Home Games Indústria on-line de games deve atingir volume global de US$ 46 bilhões até 2016

Indústria on-line de games deve atingir volume global de US$ 46 bilhões até 2016

por Agência Canal Veiculação

Estudo sobre a indústria de games apresenta os principais desafios do setor

Estudo recente da Roland Berger <http://www.rolandberger.com.br/> Strategy Consultants, uma das consultorias estratégicas líder de mercado, indica que, embora ainda não seja uma indústria sólida, o mercado de games está crescendo, principalmente na Europa, e deve se multiplicar nos próximos anos, já que as empresas que atuam neste segmento estão lutando para adquirir lucros consistentes. O número de novas empresas cresce ano a ano, os jogos mais sofisticados e os canais de distribuição estão brigando para dividir a rentabilidade. Mesmo com um cenário de muitos desafios para os negócios, o levantamento identificou oportunidades para sucesso na indústria de games, como os jogos casuais, que atingem um público massivo e têm forte potencial para gerar lucros.

De acordo com o estudo, o mercado de jogos casuais deve duplicar na Alemanha e na França no período de 2012 a 2016, por conta do desenvolvimento expressivo do setor on-line e da disseminação de dispositivos móveis, que são os grandes motores do crescimento dessa indústria.

“O potencial para atingir usuários móveis a qualquer hora e em qualquer lugar com os jogos casuais, gerando bons negócios, é muito alto. E isto é revertido em bons resultados”, explica o autor do estudo, Philipp Leutiger, da Roland Berger Strategy Consultants.

O volume global da indústria de games deve chegar a 46 bilhões de dólares até o ano de 2016 devido à popularidade dos jogos casuais, que está aumentando rapidamente. Uma em cada quatro pessoas no mundo acessa regularmente jogos na internet. Somente nos Estados Unidos existem 145 milhões de usuários.

“Os jogos casuais são simples e permitem, para um grande número de pessoas, entrar de maneira mais fácil no jogo como um meio de entretenimento”, afirma Leutiger.

A perspectiva para Europa é de que o mercado de jogos casuais dobre nos próximos anos. Segundo especialistas da Roland Berger, o mercado alemão deve atingir em torno de 785 milhões de dólares, enquanto o francês deve superar
US$ 1,2 bilhão em 2012. Até 2016, a perspectiva é de que a indústria de games da Europa Central supere US$ 1,9 bilhão. A Ásia também não deve ficar para trás. O estudo revela que haverá um crescimento anual de 14% em cada um dos próximos quatro anos, o que representa cerca de US$ 30 bilhões no período.

“Esse forte crescimento é decorrente de dois fatores importantes: o desenvolvimento saudável do mercado on-line e a rápida disseminação de dispositivos móveis, que é um recurso muito utilizado pelos usuários de jogos on-line quando estão fora de casa”, ressalta Leutiger.

O rápido desenvolvimento de números de dispositivos móveis também é indicativo de forte crescimento, já que os números de smartphones aumentaram 200% ao longo dos últimos quatro anos. O número de tablets, por exemplo, cresceu em torno de 280% ao ano. Essa é uma tendência que vai ter grande influência sobre o mercado mundial de jogos casuais.

Sobre a Roland Berger

A Roland Berger Strategy Consultants, fundada em 1967, é uma das
consultorias estratégicas líder de mercado. Com mais de 2.700 funcionários,
distribuídos por 51 escritórios, em 36 países, temos operações de sucesso
nos maiores mercados internacionais. A consultoria estratégica é uma
parceria independente de propriedade exclusive de 250 sócios.

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