Home Games Iniciativa pioneira da Microsoft no Brasil é lançado agora para toda a América Latina

Iniciativa pioneira da Microsoft no Brasil é lançado agora para toda a América Latina

por Agência Canal Veiculação

Um projeto de ensino de criação de games lançado em Vitória, ES, há dois meses, ultrapassa as fronteiras brasileiras e agora alcança países da América Latina. O Game for K12, que tem apoio da multinacional Microsoft, foi desenvolvido para facilitar o aprendizado da linguagem de códigos nas escolas, usando ferramentas de baixo custo, e agora é apresentado durante o Encontro Virtual Educa, em Guadalajara, México.

Durante o lançamento brasileiro, em abril, que contou com uma aula prática para estudantes de 11 a 13 anos de escolas públicas e privadas, duzentas crianças desenvolveram seu primeiro jogo usando a ferramenta Kodu, da Microsoft.

game for K12

Davi Delfino Nascimento, de 12 anos, foi um dos participantes e disse que agora vai poder realizar um sonho. “Eu sempre sonhei em ter um jogo meu, com uma história e etapas que eu criei, para ver as pessoas jogando por décadas”, afirma.

Muitas crianças sonham em ter o sucesso de grandes nomes dos negócios na área de tecnologia como Bill Gates e Marck Zuckerberg, que começaram cedo e estavam apenas brincando. Gates tinha 13 anos quando desenvolveu um programa de “jogo da velha”, e o criador do Facebook estava na sexta série quando começou a escrever códigos. “Um dia estava brincando com meus amigos e rapidamente mais de um bilhão estavam usando nossa ferramenta. Isto é incrível”, disse Zuckerberg.

Entrevistas com personagens famosos do mundo da tecnologia fazem parte de um incentivo mundial para que as escolas promovam o ensino da linguagem de códigos. Porém, apenas uma em cada dez escolas ensina a programar.

Uma pena, já que o mercado é promissor e no Brasil já dá os primeiros passos com a previsão de que as empresas no ramo de Tecnologia da Informação cresçam 10% no ano, movimentando US$ 165,5 bilhões no Brasil. O mercado mundial de games deve movimentar US$ 91,5 bilhões em 2015.

Mais que descobrir talentos, o desenvolvimento de jogos é ferramenta de ensino, já que promove o estímulo da lógica, exigidos em outras disciplinas. Steve Jobs defendia a popularização do ensino da programação. “Todas as pessoas deveriam aprender a programar computadores, porque isso ensina a pensar”, dizia.

Escolas públicas e privadas no Brasil que já implantaram o ensino da tecnologia despontam nos dados dos indicativos educacionais como Ideb, Pisa, entre outros.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações