- O programa Automation Extended ajuda as indústrias a modernizar os sistemas de controle distribuído sem interrupções, com base nas plataformas comprovadas da ABB e protegendo os investimentos existentes
- Um ecossistema de automação moderno, aberto e modular permite análises avançadas, integração da IA e IoT, permitindo que as tecnologias sejam adotadas no ritmo dos clientes, sem risco operacional
- Uma arquitetura no estilo ‘separation-of-concerns’ protege o controle central, permitindo que novos recursos digitais sejam implementados em escala, sem afetar as operações de missão crítica
A ABB lançou seu programa Automation Extended, uma evolução estratégica de seus sistemas de controle distribuído (DCS), projetado para ajudar as indústrias a se modernizarem sem interrupções. Com base na liderança de longa data da ABB com a maior base instalada de DCS do mundo e sua visão em automação de processos, o Automation Extended descreve como os recursos de automação futuros podem ser introduzidos progressivamente – preservando a integridade do sistema e, ao mesmo tempo, permitindo a flexibilidade, escalabilidade e eficiência necessárias para a próxima era de operações industriais.
Atualmente, as operações industriais enfrentam mercados voláteis, desafios de segurança cibernética, pressões regulatórias e uma força de trabalho em rápida mudança. O Automation Extended da ABB aborda essas realidades, permitindo inovação com agilidade e ritmo, sem interromper a produção, oferecendo suporte a análises avançadas e integração de IoT e simplificando as operações para diversos níveis de habilidade.
O Automation Extended terá um impacto positivo na evolução das tecnologias da ABB atualmente ativas na indústria metalúrgica, incluindo ABB Ability™ Manufacturing Operations Management for Metals, ABB Ability™ Data Analytics Platform for Metals, Advanced Process Control (APC), Advanced Performance Management e ABB Ability™ Connected Worker technologies. A equipe de especialistas em tecnologia da indústria tem como objetivo proporcionar maior resiliência aos clientes e crescimento em segurança, produtividade e sustentabilidade por meio de seu conjunto aprimorado de automação. Isso ocorre porque os números da indústria da World Steel Association (worldsteel) publicados em 2025 mostram que a indústria siderúrgica investiu mais de 7%1 de sua receita em novos produtos e processos, incluindo automação, manufatura avançada e tecnologias digitais.
Em todas as indústrias, os operadores podem continuar confiando nos sistemas testados da ABB, como ABB Ability™ System 800xA®, ABB Ability™ Symphony® Plus e ABB Freelance, enquanto introduzem novas tecnologias de forma progressiva e sem interrupção operacional. Essa abordagem oferece um caminho estruturado e de baixo risco para a modernização, preservando a continuidade e permitindo a inovação.
“Nas indústrias que atendemos — muitos dos quais operam infraestruturas grandes e complexas que fornecem recursos essenciais — nossos clientes contam com a modernização sem interrupções”, disse Peter Terwiesch, presidente da área de negócio Automation da ABB. “O Automation Extended oferece exatamente isso: traz recursos preparados para o futuro para os sistemas que eles conhecem e confiam, com segurança e interoperabilidade no centro.”
O programa Automation Extended é implementado por meio de um ambiente moderno, aberto e modular, projetado para interoperabilidade, escalabilidade e integração perfeita entre domínios industriais. Com base nos princípios de separação de interesses, o ecossistema de automação inclui dois ambientes distintos, mas interconectados de forma segura:
- O ambiente de controle, um domínio definido por software que garante controle robusto, confiável e determinístico para processos críticos.
- O ambiente digital, conectado de forma segura à camada de controle, permitindo aplicações avançadas, inteligência de ponta e análises em tempo real. Este espaço aproveita a inteligência artificial (IA) e o machine learning para apoiar a tomada de decisões sem interromper as estruturas de controle já comprovadas.
Uma abordagem de serviço de automação única, unificada e abrangente para o gerenciamento e otimização do ciclo de vida do ecossistema é aplicada para o gerenciamento e manutenção desses diversos ambientes tecnológicos.
Ao integrar novas tecnologias, como uma espinha dorsal de Arquitetura Unificada de Comunicações de Plataforma Aberta (OPC UA) e uma Arquitetura Nativa da Nuvem para gerenciar ambos os ambientes – aproveitando a conteinerização, orquestração e serviços modulares –, o ecossistema permite um amplo espectro de melhorias. Estas vão desde a detecção e correção proativas de anomalias no processo até à otimização de estratégias de manutenção por meio do monitoramento contínuo do estado dos ativos críticos e à elevação da engenharia com abordagens modulares eficientes, prontas para implementação em diversas plataformas de hardware. Esta arquitetura oferece escalabilidade e agilidade, garantindo ao mesmo tempo um desempenho robusto.
O acesso ao Automation Extended será ativado através das próximas versões dos sistemas de automação de processos ABB Ability™ System 800xA®, ABB Ability™ Symphony® Plus e ABB Freelance.
A ABB é líder global em tecnologias de eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e com eficiência de recursos. Ao conectar sua expertise em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, ao mesmo tempo em que se tornam mais eficientes, produtivas e sustentáveis para que tenham desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de “Engineered to Outrun”. A empresa tem mais de 140 anos de história e mais de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB estão listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). www.abb.com
Fonte: https://new.abb.com/br/noticias/arquivo-de-noticias-do-brasil