A Samsung lançou o KNOX, uma solução baseada em Android que divide o sistema operacional em dois ambientes distintos, um para o trabalho e outro para a vida pessoal. O intuito é trazer mais segurança para quem usa smartphones para assuntos corporativos. Com a ferramenta, o usuário pode acessar e controlar remotamente conteúdos relacionados a trabalho, sem acessar a área pessoal. O recurso dá mais privacidade aos profissionais e aumenta a segurança dos dados da companhia.
O KNOX é compatível com estruturas corporativas comuns, tais como :
- MDM (gerenciamento de dispositivos móveis),
- VPN (rede privada virtual) e
- Active Diretory
A ferramenta pode ser acessada pelo ícone localizado na tela inicial. Dentro do ambiente seguro o usuário tem acesso a aplicações corporativas, incluindo e-mail, browser, contatos, calendários, ferramentas colaborativas, CRM e aplicativos de business intelligence.
As empresas também podem criar e gerenciar um container seguro como qualquer outro ativo de TI usando uma solução de MDM, evitando assim o vazamento de dados, que ocorre quando um usuário envia informações sensíveis para fora da rede corporativa por meio de uma conta pessoal de e-mail, rede social ou sistema de armazenamento em nuvem pública.
O processo de monitoramento de TI acontece sem que a empresa precise de acesso aos dados pessoais do funcionário. Por exemplo, fotos tiradas da câmera dentro do ambiente seguro não poderão ser vistas a partir da Galeria particular, e vice-versa.
O KNOX usa o sistema de melhorias de segurança do Android (SE Android) para impor políticas de controle de acesso obrigatório para isolar aplicativos e dados da plataforma. A separação é criptografada com o algorítimo AES (Advanced Encryption Standard).
A invenção também faz uso do Boot Seguro e de uma tecnologia exclusiva da Samsung baseada em Trustzone.