Home Gadget Prefeitura lança aplicativo para controle de diabetes

Prefeitura lança aplicativo para controle de diabetes

por Agência Canal Veiculação

Com uma população de mais de 950 mil habitantes e área territorial dividida em urbana e rural, o município de Campinas (SP) entrou para o circuito de cidades inteligentes brasileiras ao elaborar o Programa Integrado de Cidades Inteligentes, que integra sistemas de serviços essenciais à população com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Dentre os projetos desenvolvidos no programa, uma das novidades deste semestre será a disponibilização do aplicativo “GlicOnline” para os moradores que possuem Diabetes tipo 1 e 2.

“O aplicativo já existe no mercado há algum tempo, mas ainda está em fase de implantação e testes com os profissionais da área de saúde da cidade para que possam indicar à população. O objetivo é que todos os pacientes de diabetes, que façam tratamento no Hospital Mário Gatti, utilizem esse recurso para que médicos e nutricionistas acompanhem constantemente, e mais de perto, a evolução de cada paciente e o controle das taxas de glicemia”, explica a diretora de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campinas, Mariana Savedra.

Desenvolvido por uma startup da própria cidade, o aplicativo possui uma área dedicada ao cadastro de medicamentos utilizados, o valor da medição de glicemia, realizada pelo paciente diariamente, e qual será sua próxima refeição. Com todos estes dados, o aplicativo calcula o índice de carboidratos ingeridos e aponta a dose adequada de insulina que deverá ser ministrada. Todos os dados ficam registrados para que o médico ou nutricionista que acompanha o usuário possa consultar o andamento e fazer eventuais interferências se necessárias. Assim que finalizada a fase de testes, o aplicativo poderá ser baixado gratuitamente em smartphones com sistema Android.

Buscas Medicamentos Campinas – Além do GlicOnline, a prefeitura de Campinas possui outro aplicativo voltado à área da saúde. O “Buscas Medicamentos Campinas” permite consultar a disponibilidade de medicamentos nos centros de saúde da cidade.

“A intenção é otimizar o tempo dos cidadãos na busca por medicamentos. Implantamos este aplicativo recentemente e, por ser muito prático, temos uma boa adesão da população”, ressalta a diretora.

Projetos Inteligentes – Outros investimentos em projetos do Programa Integrado de Cidades Inteligentes estão sendo realizados para a otimização de sistemas no município, que se intitula como território inteligente, uma vez que possui extensão territorial urbana e rural. “Não trabalhamos só com o conceito de cidade inteligente porque 50% da área territorial é rural”, explica Mariana.

A diretora enfatiza que o município tem o auxílio de grupos especiais de trabalho que monitoram e discutem tecnologias para implantar melhorias nos serviços públicos e internos da cidade. “No Paço Municipal, por exemplo, estamos com um projeto de eficiência energética, com a instalação de paineis fotovoltáicos para a geração de energia. Na área rural, possuímos cerca de 1.200 propriedades, sendo que 400 já passaram pelo processo de georeferenciamento e cadastramento para que serviços hospitalares e de policiamento possam chegar rapidamente ao campo. Ainda faltam cadastrar 800 propriedades para a conclusão do trabalho”.

Os projetos implantados e as futuras ações de integração de sistemas em Campinas serão apresentados durante a primeira edição do Connected Smart Cities, evento voltado às cidades inteligentes brasileiras, nos dias 03 a 05 de agosto, em São Paulo (SP). Mais informações podem ser conferidas no site oficial do evento http://www.connectedsmartcities.com.br/

Sobre o Connected Smart Cities http://www.connectedsmartcities.com.br/

Em sua primeira edição, o Connected Smart Cities irá reunir empresas, entidades e governos para promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias para que as cidades brasileiras possam tornar-se mais inteligentes, conectadas e subam um degrau na escala de desenvolvimento na próxima década, aproximando-se dos índices das cidades inteligentes modelos do mundo. Paralelamente ao Fórum de discussões e à area expositora, será entregue o Prêmio Connected Smart Cities e divulgado o inédito Ranking Connected Smart Cities das cidades com maiores potenciais de desenvolvimento. O evento, organizado pela Sator, acontecerá de 03 a 05 de agosto, no Centro de Eventos Pr o Magno, em São Paulo, e tem como aliados estratégicos a Demarest, Urban Systems, o Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e Neurônio – Ativação de Negócios e Causas, além do apoio de mais de 30 organizações de diversos setores atuantes nos segmentos do evento.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações