Microsoft anuncia o Maia 200: chip de aceleração de IA de próxima geração
Hoje, 26 de janeiro, a Microsoft anunciou o lançamento do Maia 200, o seu acelerador de IA de próxima geração construído para a era da IA de raciocínio.
O Chip faz parte da nossa infraestrutura heterogênea de IA e atenderá a múltiplos modelos, incluindo os mais recentes modelos GPT-5.2 da OpenAI, proporcionando uma vantagem de desempenho por dólar investido para o Microsoft Foundry e o Microsoft 365 Copilot.
A equipe de Superinteligência da Microsoft usará o Maia 200 para geração de dados sintéticos e aprendizado por reforço, a fim de aprimorar os modelos internos de última geração. Para casos de uso de pipelines de dados sintéticos, o design exclusivo do Maia 200 ajuda a acelerar a geração e a filtragem de dados de alta qualidade e específicos do domínio, alimentando o treinamento subsequente com sinais mais recentes e direcionados.

• O Maia 200 oferece desempenho líder na indústria e vantagens significativas de custo.
O chip Maia entrega mais de 10 PFLOPS em precisão de 4 bits (FP4) e cerca de 5 PFLOPS de desempenho em 8 bits (FP8). Na prática, um nó Maia 200 pode rodar facilmente os maiores modelos atuais, com ampla margem para modelos ainda maiores no futuro.
Confira o vídeo:
Isso significa que o chip tem desempenho FP4 três vezes maior que o Amazon Trainium de terceira geração e desempenho FP8 superior ao TPU de sétima geração do Google.
• O Maia já está em operação na região de datacenter US Central, nos EUA, da Microsoft.
o Os primeiros sistemas já estão impulsionando novos modelos da equipe da Microsoft Superintelligence, acelerando projetos da Microsoft Foundry e dando suporte ao Microsoft Copilot.
• O modelo integrado da Microsoft — silício + modelos + aplicativos — cria uma vantagem competitiva única.
Como a Microsoft opera algumas das cargas de trabalho de IA mais exigentes do mundo, ela pode alinhar de forma precisa o design do silício, o desenvolvimento dos modelos e a otimização dos aplicativos.