Home Gamer MyPC Teste do Playstation: PS VR

Teste do Playstation: PS VR

por Paulo Fernandes Maciel
Imsagem Sony PS VR

Pois é, a Sony lançou já em outubro do ano passado o PlayStation VR, dispositivo de realidade virtual que chegou para oferecer uma experiência de jogo envolvente e bem diferente das que estamos habituados.

Imsagem Sony PS VR

Este é um dispositivo bastante simples e intuitivo, necessitando apenas de um console PlayStation 4 e de uma PlayStation Camera para ser utilizado. São várias as produtoras que estão trabalhando neste projeto, com a intenção  de lançar vários jogos para este novo dispositivo. Já temos alguns títulos disponíveis, mas, nos próximos anos, ou melhor, no decorrer já deste teremos algumas adaptações para a realidade virtual.

A diversidade é muita no que toca a estilo de jogos, seja a jogos de futebol, Games de combate, de corridas, etc e este é um dispositivo que dá ao jogador várias possibilidades de jogar e de interagir em diferentes momentos, como se estivesse naquele exato momento vivendo mesmo aquele acontecimento. A sensação é fantástica, mas será que todos conseguirão adaptar-se ao PS VR?

Depois de alguns minutos de experimentação, e  de certeza que se irão adaptar e ficarem  fascinados com todas as funcionalidades que irão ter à  disposição.

A Sony quer levar os jogadores para outro patamar, e o PS VR é a mais recente tecnologia que a Sony tem para oferecer aos jogadores. Terão a possibilidade de o testar em algumas lojas, ou até mesmo antes de o adquirirem. Dado o elevado preço do periférico, estas opções poderão ser algo a ponderar para alguns jogadores. É difícil dar uma opinião sobre o PlayStation VR, e até mesmo dos jogos, apenas através de vídeos ou fotos, pois a experiência é algo difícil de descrever, só mesmo experimentando é que se pode ter uma boa opinião sobre o mesmo.

Para a nossa equipe, a sensação proporcionada pela realidade virtual tem sido fantástica, mas claro que não é para todos os jogadores, devido muitas das vezes ao tipo de jogos disponíveis, pois caso tenham de efetuar mudanças de câmera repentinas com a cabeça poderão não se sentir muito bem.


Irão encontrar os seguintes itens quando adquirirem o PlayStation VR.
Falando do produto que poderão encontrar nas lojas, o PlayStation VR inclui o headset de realidade virtual, os cabos de ligação e caixa de receção dos fios que estabelecem a ligação entre a televisão e o PlayStation 4, headfones para os ouvidos, um disco de oito demos, acesso ao The Playroom VR e, claro, os manuais de instrução.

Convém voltar a lembrar que para usufruírem do PlayStation VR, terão de comprar uma PlayStation Camera, uma vez que o acessório não está incluído.

A PS Camera tem um custo de 59,99 euros. Outros dos acessórios são os comandos PlayStation Move que em alguns jogos serão necessários, ou não, depende da escolha do jogador. Com o DualShock 4 conseguirão jogar na perfeição, embora, caso queriam ter uma experiência de jogo diferente, os PS Move façam toda a diferença. Por exemplo, para pegar em objetos ou até mesmo para disparar em alguns jogos, é muito mais realista simular os movimentos do personagem com os comandos move, em vez de o controlar com o comando tradicional. As funcionalidades que este dispositivo de realidade virtual nos oferece são, sem dúvida fantástica. Convém referir que caso tenham os PS Move da PlayStation 3, poderão usá-los com o PS VR, pois os mesmos são compatíveis.

Em relação ao PS VR, mais concretamente em relação ao próprio headset, este tem um design futurista e confortável, colocando o jogador numa posição perfeita para se emergir na experiência. Para colocarem o dispositivo na cabeça, terão de o ajustar para trás e para a frente para melhor se adaptar à vossa cabeça. Também têm um botão por baixo do “capacete” que vos permite ajustar o vosso ângulo de visão, de modo a que a imagem fique o mais nítida possível.

Quem tem óculos poderá jogar sem qualquer problema no PS VR, não precisando sequer de retirar os óculos para o fazerem. A borracha que o PS VR retira  toda a luz exterior, pelo que quando aproximarem o  olhos do aparelho, apenas irão ver o jogo no  ecrã.

Image Sony Realidade Virtual
É preciso justar da melhor maneira o PlayStation VR com a cabeça. Poderão fazer o ajuste na  frente e atrás.
Em relação à qualidade gráfica, os jogos no PS VR são inferiores às experiências na PlayStation 4 conectada a uma TV dadas as limitações de processamento do dispositivo de realidade virtual.

