Home Games Among Us: o jogo da moda para interagir com amigos durante a quarentena

Among Us: o jogo da moda para interagir com amigos durante a quarentena

por Paulo Fernandes Maciel

No último trimestre, o jogo Among Us já conquistou a marca de 100 milhões de downloads para dispositivos móveis

O Multiplayer tão falado “Among Us” ganhou uma imensa repercussão no cenário do isolamento social, sobretudo no Brasil.

O ano de 2020 tem sido desafiador não apenas pelo contexto do COVID-19, mas também pelos recentes ataques ao meio-ambiente, incêndios e a conjuntura política conturbada em boa parte dos países do mundo.

No Brasil, em um enfoque da pandemia do novo coronavírus; que criou um cenário de isolamento social praticamente nunca antes visto pelos brasileiros.

E ainda uma série de novas atividades foram repensadas para manter uma distância segura entre as pessoas.

Entre as novas alternativas para manter o contato com amigos e parentes estão as ligações por vídeo (videochamadas), salas de bate-papo e novas formas de lazer online em grupo.

Uma das que ficou bastante popular no Brasil ao longo da pandemia foram os jogos multiplayers online.

E foi daí que o tão falado “Among Us” ganhou uma imensa repercussão no cenário do isolamento social, sobretudo no Brasil. O jogo multiplayer, capaz de reunir até dez pessoas e que foi repensado para jogar por meio de chamadas por áudio, já conquistou milhões de novos jogadores de todas as idades.

Por que o Among Us ficou tão popular?

Apesar de ficar bastante famoso no Brasil durante a pandemia, a verdade é que o jogo não foi criado em 2020.

A desenvolvedora de videogame Inner Sloth o criou em 2018, mas a repercussão não foi tão boa quanto o esperado pela empresa;

Mesmo ainda que tivesse atingido um público-alvo específico na época, principalmente por ser gratuito para dispositivos móveis e ter um preço acessível para desktop.

Neste ano, o Among Us ganhou bastante popularidade após uma transmissão ao vivo do streamer Chance Morris – conhecido na internet como Sodapoppin –, no qual mostrava uma partida comum do jogo com amigos, mas com uma pequena modificação:

Ao invés de utilizar o próprio chat previsto pelos criadores, Chance usava um programa de chamadas de áudio para realizar as discussões propostas pelo jogo, o que o deixava ainda mais divertido e um pouco mais difícil.

A transmissão foi feita pela Twitch e conquistou milhares de views.

Com essa nova possibilidade, o Among Us teve um aumento expressivo de novos jogadores.

E, para usar o áudio e conversar com os outros integrantes, a principal ferramenta usada foi o Discord – um aplicativo de voz gratuito que foi criado e projetado principalmente para comunidades de jogos.

De julho a setembro de 2020, o jogo já conquistou mais de 100 milhões de downloads em dispositivos móveis com Android ou iOS e mais 3,8 milhões de jogadores ativos, de acordo com a Inner Sloth.

Além disso, há mais de 286 mil reviews acumulados em distribuidoras de jogos onlines para computadores e notebooks, como a Steam.

Como funciona?

Among Us é um jogo interativo multiplayer que pode ser jogado com um mínimo de quatro jogadores e um máximo de dez pessoas.

O plot da história gira em torno de uma nave espacial e seus tripulantes, que devem completar tarefas em silêncio para dar partida a uma missão espacial.

No entanto, entre os tripulantes há impostores (no máximo, três), e o objetivo deles é sabotar as tarefas e aniquilar a tripulação.

Ou seja, a missão dos impostores é matar todos os tripulantes para vencer o jogo.

A interação é onde está a pegada

A grande graça do jogo, entretanto, está justamente na discussão. Isso porque, assim que alguém é encontrado morto, é possível reportar o corpo.

E, a partir desse momento, é aberto um chat para discussão, normalmente com um tempo-limite definido pelo host (a pessoa responsável por dar partida ao jogo e ajustar as configurações dele).

Nessa etapa, os jogadores devem conversar e discutir quem é o suspeito pela morte do tripulante, que permanece no jogo como um fantasma, pode acompanhar os outros tripulantes e continuar as tarefas.

A mudança

A modificação e o sucesso do Among Us aconteceu exatamente nessa fase:

Ao invés de usar o chat previsto pelo próprio jogo, que funciona por texto, os jogadores utilizam o Discord, para manter a discussão ativa em áudio.

Ao chegar a uma conclusão, os jogadores podem votar em qual dos tripulantes acreditam que seja o suspeito e, se a quantidade de votos for a maioria, o suspeito é ejetado da nave (seja ele o impostor ou não).

Se o suspeito de fato for o impostor, então a vitória é dos tripulantes.

Outra forma dos inocentes ganharem, além de tentarem descobrir quem é o impostor e ejetá-lo da nave, é cumprir todas as tarefas previstas pelo jogo, que variam entre consertar fios, jogar o lixo para fora, entre outras.

Para os impostores, é necessário continuar na partida o máximo de tempo possível sem ser ejetado, na tentativa de enganar os outros tripulantes e se provar inocente.

O objetivo principal deles é matar toda a tripulação sem que sejam vistos, para que não levantem suspeitas.

Para se passar por tripulantes e enganar os outros jogadores, os impostores podem fingir realizar as tarefas.

Outras habilidades adquiridas pelos impostores são as sabotagens dentro da nave, utilizadas para distrair os tripulantes de suas tarefas.

Algumas dessas sabotagens precisam ser consertadas em 60 segundos, ou os tripulantes também perdem o jogo.

Além das sabotagens, os impostores também têm acesso ao controle das portas da nave e um deslocamento facilitado e rápido por dentro das tubulações, que não podem ser acessadas pelos tripulantes comuns.

Onde adquirir?

O jogo é gratuito para dispositivos móveis e pode ser adquirido na Play Store e na Apple Store.

Para jogar em desktops, também pode ser adquirido em distribuidoras de jogos online para computadores e notebooks, em versão paga, na loja Steam.

Para as versões não gratuitas, há opções de vestuário e outros acessórios indisponíveis na versão gratuita.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário