Home Games Jogos Star Wars: a franquia ao longo dos anos

Jogos Star Wars: a franquia ao longo dos anos

por Paulo Fernandes Maciel

Maio é o mês dos jogos Star Wars a mega franquia de games

Dentro do mês de maio, mais precisamente no dia 4, é comemorado o Dia dos jogos Star Wars, data que tem origem em uma das frases mais icônicas da franquia – “May the force be with you!” (Que a força esteja com você!). Os fãs da série faziam muitos trocadilhos com essa frase dizendo “May the fourth be with you!”, que, traduzido, significa “Que o 4 de maio esteja com você!”, criando assim o dia temático.

No mês de maio, é comemorado o Dia dos games Star Wars, a tradicional franquia de jogos

Além da data comemorativa, a franquia, que teve início em novembro de 1977, fez tanto sucesso que se estendeu para mais oitos filmes, séries animadas e live-action, quadrinhos e livros, fora uma variada linha de brinquedos, com os personagens e momentos icônicos dos longas.

Mas, com certeza, uma das mídias que mais fizeram sucesso ao longo dos anos fora dos filmes foram os videogames. Além de ajudar a expandir este universo com diversos conceitos, também ajudou a consolidar a franquia como uma das mais lucrativas fora dos cinemas.

É uma das franquias mais celebradas da cultura pop, que também possui presença marcante na mídia dos videogames

Mas será que você conhece todos os jogos da franquia? Aqui, vamos listar os principais títulos que fazem parte da série de games, já que, assim como os filmes simbolizaram o avanço da produção de filmes, Star Wars também acompanhou a evolução dos consoles. Confira alguns dos jogos para comemorar o mês de Star Wars.

Jogo Star Wars: The Empire Strikes Back (1982)

Lançado diretamente para o Atari 2600, criado por Rex Bradford e publicado pela Parker Brother, este foi o primeiro jogo da saga. O objetivo era simples: o jogador precisa destruir os veículos AT-AT do Império que estão no planeta Hoth, em diversos níveis de dificuldade. Eles poderiam ser destruídos apenas se atirassem nas cabeças ou nos torsos, considerando que tiros nas pernas não surtem efeito.

Super Star Wars (1992, 1993 e 1994)

Considerada uma das melhores adaptações para o mundo dos games, a trilogia foi lançada para Super Nintendo e era baseada em cada um dos filmes clássicos (Episódios IV, V e VI). Embora os três jogos sejam do gênero plataforma, eles possuem algumas fases que transitam em outros estilos, incluindo momentos emblemáticos da saga, com a luta de sabre de luz entre Luke Skywalker e Darth Vader.

Star Wars: Dark Forces (1995)

Desenvolvido pela LucasArts, o jogo foi lançado para PC, Mac e PlayStation. Este é o primeiro jogo a expandir o universo dos filmes dentro da mídia e se passa um pouco antes de Uma Nova Esperança. O protagonista Kyle Katarn é um mercenário a serviço da Aliança Rebelde, que descobre um projeto secreto do Império Galáctico.

O personagem caiu tanto nas graças dos fãs que já apareceu em outros jogos, livros, HQs e RPGs de mesa e jogo de miniaturas de Star Wars.

Star Wars

Star Wars Episode I: Racer (1999)

Muito provavelmente, ao assistir Ameaça Fantasma, você deve ter se deparado com a corrida de pod racers eletrizante, que mostra o quanto Anakin Skywalker era especial. Na época de lançamento do filme, esta cena foi comparada a videogames por mostrar a visão do piloto em primeira pessoa, muito comum na mídia.

Pois então, virou mesmo um videogame. Desenvolvido pela LucasArts, o jogo foi lançado para Nintendo 64, Windows, Mac, Game Boy Color e Dreamcast. Em 2020, ganhou uma versão remasterizada para Switch e PS4.

