Home Games Inteligência Artificial Open AI pretende derrotar gamers

Inteligência Artificial Open AI pretende derrotar gamers

por Paulo Fernandes Maciel
gamers jogando Dota 2 - projeto Open AI

A Inteligência Artificial treina 180 anos de Dota 2 por dia – o objetivo da OpenAI é derrotar os gamers top

A inteligência artificial tem feito grandes avanços em jogos de tabuleiro como as damas ou o xadrez, agora a OpenAI entra em e-Sports.

Mas acadêmicos de renome e empresas de tecnologia têm também investido dinheiro e tempo em desenvolver inteligência artificial para derrotar os melhores jogadores de e-sports.

gamers jogando Dota 2 - projeto OpenAI

Mais uma sacada do Elon Musk

Na segunda-feira a OpenAI, um laboratório de investigação fundado por Elon Musk e Sam Altman, anunciou o seu novo objetivo:

Desenvolver uma equipe de agentes que possa derrotar os melhores jogadores do mundo de Dota 2 em partidas 5 vs 5.

 

Não é o primeiro projeto da OpenAI com o Dota 2

Em Agosto do ano passado, a OpenAI desenvolveu uma inteligência artificial que consegue derrotar os melhores jogadores do mundo em jogos 1vs1.

No entanto, em partidas com mais jogadores em campo, o desafio para os programadores é maior pela enorme quantidade de variáveis envolvida.

 

Aplicações na vida real?

Os programadores têm esperança que este tipo de investigação possa ser aplicado a problemas da vida real similares aos problemas apresentados nos videogames.

Um exemplo desta possível aplicação seria colocar a inteligência artificial a gerir a infra-estrutura de transportes de uma cidade.

 

A inteligência artificial é ensinada por tentativa e erro

Para criar os seus bots, o laboratório utiliza um método conhecido por “reinforcement learning”.

A técnica em si é simples, mas tem o potencial de produzir comportamento muito complexo. Basicamente os agentes de IA são atirados para um ambiente virtual onde aprendem a atingir os objetivos através de tentativa e erro.

São dadas recompensas à IA por atingir determinados objetivos (como eliminar um inimigo) e os agentes são livres de experimentar estratégias pela sua “vontade própria”.

 

Os bots jogam 180 anos por dia

Devido à aceleração do tempo possibilitado no ambiente virtual, os bots estão a treinar 180 anos por dia. Têm treinado a este ritmo há diversos meses, o que significa que já contam com milhares de anos de treino em Dota 2.

Créditos: José Candeias

Fonte: The Vergemais tecnologia.com

 

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações