Siemens lança Operations Copilot com IA para robôs industriais e acelera a revolução da produção autônoma
A Siemens acaba de anunciar, durante a feira automatica 2025, um avanço significativo na produção autônoma com a integração de inteligência artificial generativa e robótica em veículos guiados automatizados (AGVs) e robôs móveis autônomos (AMRs). A novidade inclui o Operations Copilot, um copiloto industrial com IA que permite configurar e operar frotas de robôs móveis de forma intuitiva, além de uma nova solução de segurança baseada em software chamada Safe Velocity.
Operations Copilot interage com agentes físicos de IA
Na automatica, a principal feira de automação e robótica, a Siemens está anunciando planos para integrar seu Operations Copilot em sistemas de transporte sem motorista e robôs móveis. O Operations Copilot é um copiloto industrial para operação e manutenção de máquinas.
À medida que os robôs de transporte móvel operam cada vez mais como agentes físicos autônomos alimentados por inteligência artificial (IA), o Operations Copilot servirá como uma interface de usuário para humanos. Por meio dessa interface baseada em agente, os usuários poderão configurar robôs móveis autônomos (AMRs) e veículos guiados automatizados (AGVs), atribuindo-lhes tarefas como transportar materiais e mercadorias pelo chão de fábrica. Este é mais um bloco de construção para automatizar a automação em uma fábrica com a ajuda da IA generativa.

Expansão do Operations Copilot com agentes de IA para sistemas de transporte autônomos. Crédito: Siemens
O Operations Copilot será aprimorado com agentes para AMRs e AGVs
Em uma próxima etapa, a Siemens planeja expandir os recursos do Operations Copilot, introduzindo agentes de IA desenvolvidos especificamente para uso com AMRs e AGVs.
Esses agentes apoiam tanto o comissionamento quanto a operação de veículos individuais e frotas inteiras. O comissionamento, em particular, é um processo complexo e demorado: os AGVs precisam ser integrados à infraestrutura de TI e TO existente da fábrica e configurados para condições específicas, como rotas e estações de transferência.
Para agilizar essa tarefa, os engenheiros podem contar com o Operations Copilot: ele aproveita os sensores e câmeras dos AGVs para gerar uma compreensão detalhada de seu ambiente. O Operations Copilot pode acessar toda a documentação técnica relevante dos componentes instalados e recuperar dados do sistema em tempo real por meio de sua interface de agente. Isso permite que engenheiros e operadores de comissionamento trabalhem com mais eficiência, resolvam problemas mais rapidamente e garantam uma implantação rápida.
Operations Copilot interage com agentes físicos de IA
“Ao integrar agentes de IA físicos e virtuais em nosso Operations Copilot, estamos desbloqueando uma nova dimensão de interação entre humanos, robótica e IA”, disse Rainer Brehm, CEO da Factory Automation da Siemens. “Isso permite que nossos clientes implantem sistemas de transporte autônomos mais rapidamente, operem-nos com eficiência e aumentem a segurança – aproximando-nos de uma fábrica totalmente autônoma”.
O novo software Safe Velocity aumenta a segurança no chão de fábrica
Os AGVs são equipados com tecnologias de navegação e sensores, que permitem que eles se movam com segurança e confiabilidade através de ambientes de produção e intralogística – sem intervenção humana direta. Quando pessoas ou objetos aparecem em seu caminho, os AGVs automaticamente diminuem a velocidade, param ou contornam esses obstáculos. A nova solução de software da Siemens, Safe Velocity, permite o monitoramento à prova de falhas da velocidade do veículo, o que permite que os campos de proteção dos scanners a laser de segurança sejam ajustados dinamicamente em tempo real.
Visão: Sistemas multiagentes com componentes de IA físicos e virtuais para sistemas de transporte autônomos e robôs móveis
O software certificado pela TÜV é compatível com o hardware e software de uma variedade de fabricantes de AGV e aprimora os sistemas de segurança existentes para atender aos rigorosos padrões de segurança industrial. O Safe Velocity reduz a necessidade de hardware de segurança adicional. Isso simplifica a arquitetura do sistema, economiza espaço valioso no veículo, reduz a complexidade da engenharia e minimiza os requisitos de cabeamento – sem comprometer a segurança funcional.
Nova solução de segurança baseada no software Safe Velocity
No futuro, o Operations Copilot interagirá com agentes de IA, como o Safe Velocity, para analisar dados direcionados de scanners a laser de segurança e monitorar a velocidade dos AGVs. O agente virtual Safe Velocity supervisiona veículos autônomos e pode cooperar com outros agentes projetados para aplicações AGV e AMR. Dessa forma, a Siemens está construindo um sistema multiagente em que o Operations Copilot orquestra componentes de IA físicos e virtuais, permitindo interações perfeitas e integração mais profunda entre os mundos real e digital.
A Siemens mostra como a IA e a robótica já estão transformando a automação – e oferece um vislumbre dos desenvolvimentos futuros – na automatica em Munique de 24 a 27 de junho de 2025.
Mais informações sobre a Siemens automatica 2025 em www.siemens.com/automatica
A Siemens Brasil
A Siemens Brasil iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País.
Ao longo de sua história, a empresa contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura brasileira, com um portfólio de tecnologias inovadoras que capacita seus clientes a acelerarem sua própria transformação digital e a alcançarem maior sustentabilidade.
Além disso, oferece serviços financeiros, gestão imobiliária corporativa e serviços de negócios indiretos.
O grupo Siemens
O Grupo Siemens é formado pela Siemens Brasil, Siemens Healthineers e Mobility e está presente em praticamente todo o território nacional. Conta atualmente com sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento, com o SITRAIN – Centro de excelência para clientes do setor industrial -, além do Digital Experience Center (DEX), um ambiente que permite uma experiência imersiva pelo ecossistema de soluções e serviços da companhia. Para mais informações acesse: www.siemens.com.br ou nosso Relatório Institucional e ESG.
Este comunicado de imprensa, bem como fotos de imprensa / material adicional estão disponíveis em Link