687
A Amazon lançou ontem o tablet Kindle Fire, o mais recente – e possivelmente o maior – desafio ao domínio do iPad da Apple no setor. O preço do Kindle Fire será de US$ 199, informou a companhia. As ações da Amazon subiam 3,74% em Nova York às 12h08 (de Brasília).
A empresa divulgou também uma nova linha de leitores eletrônicos Kindle. A principal novidade, porém, é o novo tablet. O Kindle Fire opera a partir do software Android, do Google, tem tela de 7 polegadas (o equivalente a 17,78 centímetros) e pode acessar a loja de aplicativos da Amazon – baixando filmes e programas de televisão.
O Kindle Fire será comercializado a partir de 15 de novembro, mas as encomendas já podiam ser realizadas a partir de ontem, segundo informou o CEO da companhia, Jeff Bezos.
“Isso certamente cria um competidor para o iPad”, disse o analista do setor Ken Sena. As versões do iPad já venderam 29 milhões de dispositivos, e a Apple possui atualmente dois terços desse mercado.
A Amazon apresentou também um e-reader touch-screen chamado Kindle Touch. O dispositivo, que é preto e branco e não possui um teclado encontrado em versões anteriores do Kindle, sairá por US$ 99 a versão com Wi-Fi e a US$ 149 a com conexão 3G. Os dois equipamentos começam a ser vendidos em 21 de novembro. “Nós vamos vender milhões”, apostou Bezos. Ele também apresentou um Kindle que não dispõe de touch-screen e que será vendido por US$79. Ele começou a ser comercializado ontem.
O tablet da Amazon é apontado como beneficiado pelas várias parcerias da empresa com provedores de conteúdo, incluindo filmes, emissoras de TV e editoras de livros.
Concorrência – O Kindle Fire chega ao mercado para concorrer com o iPad 2, da Apple. Não se trata de tarefa fácil. Quando o iPad foi lançado, em abril do ano passado, a Apple vendeu 3 milhões de unidades em 80 dias e 14,8 milhões ao longo de 2010. É hoje o tablet mais vendido no mercado.
O anúncio do tablet da Amazon chega semanas depois de o todo-poderoso da Apple, Steve Jobs, ter anunciado sua saída, trazendo um pouco de incerteza ao mercado.
A maior vantagem do Kindle Fire talvez seja o preço – afinal, seus US$ 199 são bem inferiores do que o seu rival, o iPad 2, que custa US$ 499 na versão com 16 GB.
Mas há também pontos negativos na comparação. O Kindle Fire só terá tecnologia Wi-Fi e não 3G, opção oferecida pelo iPad 2. Além disso, o aparelho não possui câmera ou microfone embutidos. O iPad 2 tem câmera, mas de menos de 1 megapixel.
http://www.youtube.com/watch?v=jUtmOApIslE&feature=player_embedded