As vendas de tablets (computadores em formato de prancheta) já superaram a de netbooks no segundo trimestre deste ano. Foram comercializados 13,6 milhões de tablets entre abril e junho, volume que é mais do que o dobro dos 6,4 milhões de netbooks vendidos no período, apontou pesquisa da ABI Research.
No primeiro trimestre, a comercialização de netbooks ficou em 8,4 milhões de aparelhos, volume superior ao de tablets, cujas vendas totalizaram 6,4 milhões entre janeiro e março. Assim, enquanto a venda de tablets mais do que dobrou, a de netbooks recuou 23,8% na comparação do segundo com o primeiro trimestre. “Esta é uma tendência que não esperamos que vá se reverter”, disse Jeff Orr, diretor do grupo.
A expectativa da ABI Research é de que em todo este ano sejam vendidos 60 milhões de tablets e apenas 32 milhões de netbooks.
Quem também tem notado uma modificação do perfil do consumidor são fabricantes de televisores de países ricos. De acordo com dados da DisplaySearch, países como Estados Unidos, Japão e alguns países da Europa estão comprando menos televisores.
A diminuição do consumo destes aparelhos é reflexo da crise mundial. “A demanda na Europa e na América do Norte ficou bem abaixo do esperado”, comentou Paul Gagnon, diretor da DisplaySearch. “Os problemas econômicos estão deixando os consumidores mais cautelosos. Os países emergentes continuam crescendo, mas não a ponto de compensar essas perdas.”