Home Games Crescimento do mercado de Games em 2020

Crescimento do mercado de Games em 2020

por Paulo Fernandes Maciel

O mercado de games teve um mega crescimento em 2020

Muitos setores do mercado sofreram quedas drásticas em função dos efeitos do novo Coronavírus no ano passado. Entretanto, este advento serviu como propulsor para a aceleração no mercado de games que teve seu crescimento 12% superior em comparação com ano de 2019, com receita de U$ 126,6 bilhões, conforme apontado no relatório da SuperData, empresa do grupo Nielsen.

O ano de 2020 foi um ano diferente de todos os outros na nossa história recente. Foi um ano marcado por muitas perdas em função da Covid-19 e muitas mudanças nos hábitos de vida e de consumo da população global.

Com jogadores passando maior parte do tempo jogando, aliado ao enorme surgimento de novos jogadores, o consumo de jogos foi uma das poucas opções de entretenimento segura disponíveis para os cidadãos em função das medidas restritivas de confinamento e isolamento social, com o fechamento de parques, cinemas, teatros, casas de shows, escolas, entre outros locais de concentração de público. Este foi um dos principais fatores que contribuiu para este crescimento tão expressivo do segmento.

mercado de games

Jogos de Sucesso

Existem jogos que caíram nas graças do público e que também contribuíram para este crescimento no ano de 2020.

Desde jogos super avançados, dotados de novas tecnologias empregadas para jogabilidade, com muitos gráficos, mundos complexos e dinâmicas nas histórias, até jogos simples e conhecidos caíram no gosto dos players.

De acordo com a publicação feita pelo site de apostas em eSports Betway, os jogos Minecraft, Tetris, Stardew Valley, Among Us e Hollow Knight são exemplos de jogos de muito sucesso.

Durante entrevista realizada  com a equipe da Betway, Matheus Martin, desenvolvedor de jogos e co-fundador da Unbelievable Gameworks, opina sobre o mercado de games no Brasil e os fatores que podem influenciar no sucesso dos jogos.

Outros Fatores

O crescimento do eSports através de campeonatos criados com jogadores profissionais, patrocínios de grandes marcas, premiações milionárias e transmissões ao vivo na TV e em sites de “live stream” também colaborou para o crescimento do setor no ano passado.

A variedade de plataformas de jogos, como: os consoles Playstation, X-box, entre outros; os computadores, notebooks, tablets e os smatphones;, proporcionam variedade de opções que se adaptam a todo o tipo de jogador e das mais diversas faixas etárias (desde adultos, jovens a crianças); contribuindo assim para que este mercado permaneça em crescimento, independente de crises econômicas.

Além disso, toda a parte de acessórios como mouses, fones, teclados, cadeiras gamers e peças para computadores compõe as necessidades dos players.

Expectativas para 2021

Com a escassez nas doses da vacina contra a Covid neste início de ano; e com baixa perspectiva para o seu fornecimento à curto prazo capaz de imunizar toda a população mundial; estima-se que as opções de entretenimento e eventos de concentração de público permaneçam restritas.

Com isso, mantendo o mercado de games como uma das poucas alternativas de entretenimento para as pessoas ao longo do ano; garantindo assim a sua expectativa da manutenção de crescimento para 2021 segundo especialistas.


 

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário