Home Lançamentos Novos processadores INTEL Xeon Phi ‘Knights Landing’

Novos processadores INTEL Xeon Phi ‘Knights Landing’

por Plantão da Redação

Intel anuncia detalhes da próxima geração de seus processadores Intel Xeon Phi

De codinome Knights Landing, ela conta com o Intel Omni Scale Fabric integrado para fornecer até 3 vezes o desempenho da geração anterior com menor consumo

 

 

A Intel anunciou detalhes da sua próxima geração de processadores Intel Xeon Phi, de codinome Knights Landing.

Eles incluem um novo material de alta velocidade, que será integrado ao pacote, e uma memória com alta largura de banda, também no pacote, que prometem acelerar o ritmo das descobertas científicas. Os atuais materiais e memórias disponíveis como componentes discretos em servidores estão limitando o desempenho e a densidade dos supercomputadores.

Chamado de Intel Omni Scale Fabric, o novo produto foi projetado para atender aos requisitos das próximas gerações de computadores de alto desempenho (HPC, na sigla em inglês). Ele será integrado à próxima geração dos processadores Intel Xeon Phi, bem como aos processadores Intel Xeon. Essa integração, juntamente com a arquitetura otimizada para HPC do material, foi projetada para atender aos requisitos de desempenho, escalabilidade, confiabilidade, consumo e densidade de futuras implantações HPC.

“A Intel está recriando o building block fundamental dos sistemas HPC ao integrar o Intel Omni Scale Fabric ao Knights Landing, o que representa uma inflexão e um marco significativos para a indústria HPC”, declarou Charles Wuischpard, Vice-Presidente e Gerente Geral de Workstations e HPC da Intel.

O Knights Landing estará disponível como um processador independente montado diretamente no soquete da placa-mãe, bem como em uma opção de cartão baseado no padrão PCIe. Ele também incluirá uma memória no pacote com largura de banda de 16 GB no lançamento para fornecer uma largura cinco vezes melhor do que a memória DDR4, uma eficiência no consumo de energia cinco vezes melhor e uma densidade três vezes melhor do que a atual memória baseada na GDDR. Quando combinada com o Intel Omni Scale Fabric, a memória permite que o Knights Landing seja instalado como um building block computacional independente, economizando espaço e energia ao reduzir o número de componentes.

Equipado com mais de 60 núcleos baseados na arquitetura Silvermont modificados para a HPC, o Knights Landing deve fornecer mais de 3 TFLOPS de desempenho de dupla precisão e três vezes o desempenho single-threaded em comparação a geração anterior. Como um processador independente para servidores, o Knights Landing oferecerá suporte para memória DDR4 comparável em capacidade e largura de banda às plataformas baseadas no processador Intel Xeon, permitindo que os aplicativos tenham uma capacidade de memória muito maior. O Knights Landing terá compatibilidade binária com os processadores Intel Xeon, facilitando para os desenvolvedores a reutilização da imensa quantidade de códigos existentes.

Os processadores Knights Landing estão programados para equipar sistemas comerciais no segundo semestre de 2015.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações