A Gigabyte acabou surpreendendo alguns canais e até mesmo algumas fontes que são diretamente ligadas ao fabricante ao anunciar a nova versão do seu dissipador proprietário com design patenteado Windforce, desta vez deixando mostrar um protótipo do que será a nova versão que será chamado de Windforce 450W, o que é de se presumir que será capaz de lidar com até 450 watts de TDP.
É de se esperar também que o WINDFORCE 450W será o nome do novo sistema de arrefecimento que a empresa Gigabyte usará em suas futuras placas de vídeo topo de linha. Graças ao pessoal do Computerbase algumas imagens e slides foram mencionandos em seu fórum, assim também compartilhando algumas imagens que mostram o imenso dissipador em uma GeForce GTX Titan.
Ao que reparamos nas fotos, o sistema de arrefecimento WINDFORCE 450W é formado por dois blocos de alumínio unidos por vários heatpipes (provavelmente ser acima de 4 deles de grosso calibre – as fotos não mostram) de cobre supostamente projetos para aumentas a eficiência da refrigeração em 35% . Ele continuará fazendo uso de três poderosa FANs .
O “450W” a partir do nome, é porque pode ser utilizado com este máximo TDP das VGAs conforme mencionamos logo acima. Os testes mostraram uma temperatura de 95 graus para a GeForce GTX Titan a frequências de 993 MHz (837 MHz em relação ao de referência) com os ventiladores trabalhando em 50% da sua rotação máxima, enquanto que o modelo de referência produz a mesma temperatura, mas faz frequência de referência e uma velocidade de rotação de 100%.Então WINDFORCE 450W Gigabyte oferece uma redução de até 34% pelas temperaturas, sendo 21% mais silencioso que o modelo de referência. E estes dados já são certos e dados como oficiais, uma bela conquista e um belo resultado do trabalho da equipe.
A GeForce GTX Titan foi usada apenas para demonstração, mas a empresa vai lançar uma versão da ‘toda poderosa’ com este sistema, porém não se sabe a data.