Desde que deixou de lançar smartphones com a Ericsson, a Sony apostou de forma agressiva no mercado Android, tendo essa aposta culminado com o lançamento do ambicioso Xperia Z, no início do ano. Agora, alguns meses após o seu lançamento, a Sony aproveitou a IFA 2013 para anunciar o seu sucessor, o Xperia Z1.
O Xperia Z1 segue claramente a linha do seu antecessor, apresentando um design bastante semelhante e apostando em vários pontos fortes que já existiam no Xperia Z. O visor mantém-se de 5″ e com resolução Full-HD, mas é um visor Triluminos, que permite mais brilho, com tecnologia X-Display, à semelhança do Xperia Z Ultra.
O design, muito elogiado pela crítica, mantém-se semelhante ao do Xperia Z, estando também presente a certificação IP55 e IP58, que garante resistência à agua. Mantendo os mesmos 2GB de RAM, com 16GB de armazenamento e slot para micro-SD, o Xperia Z1 suporta redes LTE e possui uma bateria de 3000mAH.
Segundo dados e os pontos marcantes anunciados, os grandes upgrades são: o novo processador e o novo sensor da câmara.
O SOC usado pelo Xperia Z1 é o novo Snapdragon 800 da Qualcomm, com um processador com quatro núcleos Krayt 400 a 2.2GHz e um GPU Adreno 330, que lhe garante um desempenho ao nível do que melhor há no mundo dos smartphones. O Xperia Z1 usa o novo sensor Exmos RS de 20.7MP, com abertura de lente F2.0 e angular de 27mm, e vem equipado com um processador de imagem BIONZ.
O Xperia Z1 é também compatível com uma série de acessórios que a Sony introduziu recentemente, como o SmartWatch 2, o SmartPhone Tripod ou as novas lentes para dispositivos móveis QX10 e QX100. O Xperia Z1 vem equipado com a versão 4.2.2 do Android e deverá estar disponível ainda no mês de Setembro.
Infelizmente no fechamento deste release não foi passado data de disponibilidade no mercado brasileiro e seu valor sugerido.