Home Gadget Smartphones necessitam de mais poder do que o proporcionado por um só núcleo

Smartphones necessitam de mais poder do que o proporcionado por um só núcleo

por Agência Canal Veiculação

Um smartphone com um chip de um só núcleo é uma viagem ao passado. “Atualmente um telefone single core não permite realizar muitas das tarefas mínimas de um smartphone básico, o que pode gerar grande frustração ao consumidor”, afirma Hugo Simg, gerente sênior de Mercado e Vendas da MediaTek para a América Latina.

Normalmente, as pessoas preferem um dispositivo de um núcleo para poupar dinheiro, mas atualmente é possível encontrar smartphones de dois núcleos pelo preço de um. Portanto é preciso fazer uma compra inteligente.

Os telefones de um núcleo não têm o poder para ser eficientes devido à grande quantidade de serviços e multiprocessamento que os smartphones foram adquirindo com o passar dos anos, inclusive os operadores e aplicativos têm ampliado sua potência significativamente.

Os poucos aplicativos existentes em 2005 – quando um celular com um chip de um só núcleo atendia às necessidades dos usuários – eram simples e não requeriam tantos recursos como os de hoje, que operam vídeo, imagens, texto, dados e até GPS ao mesmo tempo, de acordo com Simg.

Recomendações para o processador

Hoje, um telefone deveria ter, no mínimo, dois núcleos e permitir atualizar o sistema operacional de acordo com a última versão do Android disponível. Os processadores com um núcleo tendem a reduzir a velocidade de processamento e a aquecer muito rapidamente, devido aos aplicativos e o sistema operacional exigirem a administração de muitos processos ao mesmo tempo, o que gera carga demasiada.

Com um processador de quatro núcleos é possível garantir que o smartphone Android possa funcionar como deve, os aplicativos tenham “espaço” para rodar e todos os recursos do celular possam ser aproveitados da forma como foram projetados.

É importante notar também que o Android, por ser um sistema operacional multitarefa, tem as suas versões mais recentes produzidas para tirar o máximo proveito de um processador com vários núcleos. Além disso, um processador de vários núcleos pode ser mais facilmente atualizável para a versão Lollipop, dependendo do seu modelo.

Com um smartphone de um só núcleo é mais difícil executar dois aplicativos ao mesmo tempo. Por exemplo, ao utilizar o WhatsApp, será preciso ajustá-lo para receber mensagens sempre que se abrir o aplicativo, em vez das mensagens chegarem a qualquer momento, enquanto o aplicativo estiver sendo executado em segundo plano.

Em um processador com vários núcleos, se um aplicativo é executado em um núcleo e o usuário abrir outro aplicativo, este último será executado no segundo núcleo, uma vez que o primeiro não pode se encarregar deste. Isto permite distribuir as tarefas em vários processadores, evita que superaqueçam e que tenham que ser desligados para evitar danos. Esta tecnologia de distribuição de carga de trabalho da MediaTek é chamada de CorePilot®.

Um processador com quatro núcleos permite um movimento suave da tela ao navegar numa página web, por exemplo. Um processador com um só núcleo fará com que a tela “brinque” e chegue a ficar travada de vez em quando. Nos jogos ou outros aplicativos que realizam mais cálculos, é impossível obter uma boa experiência se houver um poder de processamento de dois núcleos ou mais.

“Se o que se quer é um smartphone que só pode fazer uma única coisa de cada vez, um processador com um único núcleo é a melhor opção (produto da década anterior). Se o que interessa aos usuários é receber mensagens, enviar fotos, ter abertos vários aplicativos ao mesmo tempo e falar por telefone, então se necessita (no mínimo) de um processador com quatro núcleos que permita tirar proveito do investimento feito”, acrescenta Simg.

O mais recomendável é medir o desempenho do dispositivo antes de comprá-lo, como por exemplo, baixar gratuitamente o aplicativo Antutu, que fornece uma avaliação, na qual uma maior pontuação equivale a um melhor desempenho. Um processador de um só núcleo obtém uma classificação abaixo de 8.500 pontos, um processador de dois núcleos na faixa de 16.000 e com quatro núcleos alcança 20.500 pontos.

Cada usuário escolhe qual opção é a melhor para seu estilo de vida e suas necessidades de comunicação.

 

Sobre a MediaTek Inc.

 

A MediaTek é uma empresa pioneira de semicondutores e líder de mercado em chipset de ponta para comunicação sem fio e conectividade, HDTV, DVD e Blu-ray. A MediaTek criou a primeira plataforma True 8 Core™ (oito núcleos) de smartphone do mundo com LTE e a tecnologia CorePilot®, liberando todo o potencial dos processadores móveis multinúcleos. Por meio do MediaTek Labs, a empresa está criando um ecossistema em todo o mundo em apoio à criação de dispositivos, desenvolvimento de aplicativos e serviços baseados nas ofertas da MediaTek. Com ênfase no acesso das massas à tecnologia, todos podem ser um Everyday Genius®. A MediaTek [TSE: 2454] está sediada em Taiwan e tem escritórios em todo o mundo.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações