dados e IA a desafios de negócios complexos e alta demanda computacional. A IA quântica e os modelos avançados podem se beneficiar do aumento significativo de velocidade e da capacidade de expressão dos computadores quânticos.
As pesquisas atuais sobre computação quântica e IA quântica são extremamente complexas, às vezes confusas e, frequentemente, envoltas em exageros. Além disso, muitos preveem que a adoção generalizada da tecnologia quântica ainda está longe de acontecer.

Contudo, o SAS já atua em problemas do mundo real ao aplicar arquiteturas híbridas, que incluem tanto a computação quântica quanto a tradicional (também conhecida como clássica), e vem trabalhando com grandes empresas na exploração de soluções inovadoras para desafios de negócios.
Pesquisa sobre IA quântica
A IA quântica combina a computação quântica e a inteligência artificial no desenvolvimento de novos algoritmos, modelos e sistemas capazes de processar dados complexos, treinar modelos complicados de machine learning e resolver problemas considerados desafiadores ou impossíveis para os computadores tradicionais. Os pesquisadores do SAS concentram-se nos principais setores que poderão se beneficiar da velocidade e da escalabilidade da IA quântica, incluindo ciências da vida para aprimorar a descoberta de medicamentos, serviços financeiros para uma melhor gestão de riscos, e manufatura visando o desenvolvimento de materiais e otimização de processos.
Colaboração com líderes do setor
O SAS também colabora com organizações líderes em computação quântica. Essas empresas e suas tecnologias complementam a inovação e o foco do SAS na aplicação de IA quântica e analytics para resolver grandes desafios de negócios.
Atualmente, o SAS trabalha em colaboração com:
D-Wave Quantum Inc. (NYSE: QBTS) – líder no desenvolvimento e fornecimento de sistemas de quantum annealing, a D-Wave é uma das primeiras fornecedoras comerciais de computadores quânticos do mundo. Sua missão é ajudar clientes a perceberem, hoje, o valor da quântica. O SAS está aproveitando a tecnologia da D-Wave em sua própria pesquisa, assim como em projetos com clientes.
IBM – líder em computação quântica supercondutora. O SAS é membro da IBM Quantum Network e tem como objetivo acelerar a integração quântica para resolver problemas desafiadores usando uma metodologia híbrida entre computação clássica e quântica.
QuEra Computing Inc. – líder em computação quântica de átomo neutro. O SAS é membro do QuEra Quantum Alliance Partner Program, que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento, a implementação e o uso de computadores quânticos de átomo neutro para resolver os problemas computacionais mais desafiadores do mundo.
O SAS também vem testando o uso de componentes de IA quântica em algumas de suas tecnologias mais recentes. Um exemplo, é o experimento, conduzido pela empresa, que integrou a tecnologia de quantum annealing SAS® Viya® Workbench – um ambiente de computação self-service e sob demanda para a preparação de dados, análise exploratória e desenvolvimento de modelos de IA.
No futuro, o SAS planeja disponibilizar algumas formas para os desenvolvedores experimentarem a IA quântica em ferramentas como o SAS Viya Workbench, parte da sua principal plataforma de dados e IA.
Pesquisa global divulgada no SAS INNOVATE 2025
Em abril, o SAS realizou um levantamento global com gestores de negócios em cinco países: China, França, México, Reino Unido e EUA. Esses executivos representam diversos setores, incluindo saúde, ciências da vida, manufatura, varejo, governo e bancos.
O estudo constatou que mais de 70% dos entrevistados têm um nível alto ou moderado de conhecimento do conceito de IA quântica. E, para eles, as funções de negócios com maior potencial de aplicação da IA quântica são relacionadas à análise de dados e machine learning (48%), pesquisa e desenvolvimento (41%), segurança cibernética (35%), cadeia de suprimentos e logística (31%), finanças e gestão de riscos (26%) e marketing (20%).
Os participantes também mencionaram a falta de pessoal treinado (31%) e a falta de diretrizes regulatórias claras (26%) como barreiras críticas para a adoção da IA quântica.
Serviço:
SAS INNOVATE 2025
Quando: de 06 a 09/ 05/ 2025
Onde: Orlando Flórida