Home Dicas Como se tornar um analista de jogos eletrônicos?

Como se tornar um analista de jogos eletrônicos?

por Paulo Fernandes Maciel

Que atualmente a maior parte da população, especialmente da parcela mais jovem, é fanática por jogos eletrônicos e videogames não é nenhuma novidade. Nos dias de hoje os jogos eletrônicos possuem um cenário competitivo com salários exorbitantes e times compostos por grandes talentos como analista que geralmente sabem tudo sobre a performance e mecânica dos jogos que competem.

Mas, quando o assunto é análise de jogos, críticas, resenhas e cenário competitivo, entram na questão especialistas teóricos, estudiosos e analistas para dar um exemplo de texto crítico ou uma resenha sobre o atual cenário de determinado jogo.

Hoje iremos ver juntos o papel de um analista de jogos e como o contato frequente com tecnologias, redes sociais e mídias eletrônicas podem tornar este profissional extremamente capacitado em seu meio.

Cursos preparatórios para o analista

Pode parecer piada ou algo muito utópico, mas atualmente, os analistas dos mais variados jogos eletrônicos possuem cursos preparatórios para sua atuação e não contam mais somente com seu know how dentro de jogo.

Nos dias de hoje, estes cursos oferecem uma grande bagagem sobre conceitos teóricos de jogos e inúmeras análises situacionais para preparar o analista para qualquer situação que ele possa se deparar dentro de jogo e em alguns casos até a apresentação de um TCC sobre jogos ou sobre o jogo em questão.

Grande exemplo disso são cursos oferecidos por plataformas digitais como a Udemy. Ainda, segundo a plataforma Trabalha Brasil, o salário para um analista de jogos pode flutuar de um salário mínimo até cerca de cinco mil reais dependendo do porte da empresa para qual este analista trabalha e também de seu nível hierárquico na empresa.

Domínio de fundamentos e mecânicas

O primeiro ponto de enfoque que o analista precisará ter para garantir sua profissionalização, através de cursos de especialização ou não, é o domínio dos fundamentos, mecânicas e outras informações do jogo que se deseja analisar.

Por exemplo, para se tornar um analista de Counter Strike ou de Rainbow Six, é necessário, além do conhecimento sobre mecânicas, o conhecimento sobre posicionamentos, estrutura de mapas.

Já, caso o jogo em questão seja League of Legends ou algum outro MOBA, é necessário entendimento sobre os fundamentos básicos do jogo, diferenças de campeões, composições dentro de jogo e até inúmeras matchups que os heróis do jogo possam enfrentar.

Como a tecnologia pode aliar ou atrapalhar um aspirante a analista?

Para a maior parte dos jogos eletrônicos mais recentes, os pré-requisitos que um notebook ou computador desktop deve apresentar são tudo menos básicos. Como a maioria destes jogos são pesados em questão de gráficos e processamento, o conhecimento sobre peças de computador e performance de diversos modelos é essencial.

Pensemos na seguinte situação: um jogador muito bom de determinado jogo gostaria de iniciar um canal no youtube; ou até na twitch para transmitir análises de jogos e comentários sobre diferentes partidas.

Para a realização deste projeto, que pode ser o primeiro passo em direção a profissionalização dentro deste mercado; é necessário vasto conhecimento sobre performance de computadores para montar um setup ideal que seja capaz de gerar vídeos para o youtube ou realizar transmissões na twitch.

Logo, se o aspirante a analista não possuir a estrutura física necessária para iniciar, é quase impossível de ele se destacar dentro deste mercado digital.

Ficha técnica e preço para computadores e notebooks capazes

Mas, o que exatamente um computador precisa ter para conseguir realizar tantas tarefas ao mesmo tempo, como jogar, transmitir e ao mesmo tempo ter diversas guias de Internet abertas?

Segundo o website Tech Tudo; as especificações mais importantes que possibilitam um computador ou notebook a realizar uma transmissão são: uma boa conexão à internet; um bom processador, uma boa placa de vídeo e memória RAM de sobra.

Com estes pré-requisitos, é certo que qualquer um pode começar a analisar diferentes jogos e transmitir suas análises; a fim de ganhar espaço dentro deste mercado e futuramente uma possível oportunidade para a profissionalização:

  • Processador I5 ou superior
  • Conexão à Internet de pelo menos 1MB em taxa de upload
  • 8GB de memória RAM disponível no notebook ou computador

Vale lembrar que estes requisitos são os mínimos necessários para conseguir realizar uma stream em seu computador. Logo, quanto mais memória RAM e quanto melhor for seu processador e sua conexão à Internet; melhor tende a ser a transmissão em questão de qualidade de vídeo.

Conclusão

O analista de jogos, atualmente, é um profissional essencial para todo espectador independente do jogo em questão. 

Se por acaso você for um aspirante a analista ou apenas entusiasta; um bom primeiro passo é a realização de um curso sobre o jogo em questão e aquisição de um setup capaz de mostrar para o mundo o quanto você sabe sobre as mecânicas e fundamentos do jogo e o quanto você tem carisma!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário