O Campeonato Bielorrusso foi destaque na internet em 2020
Por ser o esporte mais popular em diversas partes do mundo, o futebol é um caso único em sua capacidade de levar as pessoas a saberem mais sobre países que não ocupam muito espaço no noticiário. Desse modo, esses países encontram no esporte uma maneira de se fazer conhecer mundialmente.
Desde 1930, a Copa do Mundo da FIFA tem ajudado nesse processo de disseminação cultural, uma vez que a cada quatro anos seleções de nações muito distantes entre si (em diversos sentidos da palavra) se enfrentam. Já nesta última década, é a internet que mais vem potencializando esse processo de divulgação, por meio de diferentes fatores.
Um dos meios de propagação cultural são os sites voltados aos esportes. Temos visto um aumento na diversidade de plataformas de apostas esportivas, as quais além de eventos ao vivo oferecem outras vantagens, tais como áreas de conteúdo dinâmico, cotações personalizáveis, bônus e promoções. Além disso, permitem que os entusiastas do futebol e de outros esportes tenham acesso a eventos específicos a pedido.
Outro fator que impulsiona a propagação cultural por meio do esporte é o avanço das tecnologias de streaming de jogos ao vivo. Sem a necessidadee de fazer o download de arquivos (um processo que demandaria um computador com alta capacidade de armazenamento), os usuários que dispõem de uma internet suficientemente veloz podem acompanhar vários eventos graças a sites dedicados a transmiti-los — seja através de subscrição mensal ou de pay-per-view.
Uma liga alternativa
A influência dos sites esportivos na ampliação do conhecimento sobre países que fogem ao radar da maioria das pessoas tornou-se mais evidente do que nunca em 202o. Durante alguns meses daquele ano, quase todos os torneios de futebol da Europa e da América Latina (duas regiões em que o esporte é indiscutivelmente o mais popular de todos) foram paralisados. A única exceção europeia foi a liga nacional de Belarus, a antiga Bielorrússia ue manteve o campeonato Bielorrusso em andamento
Desse modo, pessoas que antes só se interessavam por campeonatos como Premier League (da Inglaterra) ou LaLiga (da Espanha) passaram a acompanhar as equipes da Vysshaya Liga. Esse súbito aumento de popularidade do campeonato local foi muito bem-vindo para uma nação de menos de dez milhões de habitantes (população menor que a da cidade de São Paulo) e que, até então, era apenas mais uma entre tantas outras ex-repúblicas soviéticas.
Dificilmente esse fenômeno teria sido tão impactante se não fosse possível acompanhar on-line os jogos do Campeonato Bielorrusso. É importante ressaltar que, quando as demais ligas estavam paralisadas, as plataformas esportivas não precisaram voltar suas atenções à Vysshaya Liga; este já era um dos vários torneios para os quais esses sites ofereciam cotações (ou odds, em inglês). A diferença é que, em dado momento, era um dos únicos campeonatos em atividade no mundo.
Da TV para a internet
O recente crescimento de sites voltados aos esportes está intimamente ligado ao também recente aumento do número de opções de streaming esportivo. Diferentes plataformas especializadas, como DAZN e NSports, oferecem aos seus usuários a possibilidade de acompanhar eventos ao vivo. Emissoras de televisão, como a Globo, a ESPN e a HBO também oferecem serviços de streaming, ajudando assim a realizar o potencial multicultural do universo on-line. Diferente da TV, que tende a ser voltada para um público mais amplo, a internet pode se dar ao luxo de oferecer eventos que só dizem respeito a um público de nicho. E, entre eles, estão justamente os fãs de futebol assistirem o cmpeonato Bielorrusso ou de de ligas nacionais menos badaladas, como a de Belarus