Os jogadores devem utilizar habilidade e astúcia para adquirir alimentos, armas e outros suprimentos necessários à sobrevivência. Enquanto navegam na paisagem vasta, os jogadores vão descobrir cidades infestadas de mortos-vivos, assim como outros jogadores que podem ou não ser amigáveis.
Com fortes elementos RPG, The War Z dará aos aos jogadores a possibilidade de ganharem pontos de experiência e, em seguida, gastá-los para aprender novas habilidades que os ajudarão na sua luta pela sobrevivência. Para além disso, poderá ser adquirido ouro e dinheiro in-game, que podem ser usados para comprar material num dos poucos locais seguros no jogo. Em The War Z os jogadores poderão jogar como uma equipa, dando-lhes a possibilidade de entrarem nos servidores como um grupo ou de localizar e convidar amigos que já estão a jogar para se juntarem ao mesmo servidor.
Algumas características de The War Z:
* MMO de horror e sobrevivência com um mundo criado em torno de um Apocalipse Zombie
* Dois modos de jogo: normal (os personagens podem voltar ao jogo após algum tempo) e Hardcore (a morte será permanente)
* Capacidade de alternar entre perspectiva em primeira pessoa (FPS) e em terceira pessoa (TPS)
* Mapas enormes que variam entre 200 e 400 quilómetros quadrados
* Jogabilidade de PvE (jogador contra ambiente) e PvP (jogador contra jogador)
* Elementos sociais únicos, incluindo prémios, recompensas, pedidos de ajuda, instalação de armadilhas, etc
* Zonas seguras: Áreas seguras dentro do mundo onde os jogadores podem comprar, vender e armazenar itens, bem como deixar mensagens para outros jogadores
* Compra única, aplicação de lançamento transferível com capacidade de jogar o jogo completo, sem assinaturas ou transações
* Suporte completo com atualizações de conteúdos regulares e gratuitas
* Servidores públicos dedicados, bem como servidores privados que podem ser completamente auto-geridos no “client” do jogo.
Atualmente em fase alpha com uma beta privada planeada para um futuro próximo (inscrições disponíveis no site oficial),