Os jogos no PS VR serão mais exigentes devido a proporcionarem uma experiência virtual o mais real possível, pelo que por vezes os visuais perdem o deslumbramento que teriam quando jogados na televisão.

A visão que temos do jogo, a 100 graus, no entanto, proporciona um campo de visão fluido ao jogar, mesmo quando temos de olhar em direções diferentes rapidamente. O PS VR faz com que estejamos dentro do jogo e a visão que dispõe em todo o tipo de jogos é fantástica.

Isto tudo é ainda complementado pelo áudio 3D que o PS VR nos oferece e que imerge na perfeição o jogador na experiência, parecendo que está  ouvindo tudo tal como se estivesse mesmo lá. Este é, sem dúvida, um dos pontos fantásticos do aparelho da Sony.

A área de jogo é uma das coisas que também deverão ficar bem atentos, pois  deverão  estar num local bastante livre, sem objetos por perto e em que a PS Camera  consiga detetar facilmente. Se houver algo  obstruindo, não irão conseguir desfrutar na totalidade do PS VR, pois muitas das vezes a PS Camera não irá detetar o “capacete”. Quando não conseguirem centrar o PS VR com a imagem, ou a mesma não estiver ajustada, poderão a qualquer momento calibrá-la, até que sintam a visão de jogo o mais direita possível.

Imagem Sony realidade virtual

Os jogos disponíveis até ao momento são muito variados e cobrem diferentes estilos de jogo:  Games , de aventura, esportes, corridas, etc. Ao adquirirem o pacote do PS VR  receberão também, como já referido, um disco de oito demos que, apesar de serem bastante curtos, são suficientes para formar uma opinião sobre os mesmos, mas de certeza que irão ficar fascinados. Com jogos como PS VR Worlds, RIGS Mechanized Combat League, Until Dawn: Rush of Blood, Driveclub VR, Battlezone, Super Stardust Ultra VR, Here They Lie e Robinson: The Journey, diversão é algo que não  irá faltar caso apostem no dispositivo. Mas mais do que estas variadas experiências de jogo, poderão ainda ver filmes e vídeos, e até vídeos a 360 graus no Youtube, de entre alguns que já estão disponíveis e que mostram a na perfeição a potencialidade da realidade virtual.
Necessitaram de uma PS4, um PS VR, uma PS Camera e de um DualShock 4 para poderem jogar na realidade virtual. Poderão também usar os comandos PS Move em alguns jogos.
Como já referimos, a adaptação a este dispositivo de realidade virtual da Sony irá variar de pessoa para pessoa, mas, após jogarem um pouco irão conseguir adaptar-se sem qualquer dificuldade. O que  poderá provocar mais enjoos é o cenário em movimento ou movimentos repentinos da cabeça do jogador , o que em alguns jogos será necessário acontecer. De uma forma geral, existem bastante jogos para todo o tipo de gosto e com certeza que irão encontrar algum do seu agrado, nem que seja um jogo lançado para a PS4 com adaptação para o PS VR.

E agora, estão indecisos em comprar um PS VR? Se tiverem disponibilidade financeira e gostam de realidade virtual, esta é um compra obrigatória se querem testar esta grande novidade, um dispositivo bastante simples com o qual qualquer jogador se pode divertir imensamente.

Imagem Sony realidade virtual

Opinião final:

Para quem quer dar um passo para a realidade virtual, a Sony lançou já em outubro o PS VR, em que nos mostra na perfeição como é possível os jogos tornarem-se ainda mais realistas e imersivos. De entre os mais variados títulos irão encontrar jogos para todo o tipo de gostos. O PS VR é um periférico simples e intuitivo, mas, como já referimos poderá causar sensação de enjoos ou náuseas, dependendo da pessoa. Aconselhamos a testarem o PS VR num evento ou numa loja para poderem experimentar vocês mesmos este dispositivo e assim perceberem se é o seu caso. Para a nossa equipe foi uma sensação fantástica, tanto que agora ficamos a aguardando por novos títulos para a realidade virtual.

Do que gostamos:

Dispositivo bastante simples e intuitivo;
Bom dispositivo para a realidade virtual;
Variedade nos jogos quer seja com uso do DualShock 4 como também dos comandos PS Move.
Do que não gostamos:

Preço muito elevado;
Poderá causar enjoos ou náuseas, mas difere de pessoa para pessoa;
Se não tiverem uma boa área de jogo, por vezes o PS VR e os PS Move (caso utilizem) não são detetáveis.

Fonte: http://portugalgamers.pt

Você também pode gostar

Deixe um Comentário