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iGaming de sucesso: Saiba como lucrar no mercado digital

por Paulo Fernandes Maciel

iGaming de sucesso: Saiba 5 métodos de gerenciamento para lucrar em 2022 no mercado digital 

Para que o seu negócio de iGaming lucre no mercado digital e seja bem-sucedido em meio a um ambiente amplo e competitivo, é necessário investir em métodos e estratégias que permitam que o aplicativo ou site se destaque dos demais concorrentes.

Ao mesmo tempo em que os smartphones fazem parte integral da vida de muitas pessoas – para tarefas indispensáveis ou entretenimento –, e o uso de aplicativos de jogos seja comum, este mercado abriga centenas de empresas oferecendo o mesmo tipo de serviço.

Por isso, é essencial que além da criação de plataformas atraentes e eficientes, as empresas também foquem na adoção de técnicas que possam fazer com que o negócio em si seja mais próspero, eficiente e otimizado.

iGaming no Brasil

O termo inglês iGaming é uma menção à palavra de mesma origem, “gambling”, que significa apostar. Esta sigla é uma referência às máquinas de caça níquel e aos cassinos, explicando em essência o objetivo principal desse mercado.

Assim, a gestão de startups e empreendedorismo digital voltado para o iGaming é responsável por empreendimentos que produzem dispositivos móveis, via internet, remetendo ao ato de apostar.

Isso envolve desde jogos como o pôquer até os cassinos online e as apostas esportivas.

No Brasil, o iGaming é um setor extremamente propício ao crescimento especialmente porque, de acordo com a legislação federal, os cassinos físicos são considerados ilegais. 

No entanto, como não existem legislações que empreguem as empresas de iGaming baseadas em território estrangeiro, o país se torna uma enorme fonte de usuários dispostos a apostar online.

E este é um mercado que cresce cada vez mais. 

De acordo com a Transparency Market Research (TRM), em 2016 a indústria dos jogos de azar online valia aproximadamente R$215 bilhões. Atualmente, a expectativa é de que até 2024 esse mercado valha cerca de R$500 bilhões.

Por isso, o investimento em empresas deste segmento – e em curso de empreendedorismo ead, como forma de aprender a gerir adequadamente um negócio digital – tem sido o foco de profissionais brasileiros vindos da Europa.

As grandes multinacionais percebem o potencial do nosso mercado nacional.

Importância de investir no gerenciamento de negócios para lucrar no mercado digital

Com um mercado tão promissor e com o número de usuários crescendo a cada dia, a concorrência dentro do segmento do iGaming vai se tornando mais e mais intensa. 

Por isso, investir na gestão de marketing e branding ou na administração de negócios se torna fundamental para o sucesso da sua empresa.

Um bom gerenciamento das marcas digitais é capaz de viabilizar uma melhor adaptação às contínuas mudanças do cenário, promovendo uma reinvenção da sua marca, fazendo com que o serviço seja ainda mais favorável à construção de uma boa experiência.

Aprender mais sobre a gestão de negócios – através de uma faculdade de vendas e marketing ou de um curso de administração – faz com que seja possível acompanhar mais de perto a jornada dos clientes, compreendendo melhor as suas necessidades e desejos.

lucrar no mercado digital

Assim é possível fazer voce lucrar no mercado digital e com que o seu negócio conquiste

  • Maior reconhecimento;
  • Compreensão mais aprofundada sobre o mercado;
  • Vantagem competitiva em relação a concorrência;
  • Facilidade na adaptação às necessidades do público;
  • Maior índice de fidelização, entre outros.

Além disso, uma boa gestão de negócios digitais viabiliza um monitoramento mais detalhado dos resultados, permitindo que seja possível saber com exatidão o número de usuários que interagiram com a sua marca e com os seus produtos.

Isso é essencial para a construção de estratégias que permitam atrair ainda mais clientes.

E ainda, o gerenciamento torna as empresas mais rentáveis e lucrativas, promovendo o crescimento e expansão dos negócios, bem como, proporcionando a consolidação no mercado.

Métodos de gerenciamento que podem alavancar o seu negócio de iGaming e lucrar no mercado digital

Seja no iGaming ou em qualquer outro tipo de empreendimento digital, para garantir o sucesso do seu negócio e assegurar a sobrevivência da marca é necessário muito trabalho, conhecimento de ferramentas e estratégias que promovam a organização da empresa.

Assim, a introdução de tecnologias que otimizem a gestão do negócio é crucial.

Por isso, se você deseja utilizar a administração empresarial como forma de alavancar a lucratividade da sua empresa dentro do mercado digital, atente-se às seguintes dicas:

  1. Invista em uma boa hospedagem e em cloud computing

Ao mesmo tempo em que é barata e segura, a tecnologia de cloud computing – ou arquivamento em nuvem – é uma alternativa de armazenamento de dados e serviços, que garante a segurança dos arquivos da empresa contra ameaças internas ou externas.

Além disso, o cloud computing oferece inúmeras oportunidades de crescimento para a indústria dos jogos online, apresentando vantagens tanto para as instituições comerciais, quanto para os próprios consumidores, como é o caso do Cloud Gaming.

  1. Realize ações de marketing de conteúdo

Outra forma de tornar a sua empresa mais lucrativa e organizada é por meio do investimento na criação do marketing de conteúdo, como forma de divulgar seus produtos e serviços. Isso porque, essa estratégia auxilia na atração e conversão do público.

Além disso, a produção de materiais qualificados acerca do meio em que se está inserido – o que pode ser aprendido na faculdade de vendas online – é capaz de auxiliar na construção da imagem da marca.

A construção adequada da imagem acaba promovendo autoridade para o negócio e ajudando a consolidar sua empresa no mercado.

Em conjunto com todos esses benefícios, o investimento no marketing de conteúdo – em comparação com os meios publicitários mais tradicionais – possui um custo-benefício muito mais vantajoso, especialmente para as micro e pequenas empresas.

  1. Esteja presente nas redes sociais

Independente do segmento de atuação do seu negócio digital, estar onde o público está é primordial para o sucesso de qualquer instituição comercial. E quando falamos de iGaming, essa ação se torna ainda mais necessária.

Afinal, é bastante provável que uma parte importante dos usuários interessados nos seus serviços estejam presentes em, ao menos, uma rede social – Instagram ou Twitter. 

Essas plataformas digitais podem ser um ótimo local para essas pessoas discutirem sobre o seu segmento.

Assim, construir uma presença digital nas redes sociais pode ser uma forma de direcionar suas estratégias de marketing para um grupo de pessoas mais segmentadas, que terão mais tendência a adquirir os seus serviços.

O impacto econômico dessa ação é tanto que até um curso de gestão financeira online pode ensinar as melhores maneiras de utilizar as redes sociais como canal de comunicação com o público.

  1. Familiarize-se com as ferramentas de Big Data

As ferramentas de Big Data têm apresentado uma importância imensa dentro do setor do iGaming, promovendo o crescimento exponencial desta área em todo o mundo. 

Isso ocorre porque o aumento constante da demanda pelo serviço, leva também ao consequente crescimento da necessidade de interpretação de um grande volume de dados.

Assim, da mesma forma com que a administração financeira empresarial exige um profissional capacitado e um tecnologo gestão financeira ead para realizar a função com eficiência.

As empresas de iGaming também precisam cada vez mais de profissionais aptos em ciência de dados, para realizar:

  • Sistematização das informações obtidas;
  • Processamento dos dados;
  • Estruturação, visualização e divulgação de padrões ocultos;
  • Aplicação da linguagem de Consulta Estruturada (SQL);
  • Utilização do Data Science Frameworks, entre outros.

Contudo, o investimento em aplicativos e programas que auxiliam na coleta, processamento e análises dos dados obtidos com os jogos, bem como, o cruzamento dessas informações pode ajudar muito até as menores empresas a enxergar melhor o mercado e o público.

  1. Utilize softwares de gerenciamento

A utilização de ferramentas de gerenciamento, como o ERP ou CRM, dentro do mercado gamer é fundamental para a compreensão sobre o comportamento dos clientes, tornando as ações de marketing e engajamento com o público sejam mais eficientes e direcionadas.

Muito do conteúdo relacionado ao gerenciamento de empresa pode ser adquirido através das matérias aplicadas em um curso de gestão financeira grade curricular.

Desta forma, as empresas de jogos que utilizam essas ferramentas, conseguem aumentar o nível de retenção de membros, adquirir novos jogadores com mais facilidade, expandir a participação no mercado e, claro, proporcionar um aumento na receita geral da instituição; ou seja possibilita lucrar no mercado digital.

E isso acontece porque as plataformas de CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente –, possibilitam a construção e manutenção do relacionamento com o público, por meio da organização dos dados obtidos através das ações de marketing.

Assim é possível identificar os indivíduos com maior potencial de conversão e realizar a construção das melhores estratégias para conquistá-los.

Essa técnica faz parte da gestão financeira grade curricular justamente devido ao impacto que ela possui nas finanças da empresa e no crescimento de todos os negócios digitais, inclusive os de iGaming.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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