Home Games A presença do Cyberpunk nos jogos

A presença do Cyberpunk nos jogos

por Paulo Fernandes Maciel

É visível a presença do Cyberpunk nos jogos

O cyberpunk é um gênero da ficção científica futurística, tendo como característica a baixa qualidade de vida e grandes tecnologias desenvolvidas.  Este termo foi utilizado por um escritor no ano de 1983, com a união do cibernético e do punk, formando o termo Cyberpunk onde foi adotado por outros escritores e que logo se popularizou, servindo de inspiração para a criação de filmes e diversos jogos, inclusive sendo tema para as máquinas caça-níqueis online, contendo o acúmulo de prêmios chamado de jackpot, o que desperta ainda mais o interesse dos jogadores que buscam essa temática.

Caixa com o game Cyberpunk 2077

Possuindo grandes tecnologias que representam o avanço da ciência, mas com a caótica baixa qualidade de vida, é o contraste que destaca o subgênero da ficção científica. Sendo um termo que também é utilizado como um estilo, onde mescla o punk rock e músicas eletrônicas, sendo caracterizados por sua moda futurista.

O termo é utilizado para a criação de diversas versões, uma das mais conhecidas é a que possui um ambiente urbano obscuro, dominado pela alta tecnologia e por grandes empresas que se tornaram os centros de poder. E os Cyberpunks surgiram a partir do descontentamento desse poder totalitário, onde são representados como pessoas que não seguem os padrões da sociedade, apelidados como ‘rebeldes’, que utilizam o seu conhecimento para realizar protestos contra todo o sistema estabelecido.

Séries

Diversas literaturas foram criadas com características do Cyberpunk, sendo a obra romântica Neuromancer uma das mais populares, produzida pelo escritor William Gibson. Ela retrata o romance vivido por um ex-hacker que está em busca da cura de um dano causado por seus patrões, e em sua jornada, se cruza com diversos personagens que possuem um passado sombrio.

Toda essa temática futurística também serviu de inspiração para a criação de jogos que foram desenvolvidos com características marcantes do Cyberpunks.  A maioria dos jogos que seguem esse conceito possui um ambiente urbano obscuro e perverso, com grandes tecnologias e personagens com características fora do padrão comum, sendo excluídos da sociedade e utilizando sua inteligência e tecnologia para atacar os grandes sistemas.

Um dos jogos que se tornou popular é o Cyberpunk 2013, um RPG lançado em 1988, mas que foi ambientado no ano de 2013, fazendo grande sucesso e ganhando novas versões. O ambiente do jogo se passa nos Estados Unidos, baseando-se na obra de William Gibson, onde as grandes corporações possuem o poder político de todo o país. Contendo personagens com profissões distintas e características específicas. Tratando-se de um jogo de estratégia e tática para sobrevivência nesse mundo caótico.

Não parando só nos jogos de RPG, os cassinos onlines também desenvolveram máquinas caça-níqueis com a temática Cyberpunk, contendo músicas que caracterizam esse conceito, gráficos ambientados ao caos gerado pelo avanço tecnológico e personagens rebeldes com características marcantes. 

Futuro Dark visível no Cyberpunk

O Cyberpunk representa a ideia de um futuro apocalíptico dominado pela tecnologia e grandes empresas, onde os “rebeldes” são a esperança da mudança desse sistema que prejudica aos menos favorecidos. Transformando os esquecidos pela sociedade em grandes heróis.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações