Segundo um informe publicitário divulgado recentemente, a Adobe Systems Incorporated anunciou as conclusões da primeira edição do seu relatório Adobe Digital Marketing Insights, criado para fornecer informação crítica sobre marketing digital a executivos da área de marketing, comércio eletrônico e canais de mídia em geral.
Segundo revelações do estudo que avaliou o impacto dos dispositivos utilizados pelos consumidores nos seus comportamentos de compra em páginas Web, ou seja, diretamente no comércio eletrônico.
Neste estudo, um dos mais interssantes e abrangentes do seu tipo, a Adobe analisou 16,2 mil milhões de visitas anônimas aos sites de mais de 150 varejistas norte-americanos. Sendo que os resultados apontaram que durante o período de férias de 2011, e ao longo do ano, os visitantes que utilizaram tablets gastaram mais por cada compra do que aqueles que utilizaram smartphones, computadores e portáteis tradicionais.
Isto sugere que os visitantes com tablets foram os mais valiosos clientes de 2011 para o comércio eletrônico.
Outras conclusões do relatório abordam:
- que os usuários de tablets gastam, por cada compra, 54 por cento mais do que visitantes com smartphones, e 21 por cento mais do que os visitantes com computadores e portáteis.
- Um usuário de tablet tem tantas probabilidades de comprar bens e serviços online como qualquer outro que utiliza computadores ou portáteis, e três vezes mais probabilidades de o fazer do que um usuário de smartphones.
“A Adobe defende há muito tempo a necessidade de dos sites de comércio online estarem otimizados para os visitantes em mobilidade, e os resultados deste estudo indicam que os dispositivos Tablet tornaram-se num novo e fundamental canal de vendas, para o qual os canais devem ter resposta imediata”, afirma Brad Rencher, vice-presidente senior e diretor-geral de Digital Marketing Business da Adobe.
“Este estudo revela a importância da otimização da estratégia de comércio eletrônico de 2012 para usuários de tablets, evitando o risco de prestar um serviço incompleto a um segmento de consumidores muito lucrativo e que cresce rapidamente.”
Otimizar sites da Web para dispositivos móveis, como smartphones, é cada vez mais comum. No entanto, com a emergência dos tablets iPad e Android as empresas enfrentam exigências adicionais de otimização para mobilidade, com o objetivo de proporcionar experiências de compras online. Se os comerciantes tratarem as estratégias de otimização para smartphones e tablets da mesma forma, podem não conseguir tirar partido do potencial dos consumidores de tablets, que, de acordo com o estudo, convertem-se com três vezes mais frequência do que os visitantes de smartphones.
Mas por que gastam mais os usuários de tablets?
O estudo da Adobe sugere que as faixas etárias dos usuários de tablets, assim como a flexibilidade geral da experiência de utilização de um tablet, contribuem, para uma maior rentabilidade da parte destes dentro do comércio online. Os usuários de tablet são, em termos gerais, do sexo masculino, entre os 18 e os 34 anos, de idade, e tendem a ser mais afluentes do que outros clientes de comércio online.
Os níveis salariais mais elevados dos usuários de tablet apenas explica uma parte deste fenômeno. Os ‘consumidores’ que utilizam tablet apresentam taxas de utilização mais elevadas durante o fim-de-semana, quando há mais tempo disponível para fazer compras online.
Tradução e redação do Original: The Impact of Tablet Visitors
Via: Agência News Tecno