A Samsung lançou na noite de hoje no Brasil o smartphone Galaxy S III, sucessor dos Galaxies I e II, que segundo a empresa já venderam mais de 50 milhões de unidades no mundo. O novo Galaxy tem um processador ARM com o sistema quadcore da Samsung, além de uma potente unidade de processamento de vídeo e gráficos.
Com 1GB de memória e armazenamento de 16, 32 ou 64GB (expansíveis a 12GB via cartões microSD), o novo smartphone vem com o sistema operacional Android 4.04 e interface TouchWiz, completamente movida a toque. A conectividade por aqui, por enquanto pelo menos, é 3G e 3G turbinado (HSPA+, na sigla em inglês). E o serviço de nuvem Dropbox oferece mais 50GB de espaço aos usuários do novo telefone ao longo de dois anos. No Brasil, inicialmente será vendida a versão com 16GB, expansível via cartões a 64GB.
Segundo Michel Piestun, vice-presidente de Telecomunicações da Samsung, a bateria do S III é 30% mais eficaz que a do antecessor, e ele já foi encomendado por 300 operadoras em 140 países.
— Já temos mais de 9 milhões de aparelhos encomendados na pré-venda — diz Piestun. — Os Galaxy vendidos no Brasil serão produzidos em nossas fábricas de Campinas e Manaus.
Entre as funções mais interessantes do smartphone, está a ligação batizada como Direct Call. Funciona assim: se você estiver com um SMS de alguém exibido na tela, bastará levar o S III ao ouvido que ele ligará automaticamente para o autor da mensagem. O telefone também permite tocar vídeo simultaneamente a outras atividades na tela e tem o primeiro concorrente relativamente respeitável do Siri, o sistema de comandos de voz do iPhone 4S. Chama-se S-Voice e apresenta entre suas vantagens a possibilidade de abrir funções com a voz, como a câmera e o tocador de MP3. Segundo Piestun, o sistema ainda está sendo adaptado para o português.
A câmera principal tem 8MP e funções como Best Photo (que escolhe a melhor imagem de uma sequência tirada na hora) e Buddy Photo Share, que permite marcar um amigo na imagem com um toque, para o aparelho passar a identificá-lo nas fotos posteriores, e em seguida enviar a foto para seu e-mail.
E mesmo a câmera frontal, tradicionalmente mais limitada (1,9MP) conta com uma função de rastreamento de olhos que detecta se o usuário está usando o smartphone ou não. No segundo caso, a tela entra em modo de espera, economizando energia. Com tela AMOLED de 4,8 polegadas e espessura de 8,6 milímietros, o Galaxy S III tem preço lá fora de US$ 760. No Brasil, o preço sugerido será de R$ 2.099.
As vendas se iniciam hoje em São Paulo e no resto do país no dia 11 de junho.