Jogo Star Wars Jedi Knight II: Jedi Outcast (2002)

Lembra-se de Kyle Katarn? Ele retorna novamente neste jogo de tiro em primeira e terceira pessoa, e acompanha o personagem durante o retorno dos Jedi para a galáxia. Também desenvolvido pela LucasArts, foi lançado para PC, Nintendo GameCube, Mac OS, Mac OS Classic e recentemente ganhou uma remasterização para PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox.

Star Wars: Knight of the Old Republic II – The Sith Lords (2004)

Diferentemente dos outros jogos, este segue um formato de RPG, desenvolvido pela Bioware e publicado pela LucasArts cerca de quatro mil anos antes dos eventos vistos nos filmes. Em KOTOR II, o jogador pode personalizar seu personagem, e, de tanto sucesso, a série continuou em um jogo online, batizado de The Old Republic, e influenciou no desenvolvimento de títulos como Mass Effect. Foi lançado diretamente para PC.

Star Wars

Lego Star Wars: The Video Game (2005)

A parceria das duas franquias começou com este jogo. Produzido pela TT Games, combina personagens carismáticos com eventos da saga espacial, mecânicas de plataforma e um humor inocente, que cativou o público e rendeu muitos outros games para diversas plataformas.

Star Wars: The Force Unleashed (2008)

The Force Unleashed se passa entre Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança, e trabalha em torno das missões de Starkiller, um aprendiz de Darth Vader. Na época, George Lucas, criador de todo este universo, considerava o jogo canônico. Atualmente, é considerado um Legend, um evento que se passa em um universo paralelo da franquia dos cinemas. Seu lançamento foi realizado para diversas plataformas, como PlayStation 3 e Xbox 360.

Star Wars: The Old Republic (2011) Fruto do já citado Knight of The Old Republic, o jogo online segue o conceito MMORPG, que permite que o jogador explore todo o universo de Star Wars à vontade, com diversas histórias e personagens. Este jogo foi lançado diretamente para PC e se encontra disponível para Steam em todo o tipo de computador, seja um notebook i3 ou um PC gamer.

Disney Infinit 3.0 (2015)

Este jogo, destinado para Xbox 360, Xbox One e PlayStation 3, possui diversas tramas – dentre elas, três que se passam dentro do universo de Star Wars, com cada uma remetendo a uma das trilogias da franquia, como a investigação de fábricas de droids, ou participação de personagens como Kylo Ren, Rey, Finn e Poe, que pertencem à nova trilogia.

Star Wars Battlefront (2015)

Apesar de o primeiro jogo ter sido bastante criticado pelo público pelo excesso de microtransações, o jogo trouxe uma experiência de jogos de tiro em primeira pessoa para o universo de Star Wars (apesar desta não ser exatamente uma novidade nos jogos da franquia). Esta modalidade já conta com dois jogos para PC, PS4, Xbox One, e foi desenvolvida pela DICE, a mesma de Battlefield.

Star Wars Jedi: Fallen Order (2019)

Considerado um dos jogos atuais que mais expandem o universo, com uma trama completamente nova e considerada canônica, o jogo acompanha Cal Kestis, um ex-padawan que precisa esconder sua identidade após cinco anos do grande expurgo jedi de A Vingança dos Sith, para terminar seu treinamento jedi através da galáxia. Desenvolvida pela Respawn Games, foi lançada diretamente para PC, PS4 e Xbox One.

The Sims 4 Star Wars: The Journey to Batuu (2020)

O jogo pertence à prolífica franquia de jogos de Second Life; onde os jogadores são livres para fazer suas próprias aventuras, através das mesmas modalidades dos outros jogos, só que dentro do universo de Star Wars. Ele caiu no agrado do público justamente pela possibilidade de incluir novas facções dentro da história. Desenvolvido pela EA, ele se encontra disponível para PS4, PC, Mac OS e Xbox One.

Star Wars: Squadrons (2020)

Este jogo se passa após a destruição da segunda Estrela da Morte; e proporciona para o jogador a experiência única de pilotar diversas naves diretamente da cabine; através de batalhas entre as frotas do Império e da Nova República. Desenvolvido pela EA, o jogo está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S,.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário