A informação é dada pela Bloomberg afirmando que jogadores profissionais de videojogos conseguem amealhar, por ano, mais de 60 mil euros.Um dos exemplos dados pela agencia noticiosa, é a equipa da Team Dignitas, uma equipa profissional formada em 2003 e localizada no Reino Unido, e compete em todo o mundo. Esta equipa conta com um patrocínio de uma empresa de software e vende o seu próprio merchandising.
Entrevistado, Michael O’Dell da Team Dignitas, confessou que “nós temos uma grande audiência, temos empresas que nos apoiam e os nossos jogadores servem de exemplo como o Beckham e o Rooney, e que tal como os fãs destes jogadores fazem, existem adeptos que compram e fazem tudo o que os seus gamers favoritos compram e fazem”.Os conhecidos jogos League of Legends e o StarCraft II já contribuíram para que fossem pagos mais de cinco milhões de dólares em prémios a jogadores. A título de exemplo, um gamer que consiga vencer vários torneios, pode arrecadar quantias a superar os 75 mil euros.
A indústria de gaming gerou, nos Estados Unidos, receitas no valor de 5 mil milhões de dólares em 2009. Entre 2005 e 2009, esta indústria teve um crescimento de 10% por ano.