Home Hardware Processadores de arquitetura Haswell da Intel com suporte para DDR4 em 2014

Processadores de arquitetura Haswell da Intel com suporte para DDR4 em 2014

por Carlos Xandelly

Vale a pena fazer um rápido resumo sobre a evolução das memórias nestes últimos anos.Desde o lançamento em 2007 com o suporte nativo de vários placas-mãe baseadas nos chipsets Intel P35 “Bearlake”, a memória DDR3 tem sido o padrão mais recente em tecnologia de RAM x86.
Esta época o mercado foi tremendamente impulsionado pelo Core i-series e processadores Phenom II, aonde eram necessários e recomendados KITs com DDR3 em ambas plataformas.Ficando muito mais fácil além da transição meio que forçaca aos KITs de DDR3 rapidamente inundarem no mercado global e ‘forçando’ a mais antiga DDR2 a serem deixadas de lado.
Bom, depois de estarem no mercado há cinco anos, a DDR3 está finalmente chegando ao fim da sua vida e isto já havíamos anunciado aqui no OverBR em meados de 2011 <neste artigo> com então a Samsung anunciando e tornando público sobre o seu projeto em cima das DDR4.
Hoje, em abril de 2012 a Intel anuncia que 2014 trará processadores da empresa com base na arquitetura “Haswell” total suporte e apoio para as memórias DDR4.

Espera-se que as memórias DDR4 entrem em processo de fabricação no próximo ano e que se tornem o novo padrão já para 2014.A Intel menciona em seu Blog que na primeira fase estes novos processadores serão concebidos com olhos para o âmbito profissional – Intel Haswell-EX (baseados na arquitetura Haswell) – e serão assim os primeiros a fazerem uso das memórias DDR4, justamente pelo excelente projeto da sua controladora integrada e destinada a fornecer suporte para este tipo de memória.

A oferta de processadores para desktops com arquitetura Haswell continuarão com suporte para DDR3 com a possibilidade de maiores velocidades de clock, enquanto a família de processadores desenvolvidos para servidores “Haswell-EX” serão os primeiros processadores x86 de apoio DDR4.

A foto acima é uma amostra de engenharia DDR4-DIMM fabricado pela Samsung. Fonte – VR-Zone e publicado no OverBR em 2011.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações