Desenvolvido pela empresa PushStart, jogo mobiliza crianças e adultos sobre a importância das frutas, legumes e verduras na alimentação, além da prática regular de atividades físicas
São Paulo, junho de 2016 – O jogo virtual “Legião dos Superpoderes”, desenvolvido pela empresa PushStart especialmente para o programa Unidos por Crianças mais Saudáveis, da Nestlé, acaba de ser incluído como finalista da premiação internacional Games for Change Festival. É a primeira vez que uma produção brasileira é representada no evento, que está em sua 13ª edição e que terá os resultados revelados no dia 23/06, na cidade de Nova York, EUA. O evento é promovido anualmente pela Games for Change – G4C, uma organização sem fins lucrativos que busca catalisar e divulgar o impacto positivo social por meio de jogos digitais.
A criação do jogo “Legião dos Superpoderes” faz parte do projeto piloto “Unidos por Crianças mais Saudáveis”, lançado pela Nestlé em 2015, na cidade de São José do Rio Pardo. A iniciativa, que busca engajar diversos setores da sociedade para proporcionar um futuro mais saudável às novas gerações, transformou o município do interior paulista na 1ª cidade gamificada da América Latina. O formato do projeto permitiu que cada participante tivesse sua própria “jornada de desenvolvimento dos superpoderes”, estimulando o aprendizado em um game virtual que, diariamente, traz desafios e missões saudáveis a serem vencidos também na vida real, mobilizando crianças e adultos de forma divertida, ativa e voluntária sobre a importância de incluir em seu consumo diário frutas, legumes e verduras, além da prática regular de atividades físicas.
O game Legião dos Superpoderes, um jogo no qual a criança vira super-herói e adquire superpoderes na medida em que consome frutas, verduras, legumes e ao praticar exercícios físicos com regularidade, mobilizou crianças e adultos de toda a cidade de S. José do Rio Pardo, com mais de 3.900 crianças cadastradas em um ano de atividade do projeto, transformando a vida de diversas famílias e mobilizando também diversos setores da cidade a incorporarem melhores hábitos de Nutrição, Saúde e Bem-Estar.
O programa Unidos por Crianças mais Saudáveis está alinhado ao conceito de Criação de Valor Compartilhado, que norteia a atuação da Nestlé nos países onde está presente e busca gerar valor para toda a sociedade. Ao apoiar os pais na promoção da educação alimentar e atividades físicas entre crianças, a Neslté acredita que pode ser parte da construção de um caminho mais saudável para as gerações futuras.
No Games for Change Festival, dez produções internacionais somam os finalistas divididos em quatro categorias: 1) melhor gameplay; 2) impacto mais relevante; 3) mais inovador e 4) melhor jogo educacional. Os finalistas serão escolhidos por um júri de experts composto por líderes da comunidade de games, setor filantrópico, mídia e tecnologia. Na mesma noite, os finalistas concorrem ainda ao prêmio Game do Ano, concedido ao jogo que apresentar maior relevância e sinergia entre as quatro categorias.
Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.
Sobre a PushStart – A PushStart é um estúdio de inovação, gamificação e interatividade e busca de novas formas de produzir conteúdo que gere engajamento e impacto no mundo. Fundada em São Paulo, em 2014, por Felipe Marlon, Vinicius Oppido e Wagner Nitsch, é uma empresa que acredita fortemente na economia criativa e novas formas de modelos de negócio, desenvolvendo produtos próprios, co-criação com parceiros e projetos sob demanda.