Home Games Twitch quebra recordes de visualização em 2020

Twitch quebra recordes de visualização em 2020

por Paulo Fernandes Maciel

Twitch quebra recordes de visualizações em 2020: conheça as novas estrelas da plataforma

Fundado no início da década passada, o Twitch quebra recordes e cada vez mais tem se consolidado como a principal plataforma de streaming de jogos e conteúdo variado.

O serviço quebrou diversos recordes de visualização em 2020 e grande parte disso se deve ao papel de novas estrelas e sucessos inesperados.

Conteúdo do Twitch quebra recordes e tem ganhado cada vez mais usuários nos últimos anos

De acordo com um novo relatório lançado pelas empresas de análise StreamLabs e Stream Hatchet;

O Twitch da Amazon atingiu o ponto mais alto em horas assistidas, horas transmitidas e visualizações simultâneos já no começo do ano.

Pela primeira vez desde que a plataforma foi lançada em 2012, o serviço superou três bilhões de horas assistidas logo no no primeiro trimestre de 2020 com 3,1 bilhões.

Durante o período, a empresa foi responsável por incríveis 65 por cento do total de horas de streaming assistidas e 72 por cento do total de horas de streaming.

Número que superam de forma significativa os concorrentes do YouTube Gaming, Facebook Gaming e o extinto Mixer da Microsoft, que recentemente transferiu seus parceiros para o Facebook.

A plataforma também aumentou seu número de espectadores simultâneos de 1,2 milhão no quarto trimestre de 2019 para 1,4 milhão no primeiro trimestre de 2020, ou seja, mais de 200 mil pessoas passaram a acompanhar o canal no período.

Existem diversos fatores responsáveis por esse crescimento durante os últimos anos, mas o esforço da plataforma no desenvolvimento de novas ferramentas e especialmente o surgimento de novas vozes e canais são alguns dos que mais chamam atenção pelo futuro promissor que representam.

Crescimento possibilitou espaço para surgimento de novos canais e jogos

Um dos novos canais que tem chamado atenção é o OP-Poker.

Apresentado por uma equipe composta por James ‘OP-Poker James’ Mackenzie, Eva ‘EVAisOP’ Reberc e Nicholas ‘OP-Poker Nick’ Walsh o canal vem conquistando fãs com streams regulares, vlogs e diferentes formas de transmissões.

Nos streams da OP-Poker é possível encontrar dicas de estratégia e como jogar diversos jogos, com destaque para modalidades de alta velocidade como Spin & Go e hiper-turbos.

Por meio do canal, os espectadores também acompanham diversas partidas de poker tradicional em realidade virtual. Considerando que a tecnologia é uma das maiores tendências para os próximos anos, não é surpresa que o canal da OP-Poker tenha conquistado tantos fãs em um curto período.

Além de novos canais, jogos que eram pouco conhecidos, como Among Us e Fall Guys, também se popularizaram de forma significativa no Twitch ao serem adotados por grandes estrelas do streaming e por sua vez ajudaram a plataforma a conquistar ainda mais espectadores.

Por exemplo, o já mencionado Among Us foi impulsionado pelo canal do streamer Sodapoppin, que conta com quase 3 milhões de seguidores, e rapidamente se espalhou pelo ecossistema da plataforma quando outros streamers populares e até mesmo celebridades passaram a transmitir partidas do jogo e realizar colaborações para partidas multijogador.

Inclusive, o sucesso de Among Us foi tamanho que é provável que o jogo, que atualmente é exclusivo de computadores e smartphones, ganhe uma versão para consoles e uma sequência no futuro próximo.

Games tradicionais e já conhecidos do público também foram responsáveis por uma parcela significativa para o recorde de visualizações alcançado.

Nesse sentido, Call of Duty: Modern Warfare é um dos grandes campeões, com mais de 76 milhões de horas assistidas apenas em junho.

Programas antigos com transmissão 24 horas e canais sem qualquer tipo de jogo surpreenderam 

Mesmo levando em conta as diversas novidades que foram lançadas nos últimos anos, o conteúdo relacionado a jogos e modalidades como poker já era popular e conhecido pelos usuários do Twitch.

Sendo assim, algumas categorias surpreenderam em relação ao público alcançado. O destaque fica por conta especialmente da “Só na conversa” e a “Comes e bebes”, que são relacionadas a transmissões de canais que apresentam conversas, culinária de maneira geral e retransmissões de programas de décadas atrás e foram duas das categorias mais assistidas.

Twitch quebra recordes
Transmissões de canais de culinária fazem sucesso e inspiram espectadores durante todas as horas do dia [ Guga Rocha Chieff (photo by Pexels/Pexels License)]

Em dados concretos, os usuários do Twitch passaram mais de 167 milhões de horas apenas em junho assistindo a retransmissões de programas como os clássicos norte-americanos The Joy of Painting do famoso pintor Bob Ross e No Reservations do chef Anthony Bourdain.

Além deles, novos programas como o do chef brasileiro Guga Rocha também têm conquistado muitos espectadores.

Twitch deve crescer ainda mais no futuro

Levando em conta desde o grande número de fãs de jogos de todos os tipos até usuários que apenas assistem canais com conteúdo;

Relaciona a conversa, comida e até mesmo outras categorias não mencionadas, como música, o número de usuários do Twitch só tende a aumentar nos próximos anos.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário