BenQ lança monitor gamer com taxa de atualização de 100 a 144 Hertz e tempo de resposta de 1 milissegundo
XL2420Z é equipado com tecnologia que melhora o foco em jogos de tiros e tela sem cintilação de imagem que reduz a fadiga ocular
A BenQ, empresa global que atua nos segmentos de monitores, projetores, câmeras digitais e filmadoras, anuncia a chegada do monitor XL2420Z com display de 24 polegadas, resolução Full HD (1920 x 1080; 1080p) ao país. Para garantir imagens perfeitas, sem LAG (atraso nas imagens) que causam grandes estresses, a tela possui taxa de atualização ajustável de 100Hz até 144Hz, taxa de contraste estático de 1000:1 e tempo de resposta de 1ms.
Marcelo Café, diretor comercial da BenQ, conta que o XL2420Z incorpora as tecnologias Motion Blur Reduction, GROM (Gaming Refresh Optimization Management) e ainda conta com tela flicker-free (sem cintilação). “Enquanto o Motion Blur é a tecnologia da BenQ que melhora o foco em jogos shooters, proporcionando mais precisão nos tiros, o GROM traz diferentes resoluções que atingem as melhores taxas de atualização durante as partidas”, explica.
Já o flicker-free traz alívio para a visão dos jogadores, pois elimina a cintilação em todos os níveis de brilho. ”Isso efetivamente reduz a fadiga ocular e eleva o desempenho dos jogadores em função de um maior conforto visual, mesmo para gamers que encaram longas horas de ação”, disse Marcelo Café.
Para Kim “Gigante” Gutman, jogador profissional de League Of Legends, integrante do Team AWP e considerado um dos melhores “suportes” (categoria do personagem) do Brasil, os monitores da BenQ são sinônimos de excelência e por isso são utilizados nas maiores competições de e-Sports no mundo. “A nitidez da imagem é algo impressionante e faz muita diferença já que tudo fica mais claro. Por ser um monitor pensado para gamers, facilita a percepção do que acontece na tela e melhora o desempenho in-game dos usuários”, afirmou o Gigante.
3 razões para escolher um monitor especialmente criado para games
Café destaca Tempo de resposta, Taxa de atualização e Resolução como as 3 principais razões para se optar por um monitor gamer. ”Não adianta ter uma GPU (Unidade de Processamento Gráfico) potente sem um monitor que suporte a nova geração de jogos, como por exemplo, os títulos em 4k (resolução Ultra HD)”, comenta o executivo.
O tempo de resposta é, literalmente, o período de tempo que o monitor leva para exibir a imagem do game. A demora em reproduzir a imagem que já foi processada pelo computador prejudica o desempenho do jogador, uma vez que uma tela com taxas altas de retorno pode ser a responsável por imagens com borrões e fantasmas.
A taxa de atualização anda lado a lado com o tempo de resposta. Esses recursos funcionam, praticamente, de mãos dadas, um complementando a qualidade do outro. Como o seu nome mesmo sugere, trata da capacidade do monitor de atualizar as informações na tela. A maioria dos monitores conta com uma taxa de 60 Hz, um tempo de atualização considerado muito bom. O novo monitor da BenQ jogou esse número lá pra cima, de 100 a 144 Hz.
Já a resolução é fundamental para exibir imagens em alta definição. Ela é medida pelo número de pixels que o seu equipamento é capaz de exibir na tela. Quanto maior for esse número, mais detalhadas serão as imagens. Como nos games qualquer pequeno acontecimento pode fazer toda a diferença, o mínimo que o monitor deve mostrar é 1920×1080, o popularmente conhecido como FullHD.
O novo monitor inclui o S Switch – um tipo de interface de controle que pode ser conectada ao monitor para permitir que o usuário alterne facilmente entre diferentes perfis de telas (presets) em tempo real durante as partidas.
As opções de conectividade do XL2420Z incluem portas HDMI, DVI, D-Sub e DisplayPort 1.2. Além disso, ele também traz um hub USB.
Preço e onde encontrar
O modelo de 24 polegadas pode ser encontrado nas lojas online pelo Preço sugerido: R$1.599,00 para usuário final.
Sobre a BenQ
O BenQ Group está presente em todo o mundo e possui escritórios na América Latina (Brasil e México) e nos principais países da Ásia, Europa e África. A empresa atua nos segmentos de monitores, projetores, câmeras digitais e filmadoras – todas as linhas são fruto de tecnologia própria, desenvolvida nos laboratórios da BenQ. A empresa possui escritórios, fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento em Taiwan, China, Austrália, Índia e Brasil. Emprega mais de 14 mil colaboradores distribuídos em 40 países.